segunda-feira, 6 de março de 2017

Tiatira - Flertando com Jezabel

E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 2:18-29

Tiatira foi uma cidade muito próspera em suas atividades, em especial no que diz respeito a indústria têxtil, fabricavam roupas, vendiam tecidos, tinturas, etc. Não só isso, estava posicionada na estrada que ligava a Ásia a Europa, sendo um ponto de constantes paradas, também era estrategicamente segura, uma guarnição era instalada lá. Entre as sete igrejas da Ásia era a menor e teoricamente menos importante. A cidade era repleta de confrarias, ou sindicatos, para se conseguir bons acordos comerciais, clientes e contatos, era necessário se filiar a uma dessas confrarias, até então não há problemas em se associar a esse tipo de sindicato, até porque todo cristão tem sua vida além do templo, a questão fundamental é que para ser comerciante em Tiatira era praticamente obrigatório entrar em uma dessas confrarias, não apenas isso, era necessário ser conivente e participante dos atos daqueles que frequentavam tais reuniões, se os atos fossem apenas de glutonaria e bebedices era plenamente possível ir até lá sem se contaminar, mas a questão fundamental por traz dessas reuniões era a obrigatoriedade de comer alimentos sacrificados aos ídolos  com a consciência pagã de que aquele ato era um culto ou uma energização e também as constantes e promíscuas orgias que lá ocorriam. Já não havia mais pudor, as reuniões eram repletas de bebidas e cultos diversos aos mais variados seguimentos de entidades espirituais, a ordem era aproveitar e se algum comerciante se recusasse a participar de tais atos, era então excluído e não poderia continuar o comercio na cidade.
Atualmente o nome da cidade é Akhisar, a igreja dos tempos bíblicos já não existe, apenas algumas ruinas, o nome Akhisar significa castelo branco.
Era uma cidade politeísta, tinha como deuses : Apolo, Artemis (Diana dos Efésios), Sibila, por seus deuses serem em sua maioria “mulheres”, a influência feminina era grande na cidade, de forma que o espaço para “Jezabel” já era justificado na cultura e contexto social de Tiatira.
A única outra menção da cidade é sobre Lídia, que vendia púrpura e era de Tiatira, ela foi a primeira alma que Paulo ganhou em terras Europeias.

Os impasses entre o certo e o conveniente.

O povo se via numa situação em que havia apenas dois caminhos, ou optavam por seguir a pressão externa e aderir as práticas das confrarias, ou correriam o risco de não prosperar, não ter reputação e dinheiro, porém ser aprovado por Deus. De fato era algo que precisavam responder a si mesmos, lembro de um dia em que ao reencontrar um velho amigo, conversávamos sobre meu trabalho atual, na ocasião uma tesouraria de um colégio, ao citar as pressões que passava e algumas práticas erradas da escola, o meu amigo então ao perceber a pressão que estava suportando e o meu esforço em ser correto disse:
“Lucas, eu entendo e acho muito bacana sua visão com relação a igreja e ao cristianismo, porém ao entrar na escola, esqueça um pouco esse lado e siga as ordens, mesmo que sejam erradas”.
No momento que ouvi a frase, não relutei tampouco pensei muito sobre aquilo, logo outros assuntos se seguiram e dias depois meditei nessa afirmação.
Dualismos

