terça-feira, 13 de junho de 2023

É necessário nascer de novo - A doutrina do novo nascimento - Sermão entregue à Ad Brás Santo Eduardo - Culto de ceia

 

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
João 3:1-7

 

“Os homens podem ignorar muitas coisas a respeito da religião e ainda ser salvos. Mas os que ignoram os assuntos deste capítulo estão no caminho para o inferno.”

Orlando Boyer

 

 

O capítulo áureo da salvação, que contém o assim chamado texto áureo da bíblia, é o capítulo 3 de João.

O assunto que ele tratava, caiu em desuso, pela sua impopularidade, por tratar de questões que não são as mais simpáticas para nós.

Desde a antiguidade o que mais atraiu seguidores de Jesus foram suas palavras mais brandas e os sinais que fazia, mas mesmo após realizar os sinais e apontar o que eles representavam, os homens se espantavam ao ponto de não querer continuar com ele.

Em nosso tempo são populares as mensagens sobre os milagres de Jesus, bem como boa parte de suas declarações afirmativas, mas temos dificuldade de lidar com seus sermões mais confrontadores.

Ouvir que é dado a Jesus todo poder nos céus e na terra é agradável, mas ouvir que precisamos aborrecer a si mesmo por ele, não é algo que nos atrai naturalmente.

As mensagens mais saudáveis não são as que nos encorajam, mas as que nos confrontam, receber apoio no erro é de uma maldade sem tamanho, a diferença do cristianismo as vezes se dá com a força que ele tem de confrontar alguns comportamentos e pensamentos que são profundamente arraigados em nós.

 

 

 

 

 

 

Jesus não quer fãs, ele quer discípulos regenerados

Jesus sabia disso, Jesus poderia ser pragmático e continuar atraindo após si fãs, bastaria continuar fazendo milagres, bastaria continuar fazendo afirmações suaves, a multidão já havia descoberto a transformação da água em vinho, em Jerusalém, já havia visto alguns milagres, mas Jesus não veio para atrair uma multidão de fãs tal qual os artistas o fazem, Jesus veio para atrair após si discípulos verdadeiros e estava na hora de começar a aplicar este “filtro”.

É neste momento que Jesus introduz uma das doutrinas mais importantes da bíblia, a doutrina do novo nascimento, nós precisamos resgatar essa doutrina urgentemente.

 

Os males da falta da mensagem do novo nascimento

Nós estamos vivendo tempos de cristianismo nominal, sem conversão, sem mudança, sem transformação.

A falta dessa mensagem está gerando em nós uma geração sem prática, sem confronto, o bode vem para igreja e continua sendo bode, o joio vem e continua sendo joio, o porco vem, se lava, mas continua amando a lama.

Sem a doutrina do novo nascimento, a igreja cai moralmente, sem doutrina do novo nascimento, as pessoas não são convertidas de verdade.

Sem a doutrina do novo nascimento a igreja torna-se um sal insípido.

Uma lâmpada apagada.

Esse talvez seja nosso maior problema hoje, um cristianismo nominal, sem conversão.

 

Isso se reflete em alguns números:

·       Há hoje 42 milhões de crentes no Brasil representam 22% da população segundo o senso de 2010.

·       Desses 60% são pentecostais.

·       De 2000 a 2010 o número cresceu em 61%.

·       12.314.410 membros na assembleia de Deus.

·       Hoje a bancada evangélica é a maior na câmara.

·       São abertas 4.380 igrejas por ano.

·       Doze igrejas com CNPJ por dia.

·       Há pelo menos 26 rádios evangélicas, desconsiderando nessa conta os programas que têm espeço em rádios “não evangélicas” e as rádios online.

·       Há pelo menos 5 canais evangélicos na TV aberta.

 

A pergunta fundamental é, se o evangelho está crescendo, proporcionalmente alguns índices deveriam cair, criminalidade, prostituição, etc.

Mas nós estamos num tempo de muita propagação da palavra, mas de pouca palavra de Deus.

Estamos vendo batismos enormes, cada vez mais RI sendo ocupados nas igrejas, mas pouca conversão verdadeira.

