terça-feira, 13 de junho de 2023

A promessa do derramamento do Espírito Santo - Sermão Entregue à Ad Brás Santo Eduardo - culto de Ensino

 

A promessa do Espírito Santo

 

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

João 7:37-39

 

O Espírito no A.T.

Lemos que no A.T. o Espírito Santo atuou desde o princípio.

Na criação, auxiliando, contendendo com o homem, revestindo, capacitando, escolhendo pessoas.

Seu derramamento era controlado, as vezes se dava uma única vez, era involuntário, não era buscado, as vezes vinha até sobre ímpios e sobre pessoas que tinham maus planos a respeito de Israel, para que esses planos não prosperassem o Espírito Santo revestia e tomava pessoas.

Havia um anseio entre alguns de quando isso seria dado sem medida, quando mais pessoas receberiam o Espírito do Senhor. Alguns pensavam tê-lo mas criam num “próprio Espírito” que os levava a profetizar falsamente, outros sabiam o privilégio que era receber uma porção do Espírito do Senhor.

Esse anseio de que mais pessoas o recebessem fica claro no relato de Moisés após a queixa de Josué sobre dois homens profetizando fora do acampamento: “Quem dera se todo Israel profetizasse” a ideia de Moisés era de que ele desejava que todos experimentassem essa experiência da vida com o Espírito de Deus.

A vinda do Espírito era tão esporádica que alguns a valorizavam com mais intensidade, desejando que não se perdesse, essa era a oração de Davi a respeito da permanência do Espírito Santo sobre ele.

Então em resumo, o Espírito era dado sobre medida, o Espírito era dado esporadicamente, o Espírito só vinha sobre quem Deus queria muito usar e não eram muitos, apenas alguns juízes, profetas e sacerdotes, nunca o clero, nunca o judeu “comum”.



Tudo o que temos no A.T são tipos, alusões, presságios, sombras sobre um tempo futuro em que o Espírito seria dado sem medida, sem limitação, sem restrições.

O A.T. é uma sombra das coisas que haveriam de vir, é um tipo do antítipo perfeito que se manifestaria após a vinda de Jesus, é um aio que nos leva para Cristo.

 

1º - A vida sob a lei tinha 3 anseios principais:

·       1º Até quando os sacrifícios iriam durar?

·       2º Deus habitaria entre seu povo? E Onde?

·       3º Até quando o Espírito seria dado em medidas?

 

Isso se manifesta nas leis com vários sacrifícios apontando para o sacrifício perfeito – Vide Levítico

Também se dava na construção de “casas para Deus”, começando com os altares de Abraão, o tabernáculo de Moisés, a tenda de Davi, o templo de Salomão e Zorobabel, havia um anseio sobre onde Deus habitaria.

Ainda no A.T. temos alguns relances do plano divino que foi revelado de forma progressiva através dos santos profetas.

 

2º - Algumas profecias falavam sobre o derramar do Espírito, que iria suprir todas essas necessidades:

Isaías

Isaías revela o anseio por um dia o Espírito viria do alto:

Quando o Espírito for derramado do céu sobre nós. O deserto se tornará campo fértil, e o campo fértil produzirá colheitas fartas.

Isaías 32:15

O mesmo Isaías fala sobre um tempo que dada a sede do povo, o Espírito viria para saciar como águas:

Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. Isaías 44:3

 

 

 

 

 

Jeremias

Jeremias fala sobre um tempo futuro em que Deus faria uma nova aliança, essa aliança viria através do Espírito Santo.

Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Jeremias 31:31-34

 

Ezequiel

Ezequiel fala sobre quando Deus tiraria o coração de Pedra e daria um coração de Carne:

E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;

Ezequiel 11:19

Joel

Joel tornou-se o profeta do avivamento ao falar sobre o derramamento do Espírito Santo:

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”.

Joel 2:28,29

 

 

 

Joel promete que algumas limitações seriam removidas com a chega do Espírito Santo:

 

·       1º - O Espírito viria sobre toda a carne – Não mais sobre apenas os profetas e pessoas vocacionadas

·       2º – O Espírito viria sobre pessoas mais jovens – Filhos e filhas

·       3º - O Espírito romperia a barreira do sexismo – Mulheres seriam cheias

·       4º - Barreiras humanas – Velhos voltariam a sonhar e jovens teriam visões

·       “Visão” é fruto de experiências – Deus promete sabedoria

·       “sonhos” capacidade de projetar – Deus promete vigor para os velhos

·       5º - Barreira financeira - Até sobre Servos e servas o Espírito seria derramado

Deus sempre quis abençoar todos – Desde a chamada de Abraão – a Escolha de Israel para preparar o caminho de Messias era uma construção de serviço.

