terça-feira, 13 de junho de 2023

Quem é o Espírito Santo? - Sermão entregue no culto de ensino Ad Brás Santo Eduardo

 

A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

 

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Lucas 11:13”

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
João 14:16,17

 

Das muitas negligências que o povo de Deus pode ter, das muitas ignorâncias advindas da falta de conhecer a palavra, uma das mais prejudiciais vem de não saber sobre quem é o Espírito Santo.

O que ignoramos, é muito maior do que o pouco que sabemos a respeito e a distorção e ignorância nesse assunto está gerando um povo confuso, com poucas experiências e conceitos deturpados a respeito de quem seja o Espírito Santo.

As igrejas tem se enveredado por dois caminhos que são resultado de ignorância, o neopentecostalismo comete exageros consideráveis a cerca do Espírito, criando novas unções, falas que em nome de uma “liberdade no espírito” ganham muito espaço, não só isso, mas exageros a respeito dos dons.

Em contrapartida há um outro extremo que se dá em relação aos tradicionais, que pecam por limitação, ou seja, o cessacionismo, a ênfase demasiada em outros itens, que não este que é extremamente importante pelos muitos benefícios do ministério do Espírito Santo.


Quando tratamos de uma realidade superior, não é possível opinar do andar de baixo.

Há uma vista do alto do telhado dessa igreja por exemplo, podemos com base nas visões da janela, imaginar como ela é e até tentar fazer definições da vista, do alcance, etc.

Outros podem até descrever como isso é para nós, mas cometer exageros ou falhas na definição da sensação de estar no “andar de cima”.

Porém só se define o quão longe se vê, a sensação de subir, e as definições necessárias se dispondo a subir.

Os cessacionistas opinam do andar de baixo, os neopentecostais superestimam a visão do andar de cima e aumentam algumas coisas, como pentecostais estamos nos dispondo a subir a escada e visualizar a experiência verdadeira, sem especular e sem seguir o que falam. Vivendo por si mesmo a experiência a partir do mapa que é a bíblia.


Quem é o Espírito Santo?

Isto posto, devemos pensar em como não cometer nenhum dos exageros aqui colocados, penso que para tal, devemos definir quem é o Espírito Santo.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, nosso Deus é um, mas em três pessoas.

Temos o pai, o filho e o Espírito.

O Espírito Santo é uma pessoa, uma personalidade.

 

Não temos dificuldades de pensar em características de personalidade quando aplicadas ao pai, pensamos na vontade do pai, o amor do pai, ciúmes, proteção, etc.

Quanto ao filho, da mesma maneira, a partir da encarnação traços de personalidade ficam muito mais evidentes, Jesus nasceu, como um bebê, algumas vezes chorou, etc.

 

 

 

Estamos acostumados a falar sobre operações do Espírito Santo, sobre sua influência, logo somos facilmente tentados a pensar que

ele não é uma pessoa. Que ele trata-se apenas de uma força indiferente ou uma emanação de Deus.

“Deus, o Espirito Santo, não é uma influência, uma emanação, uma corrente de algo que flui do pai; antes, ele é tão verdadeiramente uma pessoa quanto Deus, o filho, ou Deus, o pai”.

Spurgeon – Sermão número 4

 

·      A pergunta fundamental é, quais características tornam o Espírito Santo uma pessoa?

 

1º - O Espírito Santo tem conhecimento:

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
1 Coríntios 2:9-11

 

2º - O Espírito Santo fala:

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

Atos 8:29

 

3º - O Espírito Santo Escolhe:

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. - Atos 13:2”

4º - O Espírito Santo tem sentimentos:

Tristeza

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Efésios 4:30”

 

Ciúmes

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?”

Tiago 4:5

 

Amor

E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;

Romanos 15:30

 

5º - O Espírito Santo tem vontade própria:

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

1 Coríntios 12:11

 

Uma vez que o Espírito Santo tem todos esses sentimentos, é impossível dizer que ele é apenas uma energia ou uma força. Você não pode entristecer a lei da gravidade, ou fazer com que se lamente o vento. Todos os sentimentos do Espírito Santo e suas características indicam uma personalidade.

 

 

 

·      A pergunta em seguida é: O Espírito Santo é uma pessoa comum?

 

Não, o Espírito Santo é Deus!

 

Veja o texto de Atos 5.

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Atos 5:3,4

 

Ele tem atributos divinos

Onipresença – Salmo 139 .7-10

Onipotência – Nascimento de Jesus – Lucas 1.35

Ele é inúmeras vezes associado ao pai e ao filho, como no batismo.