 

 

 

O cristianismo de multidão ainda existe nos nossos dias;

A introdução da história de Nicodemos inicia-se em João 2:

E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;
E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.
João 2:23-25

 

Jesus não está impressionado com o número de seguidores, pois, uma fé verdadeira não se desenvolve apenas com assentimentos intelectuais, ou com certezas fundamentadas em evidências, uma fé verdadeira nasce de experiências profundas.

As pessoas veem os sinais e creem, mas se outro segmento religioso, ou outro profeta fizesse sinais mais profundos, as pessoas facilmente trocariam Jesus por ele. Neste sentido, Jesus não precisa de alertas, não precisa que ninguém o notifique, ele conhece o coração do homem, sabe que este coração é enganoso, sabe que se não houver uma mudança profunda na natureza humana, o homem não se salva sozinho.

É pensando nisso que João escolhe um exemplo entre as multidões, para retratar o processo necessário em todo aquele que quer efetivamente ser discípulo de Jesus.

O exemplo escolhido por ele é um seguidor chamado Nicodemos, vamos considerar algumas características muito especiais deste homem:

 

Um exemplo entre a multidão - Nicodemos

 

Há quatro características em especial sobre Nicodemos que são dignas de nota:

1º - Nicodemos era um fariseu:

Os fariseus eram a “elite” religiosa dos tempos de Jesus, eram extremamente zelosos quanto a lei, acredita-se que a origem dos fariseus se deu durante o período de exílio babilônico, em quem alguns buscaram manter a lei, copiar e reforçar os ensinos ao povo. Com o posterior retorno do povo a Jerusalém e a valorização da religião naqueles tempos eles acabaram pouco a pouco se tornando soberbas, julgavam ser os principais da religião de sua época, instituindo ainda outros 613 mandamentos para de alguma forma preencher as lacunas da lei.

Nicodemos era um deles, nunca haviam mais de 6.000 fariseus em Israel. Eles eram dedicados exclusivamente ao cumprimento de toda a lei, estavam sempre dispostos a fazer o que for preciso a fim de agradar a Deus por suas obras.

Os fariseus acreditavam que a lei era a coisa mais importante que poderiam possuir, de modo que todos esforços deveriam ser empregados em preservar e cumprir toda ela. Os fariseus juravam total fidelidade diante de três testemunhas segundo Willian Barclay. Segundo eles a lei possuía tudo que precisavam para serem felizes. Mesmo que não de forma explícita, estaria implícito, na intenção de descobrir o que estava implícito é que os escribas criaram esses mandamentos a mais. O significado de fariseu é “separado”.

 

 

 

2º - Nicodemos era um dos chefes dos fariseus

Nicodemos não só era um fariseu, mas era um dos chefes dos fariseus. Um membro do sinédrio. O sinédrio tinha um número fixo de 70 pessoas, eles constituíam uma espécie de júri sobre Israel, a suprema corte. Seu poder até que o império romano dominasse era sob questões civis, penais e religiosas. Sob domínio de Roma seu poder se restringiu a questões religiosas. Todos os judeus se submetiam a eles.

Quando um profeta surgia, eles julgavam suas palavras, atitudes e possíveis milagres.

Com a promessa iminente de que o Messias estaria com eles, o sinédrio avaliava as profecias e comparavam com o proceder de Jesus. Quando Jesus fez milagres que em outros tempos não se realizaram, eles logo fizeram questão de estar mais próximos e acompanhar cada passo dele.  Jesus curou um leproso, expulsou um demônio mudo e cego e posteriormente curou um cego de nascença. Na casa de Jesus conforme Marcos 2.1 o Sinédrio foi presenciar sua fala e possíveis milagres, a fim de atestar sua autenticidade.
O sinédrio foi um dos principais culpados pela morte de Jesus, quando lhe apresentam ao sumo sacerdote do ano “Caifás”, ele é julgado e condenado sem provas, apenas com falsos testemunhos. Quando alguns dos chefes dos fariseus ordenam a prisão de Jesus, os homens que receberam essa ordem não conseguiram fazê-la e acabam defendendo que Jesus era de fato diferenciado. Os chefes dos fariseus ficaram irritados, até que há uma intervenção de Nicodemos para que ao menos ouçam o que ele tem a dizer. Em resumo, tudo o que diz respeito a religião e questões espirituais era julgado pelo sinédrio judaico, entre eles estava Nicodemos.