O derramamento é para todos – Judeus, gentios, ricos, pobres, jovens, velhos, cultos, incultos, independente de raça, cor ou nacionalidade – Stanley Horton.

O verbo derramarei no HB indica ação contínua – Um derramar constante – O Espírito é uma fonte inesgotável.

 

3º - OS SÍMBOLOS e TIPOS DO ESPÍRITO SANTO

 

O Espírito Santo foi representado na bíblia especialmente no A.T por símbolos:

1º - Água – Joel fala de Chuvas – Temporã e Serôdia, Isaías fala sobre águas que viriam sobre sedentos, Ezequiel sobre um rio que traz vida, Jesus falou sobre uma fonte que jorra para a vida eterna.

No A.T. Os judeus chegaram junto ao poço e clamaram “Brote oh poço”, Jesus prometeu nos transformar de pedintes junto a poços, em fontes que saltam.

 

2º - Vento – No HB Ruah, Deus soprou nas narinas do homem o Ruah, o vento que trouxe vida, esse mesmo vento soprou sobre o vale de ossos secos e os organizou, colocou carne, nervos, pele e vida, Jesus disse que esse vento sopraria onde ele quisesse, até o ponto em que o próprio Jesus após ressuscitar soprou sobre os discípulos e disse: Recebam o Espírito Santo.

 

 

 

3º - Fogo – Isaías falou que Deus limparia as imundícias do povo e enviaria um espírito de justiça e de ardor (fogo).

O Espírito Se manifestou de forma velada na coluna de fogo que acompanhava o povo no deserto.

O fogo aquece, o fogo purifica, o fogo destrói, o fogo derrete, o fogo aperfeiçoa.

 

4º - Pomba – No princípio o sentido de pairava sobre a face das águas, é como uma pomba dando seu voo por cima das águas.

O Espírito Santo também foi representado na pomba que Noé soltou, o Espírito Santo é puro, ele só pousaria e encontraria habitação quando a justiça fosse satisfeita.

Quando Jesus foi batizado, o Espírito veio em forma corpórea como uma pomba.

 

5º - Azeite -  O óleo na bíblia tem várias utilidades:

Ungir – capacitação

Iluminação no tabernáculo – Sentido de adoração

Vitalidade de pele e cabelos – Sentido de dar vida

O azeite no A.T foi usado para todas essas finalidades, a fonte dele era inesgotável – 2 Reis 4.

 

O Espírito Santo estava presente em todos esses momentos e havia uma expectativa em torno de quando esse derramar seria completo.

 

Chuvas Temporãs e Serôdias

O A.T termina com as chuvas temporãs preparando a terra

Na Palestina o verão se passa sem chuvas, no outono vem as chuvas temporãs, no tempo do plantio.

Os derramamentos paralelos, simbólicos, escalonados são as chuvas temporãs que preparam a terra para uma grande colheita.

Quando a primavera chega, é a hora das chuvas Serôdias, elas deixam a terra pronta para a colheita.

As chuvas serôdias, vem com o derramar do Espírito Santo.

É com essa expectativa que Jesus aparece na história.

Jesus e o Espírito Santo

Ao escrever seu relato do evangelho, Lucas faz questão de ressaltar a ação do Espírito Santo, sendo ele o autor que mais tratou a respeito deste assunto, especialmente nos primeiros dois capítulos de seu livro.

·       A primeira menção do Espírito Santo no N.T é na anunciação de João Batista, quando o anjo diz ao seu pai que ele será “Cheio do Espírito Santo” - Lucas 1.15

·       Quando Maria visita Isabel, saúda sua irmã, ela ouve a sua voz e pelo fato de Jesus estar em seu ventre, ela se alegra em extremo no Espírito e torna-se cheia – Lucas 1.67

·       Jesus foi gerado Pelo Espírito Santo – Lucas 1.35

·       No seu batismo o Espírito repousou sobre ele em forma visível de uma pomba – Mateus 3.16

·       João testificou que ele batizaria com o Espírito e com fogo– João 1.32-33

·       O Espírito Santo o guiava, inclusive ao deserto – Mateus 4.1

 

O mesmo Espírito já atuava de forma parcial sobre os discípulos, uma vez que Jesus disse:

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

João 14:17”

 

Jesus prometeu enviar o Espírito, na passagem sobre a Samaritana – João 4.14

Jesus também falou que essa água ainda não havia sido dada aos discípulos em medida completa - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

João 7:38,39

 

Era necessário Jesus ir ao pai, completar a obra de redenção para o Espírito descer

.

 

Pouco antes de sua morte, Jesus discursou a respeito do Espírito Santo em seu último sermão que vai do Cap. 13 a 17 de João.