De fato, se considerarmos o conceito dualista, há dois mundos distintos, o natural e o espiritual, o Senhor Jesus é o soberano sobre o espiritual, mas quanto ao mundo e as coisas materiais o senhor é o adversário, essa visão em partes é boa, mas em partes. C.S. Lewis disse uma certa vez que essa visão é a mais próxima possível do cristianismo, porém tem suas diferenças que mudam conceitos básicos.
O Cristianismo entende que Cristo é Senhor de tudo, ele é a cabeça de toda autoridade conforme Colossenses, porém os dualistas acreditam que Cristo é o Senhor da igreja, o mundo jaz no maligno, o dualismo nos leva a entender que o trabalho “secular” é para homens, para satisfação do ego, isso gera a necessidade de  exercer algo na igreja, afim de aliviar um pouco a culpa por estar “amassando barro para faraó”. Deus em sua palavra nos diz que devemos respeitar os nossos patrões como lhe respeitamos. Tendo isso em vista, devemos entender que em qualquer lugar e em tudo que eu fizer, há um só Deus, um só Senhor, que é soberano sobre tudo e todos.  O Dualismo faz com que o povo viva um ateísmo prático, no domingo louvamos a Deus, nos vestimos com roupas de “crente”, usamos nosso linguajar bem particular “vaso”, “varão”, “mistério”, “terra seca” e por ai vai, porém durante a semana,por acreditar que há um outro senhor em seu trabalho, vivemos um ateísmo prático, nas pequenas decisões da vida não damos a primazia a Deus e o fato é que isso está levando muitos a viver uma vida dupla.
Não faria sentido eu viver a corrupção durante  a semana e no sábado e domingo criar meu discurso moralista, um dos piores resultados do dualismo na igreja é que acabamos secularizando muitas coisas, criamos uma subcultura que nos permite fazer as mesmas coisas que o “mundo” faz, porém de forma gospel. Dessa forma há hoje em dia “balada gospel”, “hospital para crente”, “roupa de crente”, etc. Somos uma subcultura que nos limitou a ser sal no saleiro e a falta de contato com a matéria nos torna inútil, insípido, ao ponto de nos restar uma única alternativa: Jogar fora! O mundo está perguntando, Qual a utilidade da igreja? Pra quem eles existem? Pra quê?
Tiatira provavelmente viveu inicialmente um dualismo, até então seus membros vivam uma vida piedosa na igreja, porém ao sair de lá vivam as pressões externas de ter que se filiar a uma das confrarias, agora deveriam optar: Ser fiéis ou ser bem visto? Ser agradável ou ser sincero?
Tratando-se de seus negócios, eles entendiam que poderiam transgredir, participar das orgias, alimentar-se do que era sacrificado a ídolos, tomando para si o sentido idólatra disso e não obstante a isso dizer: “Sou cristão, de Tiatira”.

As posturas frente ao gosticismo
Percebam que nas outra cartas o Senhor já havia dado um alerta sobre esses falsos ensinos, porém há três posturas:
Éfeso:
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Apocalipse 2:6
 Pérgamo:
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Apocalipse 2:15
Tiatira:
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
Apocalipse 2:20

A primeira postura é de aborrecimento ao mal, a segunda é de tolerância, na terceira o mal já é incitado na igreja.
Devemos nos esforçar nesse sentido a ser como Éfeso foi, logo no início demonstrar bem seus princípios e lutar por eles, pois, do contrário alguns vão praticar tais obras negativas, com o passar o tempo a prática se torna mais comum e já não é mais possível mudar isso, até que chegamos ao terceiro ponto: O errado torna-se o certo e é até ensinado assim.
A sociedade contemporânea nos incita ao mal, há igrejas hoje em dia que ainda conseguem separar o que é costume e o que é mandamento bíblico, a essas o Senhor diz: “Isso tenho ao teu favor”.
Há aquelas que tapam os olhos, e fingem que nada de errado está acontecendo, quando se derem conta já estarão longe demais.
Há ainda os que já consideram totalmente normal e até incentiva que pratiquem tais obras, líderes que estão em seu segundo ou terceiro casamento e consideram normal e até incitam aos insatisfeitos que lhe sigam, pessoas que já estão mergulhadas numa sexualidade desenfreada e que chegam ao ponto de incitar outras pessoas a fazer o mesmo, com termos como “Liberte-se”, “Seu corpo, suas regras”, etc. Infelizmente há igrejas hoje em dia em que o homossexualismo é até ensinado, a prática libertina de bebedeiras e a omissão na sexualidade é feita em nome da conveniência, o importante é que “a igreja cresça”. O gnoticismo hoje ainda existe, com outros nomes é claro, mas o pensamento de “vou experimentar o mundo”, “Sou gay mas Deus me ama mesmo assim”, obviamente, Deus é amor, mas seu amor não é alheio a justiça, Deus envia seu filho para morrer não apenas por amor, mas também porque esse era o único meio de satisfazer sua justiça, o amor de Cristo é santo. Não bastava amar sem punir o pecado, esse amor seria leviano e irresponsável, só punir, é justiça sem amor, torna-se mecânico, o perfeito equilíbrio está no fato de que o amor de Deus é justo e doce, implacável e simpático ao mesmo tempo. Oh grandioso amor! Não devemos separar uma coisa da outra.