 

3º - O seu nome
Nicodemos significa “vitorioso sobre o povo”

Nicodemos era um representante do melhor que o povo tinha a oferecer, ele representava a nação, seus anseios, suas perguntas e tudo que os religiosos sempre foram e buscam ser.

 

4º - Nicodemos era Rico

Nicodemos certamente era um homem de posses, pois, após a morte de Jesus ele providenciou junto a José de Arimatéia um Túmulo para Jesus bem como um composto de diversas especiarias para preparar o corpo de Jesus.

E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
João 19:39

Tratava-se de algo restrito a pessoas de posses, pois, essas especiarias custavam caro.

Nicodemos por certo era parte da aristocracia judaica nos tempos de Jesus, um homem de posses, um homem bem-visto na sociedade, um homem honrado por onde passava, membro do sinédrio. Ele estava no topo.

Nicodemos segue Jesus, convicto de que ele realiza sinais miraculosos, convicto de que ele é um grande profeta, até o ponto em que essa convicção aliada a uma vontade muito grande de estar perto deste novo mestre lhe faz se aproximar de Jesus.

 

 

 

 

O encontro de Nicodemos e Jesus – V.2

Porque ele vai de noite? As razões possíveis são várias, orgulho, medo, curiosidade, um tempo mais reservado.

Todas essas hipóteses são possíveis em se tratando de alguém como Nicodemos, ir de dia seria correr o risco de ser visto, como um civil comum, como alguém que também tem dúvidas.

Ir de dia poderia acabar com seu prestígio, também seria muito propício a encarar uma grande multidão.

Pensando em todas essas coisas Nicodemos segue Jesus e se apresenta a ele.

No momento oportuno da apresentação, ele fala não em seu nome, mas em nome de outras pessoas, ao se referir com o termo “sabemos”, ele tira sua responsabilidade pessoal.

O seu desejo era manifestar como Jesus demonstrava uma verdade, um fervor, que ele não via nos cultos na sinagoga, uma verdade que para ele era confrontadora, ele poderia se manifestar pessoalmente, mas ele é o Nicodemos, seu orgulho está diante de si e não permite que ele se rebaixe, o máximo que ele faz é falar em nome de outros, esperando assim que haja uma troca mútua de elogios.

Nas palavras de Orlando Boyer a sinceridade militava contra a timidez e a timidez contra sinceridade, Nicodemos quer falar a verdade a respeito do que sente, mas a sua timidez o impede.

 

Jesus responde o que Nicodemos não teve coragem de perguntar

Jesus quando vê Nicodemos, não vê a sua performance, nem sua roupa, nem atenta para seu nome e seu prestígio, Jesus vê 2 coisas principais em Nicodemos:

1º - A fome de sua alma por algo que ele não via na sinagoga

2º - A falta de discernimento dele em querer um mestre a mais e não um salvador.

 

Ao olhar para Nicodemos, o olhar de Jesus não é de admiração, ou de alguém que está encantado com seu conhecimento, seu nome, seu prestígio, o que Jesus sente a respeito dele é misericórdia.

Nicodemos quer viver algo mais profundo, ele acha que mais informações resolverá o problema, ele acha que mais conhecimentos com um mestre novo satisfará sua alma, mas não são os assentimentos intelectuais que salvam, mas sim a experiência profunda com Jesus, por isso é necessário nascer de novo.

Em nossos dias não é muito diferente, as pessoas acreditam que a salvação se dá pela informação e por adotar costumes, essa era a convicção dos fariseus no tempo de Jesus.

Basta conhecer o suficiente, basta seguir as regras, mas a experiência de salvação é muito mais profundas do que decorar algumas informações, é muito mais profunda do que apenas mudar de roupa, de vocabulário.

Não se enxerga o reino de Deus por saber mais sobre Deus, não se enxerga o reino de Deus mudando vocabulários, adotando costumes, nem mesmo se batizando, levantando as mãos e aceitando Jesus, sendo crente.

Você pode ser bom, você pode ser honesto, você pode ser legal, você pode ser uma pessoa solidária, mas nada disso, ainda que somado te salva.