 

·       Jesus promete outro consolador – Jo.14.17

·       O outro consolador iria ensiná-los após a ausência de Jesus – João 14.26

·       O Espírito iria testificar sobre Jesus – João 15.26

 

Jesus deixou claro que se ele não completasse a obra de redenção morrendo, ressuscitando e indo ao pai, jamais o Espírito Santo viria plenamente, a vinda do Espírito Santo trazia consigo uma mensagem, a justiça está satisfeita e estamos perdoados:

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

João 16:7-11

 

Purificação do leproso como tipo

Os tipos têm sua utilidade neste sentido, pois, no A.T. quando um leproso era purificado, era passado sangue na orelha direita, no polegar direito e no dedo do pé direito, para depois passar o azeite.

Não pode vir o azeite sem o derramamento e aspersão de sangue, não há derramamento sem expiação.

 

Tabernáculo como tipo

Não se acessava a bacia com água sem passar pelo altar, o altar é a cruz, a bacia é o símbolo da purificação do Espírito.

 

Pentecostes como tipo

As festas de Israel eram dispostas da seguinte forma, primeiro a festa da páscoa, em que um cordeiro era sacrificado tipificando Jesus, no dia imediato ao sábado, ou seja, domingo, era oferecida uma oferta de cereal que era erguida, indicando a ressurreição, a partir dali contava-se 7 semanas, para iniciar a festa de pentecostes, que era o 50º dia após o início da colheita.

Jesus morreu na páscoa, passou 40 dias com os discípulos, até ser assunto aos céus, quando ele sobe, os discípulos estão conscientes de que o pentecostes, a “colheita” viria.

 

Jesus era a semente plantada com sua morte:

 

“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”.

João 12:24

 

As últimas promessas sobre o derramar do Espírito

 

Jesus cumpre sua obra de Expiação pelo sacrifício da cruz, são 3 dias em que ele permanece no ventre da terra, morto, mas as “Ânsias da morte não puderam retê-lo”.

Jesus ressuscita com inúmeras provas e num espaço de 40 dias ele fala com seus discípulos e lhes dá instruções.

Entre suas últimas instruções Jesus pede aos discípulos que aguardem a promessa do pai:

“Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”.

Atos 1:3-5

 

Após ver sua ascensão, os discípulos perseveram unânimes na oração, aguardando a promessa do pai, que segundo Jesus não demoraria.

Após a ascensão de Jesus, o cordeiro verdadeiro, seria necessário mais algum sacrifício, a culpa ainda ficaria com eles?

Deus finalmente habitaria no meio do seu povo?

 

Billy Graham fala sobre um homem que distante de casa, a 3000 KM enviou uma mensagem para a esposa. Esse pombo foi uma espécie de pombo correio, não importava a distância que ela estava, ela sabia que o marido estava em paz.


O Espírito Santo veio com três mensagens do pai no dia de pentecostes:

1º - A obra da expiação está completa, nós temos agora paz com Deus.

RM 5.1 – Jesus se apresentou como primeiro advogado e tornou nossa relação com Deus, uma relação de paz – 1° João 2.1-2

Jesus cumpriu cabalmente sua missão e inaugurou seu reino e enviou o outro consolador, o outro advogado para nós.

Já foi dito antes que temos dois advogados – Parecletos – Consolador, o que fica ao lado.

Num tribunal não importa muito se você sabe se expressar, contanto que seu advogado saiba. Nós temos um que fala ao pai por nós e um que fala do pai para nós.

“O Espírito Santo é o nosso segundo advogado, que traz consolo ao nosso coração:
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”. Romanos 8.16-17


Quando o Espírito Santo vem ele traz uma mensagem> Toda dívida está paga, entre você e Deus não há mais pendências, não há mais do que se envergonhar, o Espírito me faz entender que sou filho de Deus. O Espírito me comunica que minhas orações foram ouvidas.

O Espirito me comunica a realidade do pecado, mas a realidade da salvação.

O Espírito me santifica, pois, me diz que agora sou nova criatura.

O Espírito me dá ousadia para entrar na presença de Deus e ser usado por ele.

 

 

 

 

 

 

 

2º - Deus mudou de casa

 

E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.

Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?

2 Crônicas 2:5,6

 

 

·       Para o Judaísmo o lugar sagrado é Jerusalém, local da capital, local onde Deus habita.

·       Para o Islamismo o lugar sagrado é Meca, local de nascimento de Maomé maior profeta de Alá.