A bênção apostólica inclui o Espírito Santo

 

O Espírito Santo e nós – O discurso de Despedida

O Espírito Santo tem inúmeros atos que são benefício imensurável aos crentes.

Jesus deu um rosto a Deus, mas sua atuação terrena ficou restrita aos que o acompanharam durante seus 33 anos. Jesus veio para morrer, Jesus vislumbrava a cruz desde o começo do seu ministério.

Jesus sabia que após sua partida, seus discípulos em todas as eras estariam com uma lacuna que não poderia ser preenchida por homem algum.

 

Jesus anunciou sua partida em João 13.33, para onde ele ia os demais discípulos não poderiam ir.

Pedro insiste em querer segui-lo para “este lugar” – João 13.37

Jesus parte de um pressuposto que eles a essa altura sabem para onde ele vai – João 14.4

Porém Tomé pede mais detalhes – V.5

Jesus fala que vai ao pai e que eles já o conhecem, mas Filipe mostra desconhecer isso – V. 9

 

Em três anos eles não conheceram Jesus eles são a continuidade.

Jesus ia subir, quem iria ensinar eles?

 

É então que Jesus continua seu último discurso que se segue a oração sacerdotal.

Parakletos -

Kaleo – Chamar alguém

Para – Acompanhar alguém – raiz de paramédico

A figura é de um advogado de Defesa.

 

Jesus chama o Espírito de outro advogado, mas quem é o primeiro?

 

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

João 14:16”

 

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

João 16:7”

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

1 João 2:1,2

 

Nós temos dois advogados, um fala ao pai e outro a nós.

 

Veja o texto, há a operação da trindade: O filho roga ao pai, o pai envia o consolador, o consolador fica conosco para sempre.

Em resumo: Eu pedirei diz o filho, eu enviarei diz o pai, eu consolarei diz o Espírito.

Após sua ressurreição e ascensão, Jesus permitiu a vinda do Espírito Santo.

 

O Espírito é chamado de “outro consolador”.

A palavra é Parakletos

“aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte”

A ideia aqui é “aquele que se posiciona ao lado”.

 

Jesus o filho ia subir, mas ele enviaria o consolador, aquele que estaria ao lado, estaria junto, caminharia com a igreja.

Perceba que no contexto Jesus está falando sobre uma perseguição intensa contra os crentes, eles seriam odiados, seriam massacrados e diferente das outras vezes, Jesus não estaria fisicamente com eles, como suportar? O bom consolador virá e fará morada:

Texto

Descrição gerada automaticamente

 

Texto, Carta

Descrição gerada automaticamente

 

 

 

O Espírito Santo no A.T

 

Uma vez definido que o Espírito Santo é uma pessoa divina e uma personalidade, dotado de sentimentos e atributos divinos, cabe a nós perguntar, como o Espírito Santo atuou no decorrer da História?

Suas aparições na criação e no A.T São veladas e muito específicas.

No N.T inicia-se o ministério terreno do Espírito Santo de forma muito mais explícita.

Há quem pense que o Espírito Santo apareceu apenas nos discursos de Jesus e atuou só no dia de pentecostes, mas isso não se aplica.

O Espírito Santo não havia sido dado/Entregue antes da ascensão de Jesus, foi ele (Jesus) que disse: Eu rogarei ao pai e ele vos dará outro consolador que estará convosco.

Como o Espírito Santo atuava antes de ser dado pelo pai?

 

A palavra Hebraica para Espírito é Ruah, que na maioria das vezes é traduzida como vento, ou sopro, boa parte das referências a vento no A.T são alusões claras ao Espírito Santo.

 

Qual a primeira aparição do Espírito Santo na bíblia?

1º - O Espírito Santo é ativo na criação

Todas as atividades criadoras são atribuídas às três pessoas da trindade. Todos têm uma função que trabalha em harmonia coletiva.

Nós estamos plenamente cientes das atividades do pai e do filho, mas e quanto ao Espírito?

·      O pai é criador de todas as coisas no céu e na terra – At. 4.24

·      O Filho é o verbo por onde a palavra se manifesta, sem ele nada do que foi feito se fez – João 1.3

·      O Espírito Santo também coopera na criação, pois, ele está implícito no plural “façamos” – Gn.1.26

·      Jó 33.4 – O Espírito de Deus me fez, a inspiração do todo poderoso me deu vida.

·      Salmo 104 fala da criação

·      V.16 árvores, 17 cabras, 19 lua e sol, 20 trevas e animais da selva, 21 leozinhos, 22 nascimento do sol, 25 céu e mar.

 

Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.

Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.

Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó.

Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.