Nicodemos diz algo, sabendo quem é, bem como os privilégios que tinha, mas no fundo a alma dele quer saber outra coisa:

Sou aprovado diante de Deus? Sou um filho de Deus? Deus de fato me ama?

Jesus responde o que Nicodemos não perguntou, mas o que ele queria dizer.

Para conhecer a Deus, é necessário nascer de novo, para saber quem é Jesus de verdade, é necessário nascer de novo, não se compreendem mistérios espirituais com leituras apenas.



Nicodemos faz uso de uma redução absurda, para extrair mais de Jesus – V.4

 

Nicodemos não nega que esse era o anseio de sua alma, mas ele não quer admitir ainda, portanto ele usa um instrumento que é reduzir a afirmação ao absurdo.

Ele usa um argumento absurdo, tentando de certa forma se esquivar, ou ouvir com mais clareza a fala de Jesus.

 

Jesus apresenta mais detalhes sobre o novo nascimento – V.5

A pergunta agora é, do que se trata nascer de novo efetivamente?

 

É necessário nascer da água, nascer do espírito para entrar no reino de Deus.

Penso que conhecer essa doutrina pode aprofundar nosso relacionamento com Deus, nos levar a uma conversão verdadeira, pode fazer com que muitos dos anseios mais profundos da alma sejam finalmente saciados.

Isso não se encontra sendo um bom religioso, pois, Nicodemos era, não se encontra sendo uma pessoa, pois Nicodemos era.

Com certeza não somos moralmente melhores do que ele, mas salvação não é moralidade, salvação tem a ver com nascer de novo.

Vamos considerar alguns pontos importantes a respeito deste texto

 

1º - O homem é um ser morto em delitos e pecados:

 

Efésios 2.1-10 – Mortos não veem, mortos não andam, mortos não falam.

Andávamos segundo os deuses deste mundo que nada podem fazer e nos assemelhávamos a eles.

Se não fosse Jesus ter nos escolhido, nós nunca o escolheríamos

Sem uma intervenção sobrenatural de Deus, jamais se vive a regeneração, ou a chamada doutrina do novo nascimento.

“É mais fácil ensinar um leão a ser vegetariano do que converter uma alma pelo esforço humano.

Charles Haddon Spurgeon”

2º - Aquele que foi vivificado por Jesus, pode enxergar o reino de Deus.

Enxergar o reino de Deus é o primeiro passo, você só enxerga sendo vivificado por Jesus.

Essa é uma obra graciosa de Jesus, ele nos faz nascer de novo.

 

Onde a fé vê a glória, a descrença só enxerga desgraça – John Stott

 

Aqueles que não foram alcançados por Jesus não o enxergam como ele é para nós. O veem como um grande mestre moral, como um grande ensinador, como um revolucionário, um injustiçado.

 

“Já li, Sócrates, Platão e Aristóteles, mas em nenhum deles li: "vinde a mim, todos os cansados e oprimidos que eu vos aliviarei" Agostinho

 

Só se vê Jesus como salvador, se ele te conceder isso, não se trata de uma escolha, não se trata de um assentimento intelectual, é tudo muito mais profundo do que isso.

Só se enxerga a beleza e a grandeza de Jesus e de seu evangelho, se ele nos vivificar, abrir nossos olhos, nos tirar dos mortos para enxergar a vida.

 

Meu desejo é que hoje por uma obra do Espírito Santo que convence o homem do pecado, pessoas tenham seus olhos abertos para enxergar a realidade do pecado, da salvação, de Jesus.

 

3º - O convite não é só para ver o reino, mas para entrar nele.

Penso que os muitos que anualmente se entregam, batizam, caminham com a igreja, já viram o reino, já sabem ainda que minimamente sobre Jesus, sobre sua obra, sua beleza, mas precisam avançar em outro passo decisivo, eles precisam entrar no reino.

 

·       Ver sem entrar, é estar parado diante da porta.

·       Ver sem entrar, é saber quem é Jesus mas não viver para ele.

·       Ver sem entrar, é não dar passos para ser um discípulo.

·       Ver sem entrar, é viver um cristianismo mínimo.

