segunda-feira, 6 de março de 2017

O Escândalo da cruz - Sermão entregue a AD Brás Parque Novo

Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado.
Gálatas 5:11

O Escândalo da cruz

“A religião é o ópio do povo” – Karl Marx
O conceito de ausência do pai como incentivo a religião – Freud
"O cristianismo foi até o presente a maior desgraça da humanidade. (…) O cristianismo acha-se também em contradição com toda a boa constituição intelectual." Nitzche

1° - A Cruz é escandalosa porque ela foi motivada por nosso pecado.
(Deus é bom, essa é a pior notícia que a humanidade já recebeu, não por sua bondade, mas por nossa maldade – Paul Washer).
2° Coríntios 5.21 – Aquele que não conhecia pecado, se fez pecado por nós.

2° - A Cruz elimina o orgulho e a jactância (questão da circuncisão)
1° Coríntios 1.26-28

3° A cruz é o símbolo da derrota para os romanos e o estandarte da vitória cristã.
“Onde a fé vê a glória, a descrença vê apenas desgraça – John Stott”.
Deuteronômio 21.23 – Atos 2.36

4° - A Cruz é escandalosa porque mostra que Deus é simples.
“O símbolo de uma liderança autenticamente cristã não é a veste de púrpura de
um imperador, mas o avental batido de um escravo; não um trono de marfim e ouro, mas uma bacia de água para a lavagem dos pés.” John Stott
Jesus e seus discípulos – Com as crianças e a lavagem dos pés dos discípulos
Filipenses 2.5-11 
“Deus se abaixa para conquistar – CS LEWIS”



5° - A cruz não precisa dos enfeites das teologias contemporâneas.
(Judaísmo, teologia da prosperidade, adições desnecessárias)
E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
1 Coríntios 2:1,2

6° - A cruz é um exemplo.
Mesmo que não consideremos isso um sucesso.
1° Pedro 2.21-24
Não se considera sucesso morrer numa cruz sob a ótica humana, mas para nós a cruz é um exemplo que deve ser diariamente seguido.

7° - A Cruz nos encoraja a amar
“Nós amamos porque ele nos amou primeiro”
1° João 4.19
O amor fino – Antonio Vieira

8° - A cruz demonstra um Deus que vai atrás do homem, ao contrário de todas as outras religiões.
(No catolicismo penitênicas, no espiritismo reencarnações até o nirvana, no Cristianismo Deus dando seu filho antes da fundação do mundo, um véu que se rasga de cima a baixo, um pai que vai ao encontro do pródigo, um Deus que resgata Jacó).

9° A cruz é um escândalo porque assim como Cristo devemos nos crucificar
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Gálatas 2:20


DG° - A cruz sempre foi e sempre será suficiente para igreja cristã, isso atormenta os pregadores porque ela é simples, atormenta os legalistas, porque pare fácil demais; atormenta os filósofos, pois foi um ato simples, atormenta os cientistas, pois nega totalmente o darwinismo, atormenta os empresários, pois, o maior é o que serve.

Sermão entregue a Ad Brás Parque Novo Santo Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais rápido possível.