 

Salmos 104:27-30

 

·      O Espírito Santo tem papel de criador e sustentador

 

Tanto o Verbo (Jesus) como o Espírito, atuaram na criação:

·      Pelo teu Espírito ornou “decorou” os céus – Jó – 26.13

·      Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca - Salmos 33:6

·      O Espírito Santo trouxe vida ao homem – Gn. 2.7

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.

O Espírito idealizou a Criação – “Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou?

Isaías 40:13”

 

No A.T o Espírito Santo é entendido mais como “poder de Deus em ação”, “Vento de Deus em movimento” de modo que sua personalidade não parece ser separada do pai.

Não é plenamente explicada a função do Espírito Santo na criação, acredita-se que ele atuou numa espécie de preparação para a ordem e o propósito que Deus ressaltou nos seis dias da criação que se seguiram.

Embora tudo fosse trevas, Deus estava ativo, embora a terra ainda não possuísse sua forma, e fosse desabitada, naõ era um Caos, Deus estava ali.

O Espírito Santo também exerceu papel direto na criação do homem, de modo que ainda que de forma indireta, o plural do Elohim (façamos) demonstra que o pai não estava só, ele já se fazia acompanhado do filho e do Espírito.

De modo que o homem tem a semelhança espiritual e moral de Deus através do Espírito.

O texto de Gênesis 2.7 fala sobre Deus formando o homem a partir do pó da terra, soprando em suas narinas o seu Ruah (Espírito, sopro, fôlego).

A partir dali o homem é feito alma vivente.

 

2º - O Espírito Santo inspirou os homens de Deus no antigo testamento

No período do deserto, era o Espírito Santo que falava com o povo – Neemias 9.20

 

E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.

Neemias 9:20

 

Imagine como seria aprender a viver no deserto, o Espírito Santo guiou o povo pelo caminho, o Espírito os ensinava o caminho, os ensinava como agir em situações inesperadas e os preservou vivos 40 anos no deserto.

 

 

“O Espírito Santo inspirava os cantores bíblicos - O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.

2 Samuel 23:2”

 

Considere que inspiração maravilhosa dos salmistas, além da beleza de sua poesia, seu teor profético é impressionante, o Espírito Santo esteve usando seus lábios, sua poesia, para falar sobre Cristo, sobre as grandezas do pai, sobre a segurança de estar N`ele.

 

“O Espírito Santo ensinou os profetas bíblicos - O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”; - Isaías 61:1

 

O Espírito Santo dotava os profetas de uma capacidade de predição futura, O Espírito Santo os ungia com uma capacidade para não temer o mal e até aceitarem angariar inimigos em nome da mensagem, o Espírito do Senhor esteve sobre eles para pregar, para profetizar, o Espírito Santo é o agente capacitador que vocacionou os profetas.

Pedro ratifica que as palavras proferidas pelos profetas, não foram feitas por vontade própria, o Espírito Santo os tomava para falar:

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1:20,21”

 

O ministério profético do A.T. era muitas vezes involuntário, indesejado pelos próprios que o exerciam, os profetas viviam um certo sentido de ter os sentidos emprestados para que o Espírito que os habita falasse.

De modo que a mensagem era do Espírito e não deles.

 

Os falsos profetas em contraste seguiam seu próprio Espírito – Ez. 12.2-3

O Espírito Santo inspirou toda a mensagem, louvor e poesia do A.T.

O Espírito Santo é o agente capacitador.

 

3 – O Espírito Santo inspirava as lideranças no A.T.

Considere o desafio que Moisés tinha diante de si, ele retirou um povo até então escravo, um povo que tinha predisposições mentais a não saber lidar com lideranças maleáveis, 600 mil homens, fora mulheres e crianças. Sem tecnologia, sem whatsapp, sem nenhuma técnica moderna, o único agente capacitador para isso era o Espírito Santo.


O Espírito do Senhor era com Moisés compartilhando com ele sentimentos de Ira, Zelo – EX 33.11

 

O Espírito do Senhor era sobre Moisés de forma que foram escolhidos 70 para ele compartilhar de sua porção – Isso após a queixa de Moisés de estar sozinho, em sua bondade, Deus levantou outros 70.

 

 

E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.

Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.

Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porquanto o fogo do Senhor se acendera entre eles.

E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?

Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.

Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.

E era o maná como semente de coentro, e a sua cor como a cor de bdélio.

Espalhava-se o povo e o colhia, e em moinhos o moía, ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco.

E, quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, o maná descia sobre ele.

Então Moisés ouviu chorar o povo pelas suas famílias, cada qual à porta da sua tenda; e a ira do Senhor grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.

E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?

Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?

De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;

Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.

E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.