 

4º O novo nascimento que nos faz ver e entrar no reino

 

·       Nascer de novo é receber um novo coração

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26

 

·       Nascer de novo é ser um vivo no mundo de mortos

mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça - Romanos 6:13b

 

·       Nascer de novo é tornar-se uma nova criatura

2º Cor. 5.17

 

·       É passar da morte para a vida

Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. - 1 João 3:14

·       É passar das trevas para a Luz – 1º Pedro 2.9

 

 

5º - Nascimento da água – Lavagem exterior

Nascer da água, para os judeus apontava para o banho ritual, chamado de Miqvah, todo judeu tinha uma espécie de batismo que o levava a ser parte de sua religião.

Era um ato exterior, de modo que quando se refere a ao nascer da água, Jesus diz sobre um ato externo religioso.

Porém a conversão é muito mais profunda do que isso.

 

Vamos considerar algo, dizer a um ladrão que ele precisa nascer de novo é natural.

Dizer a um adúltero, é normal.

Dizer a um ser corrupto, é normal.

 

Mas para Nicodemos, era algo totalmente sem sentido humanamente falando, neste sentido, o evangelho de Jesus é repulsivo para muitos.

Alguns estão se garantindo, no fato de ter uma boa fama, um bom nome, pagar contas em dia, dar o dízimo.

·       Mas isso é insuficiente para a salvação.

·       Alguns se garantem na filantropia, mas isso não traz salvação.

·       Estamos transformando pedras em pães e achando que isso é evangelho.

·       A conversão verdadeira é muito mais profunda do que isso, ela vem de dentro pra fora.

·       Nascer da água, é lavar-se exteriormente.

·       Eu falava palavrões, não falo mais.

·       Eu fumava, não fumo mais.

·       Eu me prostituía, não prostituo mais.

·       Mas o nascer do espírito vai na raiz dos problemas.

 

Muitos estão renascendo apenas da água, exteriormente, mas isso é ainda insuficiente para a salvação, veja que Jesus não nega a necessidade de nascer da água, mas isso por si só é insuficiente.

 

 

 

 

6º - Nascer do Espírito – Nascer de Deus

Nascer do Espírito, é um nível de conversão mais profundo do que apenas o exterior, há pessoas que são profundamente religiosas, mas não convertidas.

O novo nascimento, vai além da lavagem externa, porque ele trata da raiz do problema:

 

Não é apenas não mentir, mas amar a verdade.

Não é apenas não roubar, mas rejeitar a cobiça.

Não é apenas não adulterar, mas odiar a impureza.

 

A conversão verdadeira não está atrelada a atitudes específicas, mas aos motivos por trás dessas atitudes, A conversão não é deixar de fazer o que gosto para fazer o que é certo, mas é amar a justiça e odiar o pecado.

É passar a amar o que Deus ama, a desejar o que ele deseja.

 

A verdadeira conversão me leva a atitudes opostas às que antes eu fazia – Ex. Régis.

 

 

7º Como saber se nasci de novo?

 

- Praticar a justiça - Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele - 1 João 2:29

 

- Odiar o pecado - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. - 1 João 3:9

(Se você sente saudades do que fazia, ainda não nasceu de novo);

 

3º - Amar os irmãos - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7

(Se você ainda odeia, não nasceu de novo)

 

4º - O novo nascimento me faz ser diferente – Efésios – 4.17

 

5º - O novo nascimento me faz deixar o estado de morto, para caminhar para a vida e viver o novo.

A sequência do texto fala de alguns atos:

 

O novo nascimento me livra da mentira

O novo nascimento me faz perdoar

O novo nascimento me impede dar lugar ao diabo

O novo nascimento muda meu vocabulário

 

 

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Efésios 4:30-32”

 

O resumo da doutrina do novo nascimento encontra-se em Colossenses 3.1.15 – Ler na bíblia A mensagem.

 

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

1 Coríntios 13:9,10

 

Nós estamos caminhando em parte, temos amarrados a nós o corpo da morte.

Mas estamos dando passos e despojando-nos do velho, deixando as coisas velhas para trás.

 

 

Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Mateus 9:16,17

 

É bonito cantar sobre viver algo novo, sobre receber o novo, mas para isso precisamos nos desfazer do velho.

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Jeremias 18:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais rápido possível.