Para o catolicismo os locais de habitação são descentralizados, uma vez que os padroeiros são Canonizados nos mais diversos lugares

E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
Mateus 24:1,2

Essa não era a primeira vez que Jesus falava sobre destruir o templo, essa fala já estava presente no seu primeiro sinal:

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
João 2:19-21

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
João 14:1,2

 

Falar de céu a um Judeu era algo sem tanto sentido, quando Jesus fala sobre a casa do pai, a figura que lhes cerca a mente é o templo, afinal, para eles esta era a casa do pai, o lugar onde Deus habitaria.

Mas Jesus agora está falando de uma casa do pai com muitos aposentos, uma casa do pai com espaço para todos, uma casa do pai que não tem átrios e divisões exclusivas.

Essa casa do pai é o próprio corpo de Jesus, este templo seria destruído por meio de sua morte e levantado em 3 dias.

A casa do pai da qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo.

De fato, Jesus morreu e ressuscitou, ao fazê-lo, ele reergueu a casa do pai.

Em Cristo há inúmeras moradas, nós estamos nele e estando nele, também tornamo-nos a casa do pai.

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14:23

 

 

Deus visitava esporadicamente alguns lugares;

·       O altar de Abraão

·       Os altares erguidos a ele no decorrer do tempo

·       Os montes onde Moisés esteve

·       O tabernáculo

·       Os três templos

 

Mas uma casa definitiva era o anseio de Deus e do povo.

Jesus já havia falado que ele seria essa casa, com muitos aposentos, porém ainda não estava tão claro como isso se daria.

Com sua morte e ressurreição e ascensão uma lacuna se abre, durante quarenta dias, Deus não está nem entre o povo, nem no templo e nenhum lugar visível, apenas no céu.

Mas havia uma promessa do dia em que Deus habitaria em suas moradas, 120 discípulos estão clamando insistentemente para que Deus venha habitá-los por meio do Espírito Santo.

Este dia, foi o dia da mudança. O dia que Deus decidiu mudar de casa.

 

Deus já não estava desejoso de morar em outros lugares, os lugares tinham uma série de defeitos e dificuldades interpostas:

·       Os locais preparados para Deus habitar não lhe cabiam

·       Os locais segregavam (apenas alguns poucos acessavam)

·       Os locais onde Deus desejava habitar as vezes eram corrompidos

·       Havia uma tendência de adorar o lugar e não a pessoa

Considerando todas essas coisas, Deus escolheu uma nova casa, essa nova casa somos nós.

Respondendo aos anseios de seus ouvintes, Young Cho diz que ao tentar dizer que Deus apenas habitava no céu, havia uma dificuldade, pois, parecia ser muito vago.

-Maomé habitava em Meca

-Os santos em seus templos

- Hare Cristna na índia

 

 

 

 

E Deus?

Na bíblia talvez haveria inúmeras respostas e pistas, mas o local definitivo é:

EU! Eu sou o local onde Deus habita.

Deus está onde eu estou

Deus pisa onde eu piso

Deus mora onde eu moro

1º - Ao tomar uma casa, Deus tem de obrigatoriamente retirar os antigos moradores.

“Tapera velha toda deteriorada,
pintura suja parede rachada,
era invadida e o infame invasor
dela não cuidava,
mas houve alguém que se agradou da mesma,
pagou o preço que ela não valia,
e decidiu fazer sua morada, a partir deste dia.

Entrou na casa e pintou de vermelho,
com sangue puro, sangue do cordeiro,
fez o infame invasor fugir sem olhar para traz,
entrou na casa e tocou fogo nela, pós energia e apagou a vela,
quem vê a casa nunca imagina que já foi tapera.

Tapera velha fui eu lá no mundo, submergido num abismo profundo,
mas fui amado por Jesus no dia em que me encontrou,
abri a porta do meu coração, ele adentrou e fez transformação,
sou templo do espírito de Deus,
já tenho salvação.

 

2º Uma vez que o homem é naturalmente uma habitação, devemos manter a casa ocupada

Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.
E, chegando, acha-a varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.
Lucas 11:24-26

 

O homem é naturalmente uma habitação, seja de Deus, ou de espíritos imundos.

Alguns de nós vivem a experiência de ter a casa limpa, ter a casa adornada, preparada, mas não fazemos questão de manter o novo proprietário na casa, esta estando limpa e reformada abre espaço para que aquele que antes a habitava volte, mas não mais sozinho, pois, com a limpeza o espaço está livra pra que ele traga outros sete consigo.

É considerando isso que a proposta bíblica é:
“Enchei-vos do Espírito Santo” – Efésios 5.18

Para nós não há meio termo, Jesus deseja nos encher dele próprio, ele deseja dominar a casa.

 

 

Ele consola

Ele ensina o caminho

Ele intercede

Ele nos ajuda nas fraquezas

Ele nos sela

Ele nos dá dons

Ele muda nosso caráter

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais rápido possível.