sexta-feira, 17 de março de 2017

SARDES - QUANDO A APARÊNCIA EXTERIOR NÃO SE REFLETE NA ESSÊNCIA DO QUE SE É

SARDES – VIDA APARENTE         

Sardes estava situada a 50 KM de Tiatira, era capital do antigo império de Lídia,  atualmente parte da Turquia, cujo nome passou a ser chamado “Sart”.
A cidade estava a 500 metros acima do nível do mar, o que lhe permitia uma visão privilegiada de seu entorno,  sua acrópole construída no ponto mais alto da cidade era quase intransponível. Historiadores apontam Sardes como a cidade onde foi inventada a moeda, também se afirma que foi o primeiro lugar a tingir lã. Até então somente era usada a lã com a cor natural, ou seja, branca.
Nos tempos de Creso, um grande líder a cidade viveu seu apogeu, de sorte que se usava um ditado na época para se referir a ricos: “Fulano é rico como Creso”.
A cidade era grande extratora de ouro, prata, pedras preciosas, lã e tecidos. Além de tudo um ribeiro cortava a cidade chamado Pactolos, produzindo muitos alimentos.           
Seus habitantes sentiam-se orgulhosos, seguros e imponentes. Além de tudo a cidade era rodeada por precipícios e as invasões eram praticamente impossíveis.
Houve 4 grandes acontecimentos na cidade:
1° - Invasão de Ciro da Pérsia em 529 A.C. – segundo a história a invasão se deu após 14 dias de cerco, num momento de distração dos soldados de Sardes o exército Persa invadiu o terreno por um buraco na muralha.
2° - Invasão de Antioco Epifâneo  em 218 A.C. – A invasão se deu pela mesma brecha e novamente por imprudência dos habitantes.
3° - Alexandre Magno reconstrói a cidade e a dedica a deusa Cibele. Conhecida como a deusa da ressureição.  Também era venerada por eles a deusa Artemis, ou mais conhecida como Diana dos Efésios.  Alexandre Magno também implantou o culto ao imperador, de certa forma um politeísmo tomou conta do povo, adoravam a Deus, adoravam a Artemis, Cibele e a Mamón.
4° Em 17 d.c. Sardes sofreu um terremoto que destruiu grande parte da cidade, a moral do povo foi abalada, passaram a viver de forma muito promíscua.
 Mesmo após a reconstrução feita por TIBÉRIO.

O grande problema de todas essas idas e vindas é que a igreja foi perdendo suas forças, a Igreja de Sardes não era atrativa e nem causava incômodo, era neutra, sem reação. Os fatores externos lhe influenciaram, quando na verdade deveria ser o contrário.
Aos olhos de todos em volta parecia estar tudo bem, os cultos continuavam, os louvores ainda eram entoados, aparentemente a igreja continuava firme. Porém tudo não passava de aparências, máscaras, a igreja deixou de ser sal, restringindo sua atuação ao saleiro, a candeia estava escondida.

Nos tempos em que essa carta foi escrita a igreja não tinha heresias aparentes, tanto que não há exortações quanto a isso, mas seu problema era com o apego a coisas terrenas em detrimento do espirito.  
Então a uma igreja como essa Jesus diz: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Apocalipse 3:1

Nome de que vives – Trata-se de uma fama externa, permitida por quem a recebe. É como alguém que propaga uma mentira positiva ao meu respeito e eu aceito, por conveniência.
O Brasil vive esse jogo de conveniência, hoje somos mundialmente conhecidos como igreja, vejamos alguns dados:
12 igrejas são criadas por dia no Brasil – A cada duas horas um novo pastor.
4.380 por ano.
Os evangélicos representam 25% da população Brasileira.
42,6 milhões de Cristãos no Brasil.
Em 1940 os Cristãos representavam 2,6% da nação Brasileira, 70 anos depois já eram mais de 20%.
Em 18 cidades Brasileiras a população é 100% Cristã.
Temos 74 deputados na bancada evangélica.
Anualmente o mundo evangélico movimenta 15 bilhões por ano.
A assembleia de Deus tem aproximadamente 12 milhões de membros espalhados no Brasil.
E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;
Atos 17:6
Há um contraste muito grande entre a igreja dos tempos apostólicos para a atual. Nos tempos de Atos 12 homens transtornaram o mundo, atualmente 42 milhões de evangélicos não influenciam em nada relevante.
1° - (O problema é interno) – Não são mencionados grandes inimigos da igreja de Sardes, seu problema não era perseguição, lutas, etc. Mas sim o orgulho, aparência, o apego ao passado. Hoje o Brasil não sofre perseguições abertas e ser evangélico não é um risco a vida, porém ainda assim há apatia nos nossos bancos. Porque? É uma questão interna, inércia, pecados ocultos. 
2° - (O apego ao passado) - Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta. Eclesiastes 7.10.
Sardes vivia do passado, por conta disso não vivia o presente, até que morreu. Hoje somos saudosistas ao extremo, não conseguimos enxergar perspectivas de futuro, apenas olhamos para o passado e lhe saudamos.
Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria.
De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe.
Esdras 3:12,13

3° - (Ortodoxia sem sentimento) – Os cultos de sardes com certeza eram muito bem feitos, muito organizados, porém sem amor verdadeiro, ou com práticas promíscuas às escondidas o povo ia morrendo.
De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Isaías 1:11-17

Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do Senhor, homens valentes.
E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus.
Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso.
2 Crônicas 26:16-19


4° - A conivência com o pecado. Sardes passou a ser uma igreja que se adaptou ao mundo, tal como o secularismo atual. Para atender as demandas do mundo, adaptamos coisas que não deveriam ser modificadas, leis de Deus que são irredutíveis tornam-se negociáveis.
Como resultado eles morreram espiritualmente.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Tiago 1:15
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:23

Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus.
A vigilância é fator fundamental, Jesus faz diversas parábolas sobre a vigilância. Dez virgens e talentos.
Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se à mesa e, chegando-se, os servirá.
Lucas 12:37
Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
1 Tessalonicenses 5:5,6










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais rápido possível.