E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo.

Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.

 

Números 11:1-17

 

 

 

 

“Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.

Números 11:25”

 

Quando Josué foi suceder Moisés – O Espírito Santo Estava sobre ele – Nm 27.18


O Espírito veio sobre Gideão – JZ 6.34

Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.

O Espírito se apoderou de Gideão após derrubar o altar de Baal.

 

Davi – 1 Samuel 16.13

Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

1 Samuel 16:13

 

Sobre os demais o espírito apenas veio, sobre Davi, ele se apoderou.

 

 

Zorobabel – Zc. 4.6

E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.

José – GN 41.38-40

E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?

Gênesis 41:38

Quando Deus deseja muito usar alguém, ele envia seu Espírito.

Foi assim com alguns Juízes como Jefté, Otniel.

 

 

 

 

4º - O Espírito Santo não capacita só para atividades de culto, mas em trabalhos também.

 

Foi assim no tabernáculo com Bezalel e Otniel – Ex. 31.1-11.

 

Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,

E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,

Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,

E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.

Êxodo 31:2-5

 

Um exemplo claro disso se deu com Saul –

E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.

1 Samuel 10:6

 

5º - O Espírito Santo não era dado a todos, mas apenas a alguns.


Algumas pessoas profetizaram apenas uma vez – Como o caso dos setenta que Moisés compartilhou do Espírito.

Ou esporadicamente contavam com a ação do Espírito como nas muitas vezes que Sansão foi usado por Deus com força descomunal.

O Espírito Santo também era dado em medidas limitadas, de modo que as vezes era desejo de alguns outros recebê-lo, quem o tinha, sabia do privilégio que possuia:

“Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.

E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.

Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!

Números 11:27-29”

 

 

 

 

6º - As vezes o Espírito Santo vinha sobre pessoas que não tinham relacionamento com ele, inclusive para proteger o seu povo.

 

Em 1 Samuel 19 isso aconteceu com Saul.

Balaão da mesma maneira tenta amaldiçoar várias vezes, porém não consegue, pois, o Espírito do Senhor vinha sobre ele impedindo-o de falar o que queria.

 

7º - Ter o Espírito Santo era algo tão valorizado, que se não tratassem de forma correta o Espírito, ele se retirava da pessoa.

 

Passadas tantas tentativas de se firmar, o Espírito Santo retirou-se de Sansão – Juízes 16.20

Após seu pecado, o maior temor de Davi era perder o Espírito Santo – Salmo 51

O meu Espírito não vai mais “lutar” pelo homem – Gênesis 6.

 

No NT. O Espírito Santo deixa de agir na vida de quem peca, quando entregue a própria paixão o homem blasfema.

 

 

Ninguém que foi movido pelo Espírito Santo no A.T. tinha dúvidas a respeito desse fato, nenhum diria “espero que tenha sido movido”, eles sabiam que o Espírito Santo veio sobre Eles.

 

O Espírito Santo diferencia o Cristianismo de todas as religiões, algumas tem padrões morais, algumas tem um único Deus verdadeiro, algumas falam de salvação, algumas falam sobre ressurreição, mas nada se assemelha ao Espírito Santo.

Stanley Horton

 

No A.T  Israel só conhecia um Deus verdadeiro. Israel viviam no meio de povos politeístas. Era necessário prevenir-se contra o paganismo. Enquanto ídolos eram adorados “debaixo de cada árvore frondosa”, conforme acontecia nos dias de Jeremias e de Ezequiel, Israel não estava pronto para a plena revelação da divindade do Messias e da pessoa do Espírito Santo. Esses assuntos, portanto, recebem mera alusão no antigo testamento.

 

No Salmo 51 Davi faz alguns pedidos –

Cria em mim um coração puro – V.10 (CRIAR é atividade divina)

Não me lances da tua presença – O Espírito desperta da consciência da presença do pai

Torna a dar-me a alegria da tua salvação  e me sustenta – V.12

O Espírito que que é santo, é generoso.

Davi queria também ser sustentado – V.13

 

A oração dele é atendida, pois ele diz no fim da vida:

 

E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel.

O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.

 

2 Samuel 23:1,2

 


 

 

Para as próximas semanas:

 

·      A divindade do Espírito Santo

·      Os nomes do Espírito Santo

·      As operações do Espírito Santo

·      Os símbolos do Espírito Santo

·      O Espírito Santo no Antigo Testamento

·      O Espírito Santo no novo testamento

·      Dons espirituais

·      Dons ministeriais

·      Fruto do Espírito

·      Batismo no Espírito Santo x Batismo com o Espírito Santo

·      Falar em línguas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais rápido possível.