Vejamos abaixo, como um Deus que ama justamente trata uma igreja libertina.
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Apocalipse 2:19
Jesus, certamente o maior psicólogo que já existiu, sem nunca ter entrado em uma faculdade ele apresenta conceitos que são fantásticos, nesse caso em especial, antes de qualquer crítica, ele enaltece as qualidades, ele sempre consegue enxergar o lado bom das coisas e das pessoas, ele sempre se esforça em ver uma luz, mesmo naqueles que ninguém dá valor algum, de fato Cristo é incomparável. As críticas que estavam por vir eram demasiadamente severas, porém antes de criticar ou trazer o julgamento o Senhor prepara os corações e faz alguns elogios.

Eu conheço as tuas obras, TEU AMOR E TEU SERVIÇO.
A igreja de Tiatira estava um passo além de Éfeso, essa primeira igreja, tinha serviço, porém sem amor, tornou-se ativista.
Amor sem serviço é morto, é teoria; Serviço sem amor é ativismo, é mecânico.
A igreja de Tiatira havia encontrado esse equilíbrio, não era apenas filantropia, não era apenas sentimentalismo, o amor se demonstrava em atos, o serviço era feito com sentimento.
A fé nesse sentido era o fruto do espírito, uma fé sobrenatural, uma fé tal como a de Paulo ao ver o naufrágio a caminho de Roma. “Fiquem em paz, ninguém vai morrer, Deus me falou”.
Uma fé que vai além das impossibilidades, eles tinham de fato qualidades excelentes. O sofrimento não lhes parava como Sardes, suas reações aos impasses da vida eram de alguém que já havia aprendido a arte de viver.
A paciência ou perseverança são a condição de acreditar mediante as adversidades e pressões de todos os lados.
Dostoiévski filósofo russo foi ateu e rejeitou a ideia do Cristianismo durante uma boa parte da sua vida, porém houve um tempo em que ele refletiu sobre tudo que tinha feito até então e tomado por novas convicções disse:
Sou filho da descrença e da dúvida, até ao presente e mesmo até à sepultura. Que terrível sofrimento me causou, e me causa ainda, a sede de crer, tanto mais forte na minha alma quanto maior é o número de argumentos contrários que em mim existe! Nada há de mais belo, de mais profundo, de mais perfeito do que Cristo. Não só não há nada, mas nem sequer pode haver

Essa é uma fé sem volta, uma devoção além da igreja, os argumentos contrários ainda que convincentes já não lhe parariam mais, a palavra que lhe dominava agora era pleroforia. Plena convicção, mesmo sem razões para isso. A igreja de Tiatira vivia assim, parte dos irmãos abriam mão de serem queridos, de serem aceitos para viver a fidelidade que haviam aprendido.
O fato de suas obras serem maiores de que as primeiras indica que a igreja vinha em constante crescimento, então ao ver que os problemas de fora não lhe parariam, o diabo passa a usar alguém de dentro, um lobo em peles de ovelha.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
Apocalipse 2:20

Jezabel nesse caso era uma profetiza local, uma mulher com forte influência sobre a igreja. O nome Jezabel provavelmente é simbólico e faz alusão a mulher de acabe no AT.
A ideia dessa profetiza era fornecer ao povo uma alternativa libertina ao evangelho, todos poderiam fazer o que quisessem com o corpo e a ideia era de que só podemos vencer o que conhecemos, do contrário sem conhecimentos não há mérito na renúncia, em sua visão quanto mais afundada a carne estava no pecado, mais livre eles estariam em sua alma e espírito, dessa forma a teoria de que o corpo ficaria no arrebatamento lhe levou a querer usar o corpo para de certa forma “aproveitar” os prazeres que o mundo tem e dessa forma conservar a alma e o espírito livres de tais imoralidades, a ideia dela era semelhante a de Nicolau, o qual foi severamente rejeitado em outras cartas. Ela busca uma alternativa para transgredir, para isso se for necessário até a palavra é distorcida. É o conformismo com o pecado e os seus vícios, cria-se igrejas para gays, igrejas para apreciadores de diversos estilos musicais e a grande realidade é que já não se sabe mais o que é igreja e o que não é, já é difícil definir onde um começa e  termina, mundo e igreja se casaram.
Jezabel trouxe a Israel o culto pagão, os costumes de sua terra e o pior ameaçou todos os profetas, ao ponto de que Elias se esconde. Com medo de Jezabel Elias foge, pensa que todos os profetas haviam morrido e indaga ao Senhor, porém ainda haviam 7.000 que não haviam se dobrado.
Posteriormente Jeosafá via visitar Judá e consulta acabe para ir a uma guerra e quatrocentos profetas estão comendo na mão de Jezabel, sentados junto a mesa  e profetizando bênçãos em tempos que não deveriam dizer tais coisas. Até que Micaías aparece e profetiza contra Acabe. Elias já havia profetizado contra Jezabel por conta da morte de nabote que se recusara a vender a vinha, Jezabel tem o espirito de liberalismo, libertinagem, de que se pode fazer o que quer, independentemente das consequências.
O espírito de Jezabel é a influência nas lideranças Cristãs a introduzir costumes pagãos:

E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. 1 Reis 16:31
O espírito de Jezabel leva as pessoas a fazer qualquer coisa para satisfazer seus desejos:
Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita. 1 Reis 21:7

O espírito de Jezabel faz quem é certo parecer errado, parecer retrógrado:
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. 1 Reis19:2

Jezabel em Tiatira estava propondo ao povo a extensão de uma confraria praticamente dentro da igreja, os cultos aconteciam e discutiam ente si, quem sairá com a mulher de quem. O absurdo e improvável costume mundano que até então era tolerado passou a ser praticado.
Ela pregava liberdade sendo viciada e o pior, levando outros ao erro.
Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
2 Pedro 2:19
Já não somos mais escravos do pecado:
Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
Romanos 6:1-3

Jezabel de Tiatira e seus seguidores são aqueles que dizem conhecer os profundos segredos de satanás. Porém a bíblia nos alerta a sermos inocentes com relação ao mal, sem malícia, quanto mais fundo se vai com relação ao pecado, mais natural ele se torna, é um caminho sem volta, o arrependimento acontece, mas o conhecimento de como tais coisas são sempre deixa livre um caminho para voltar e quanto mais profundo se vai, mas dependente se torna:
Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
1 Coríntios 14:20

Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.
Romanos 16:19

Deus dá oportunidades para o arrependimento

E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Apocalipse 2:21

O Senhor confronta com oportunidades, se tens feito algo errado e até o momento aparentemente nada aconteceu, a não ser diversos alertas, fique atento, Deus está dando tempo para se arrepender. O Senhor não quer ver ninguém sofrendo, mesmo que mereça, a graça e a misericórdia do Senhor são fantásticas, qualquer pessoa já teria exterminado totalmente Jezabel, mas o pai é longânimo para conosco não querendo que nenhum se perca, nenhum! Por pior que seja.
Deus concedeu oportunidade singulares na bíblia que não foram aproveitadas.
Safira poderia ter vivido, mas vivendo o impasse entre envergonhar seu marido ou ser fiel ela opta pela reputação, o juízo que se seguiu foi exemplar:
E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
Atos 5:7,8

Sansão da mesma maneira, teve diversas oportunidades, mas apenas após se tornar cego ele abre seus olhos espirituais e passa a enxergar o tremendo erro que cometera. Sansão tem no mínimo 4 oportunidades de escapar conforme o texto de Juízes 16.
Couro ainda fresco (semelhante ao de arcos), cordas novas, tecer suas tranças com panos e cortar os cabelos.
Ele perde todas, somente cego, sacrificando a vida, ele pôde reparar o grande mal que causou.
Cristo ainda hoje nos chama ao arrependimento, aquele que confessa e deixa poderá alcançar misericórdia.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1:9
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.
Provérbios 28:13
Há tempo para arrependimento, Deus é paciente e espera que haja uma mudança.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
Apocalipse 2:22
Tal como nos textos que citamos, vemos que o Senhor fornece o tempo, alerta, espera que não cheguemos ao ponto de ser punido para entender sua vontade. Mas nos três casos esperaram o pior, Ananias e Safira, Sansão e Tiatira “pagaram para ver”.
Um dos grandes problemas de Jezabel era o fato de que ela não seria punida sozinha, ela levou outros a praticar as mesmas obras. Esses também seriam punidos, Jezabel era um espécie de Bode judas. Esse ficou conhecido nos EUA por conduzir milhares de ovelhas ao matadouro e era um bode branco, facilmente confundível com um carneiro comum, o que levava as ovelhas a segui-lo. Relatos históricos apontam que até sua morte ele conduziu mais de um milhão de ovelhas a morte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais rápido possível.