terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Uma mensagem sobre amizade - Sermão entregue à igreja Adorar-te

 

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?

E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Eclesiastes 4.9-12

 

Amizade – Uma perspectiva cristã

 

Para iniciar o assunto da amizade, faço uso das palavras de JC Ryle, um pregador puritano que fez esse sermão em 1855:

“Este mundo é cheio de tristeza, porque é cheio de pecado. É um lugar escuro. É um lugar solitário. É um lugar decepcionante. O raio de sol mais brilhante neste mundo é um amigo. Amizade corta nossos problemas pela metade e multiplica por dois nossas alegrias. Você tem um amigo? Um amigo verdadeiro é escasso e raro. Há muitos que irão comer, beber, e rir conosco na luz do sol da prosperidade. Há poucos que permanecerão ao nosso lado nos dias de escuridão, há poucos que nos amarão quando estivermos doentes, desamparados e pobres, há poucos, acima de tudo, que cuidarão de nossas almas. Você tem um amigo verdadeiro?”

 

A amizade é algo raro, ao contrário do que se pensa, amizade é muito mais incomum do que pensamos. Talvez você tenha inúmeros seguidores, talvez você tenha vários contatos, mas uma infinidade de relações superficiais não substitui um único afeto verdadeiro.

As amizades hoje são multiplicadas no solo artificial das redes, multiplicamos contatos, mas não há profundidade nas relações. Quando mais jovem eu pensava ter inúmeros amigos, pensava ter milhares de pessoas com as quais eu poderia contar, mas uma marca fundamental do nosso tempo é a artificialidade.

Prova disso é que embora tenhamos pessoas das mais diversas por perto, a sensação de solidão é uma das mais presentes nas pessoas.

·        Tudo que Deus foi fazendo era seguido da afirmação “Isso é bom”.

·        A única coisa que Deus afirmou não ser bom era a solidão. “Não é bom que o homem esteja só”.

·        Ao ver a solidão do homem, Deus fez a mulher para ser sua companheira, essa seria sua amiga. Tudo no Éden era feito na coletividade, todos os verbos eram conjugados no plural: “O que vamos fazer? O que vamos comer? Para onde iremos?”

Ao pecar, a raça humana deixou de pensar como “Nós” para pensar apenas como “Eu”.

 

O problema da solidão

A solidão é problemática, o homem não nasceu para estar sozinho, o homem não nasceu para ser apenas um “eu”, ao viver isolado inúmeros problemas acontecem:

Ao pecar o primeiro ato, foi se enxergar como eu e se protegerem, a nudez era ali um relacionamento de confiança mútua, que foi rapidamente quebrado pelo fato de agora me vendo como “eu”, o outro se tornou ameaça contínua para mim.


O problema do pecado é que ele nos afastou de Deus, mas não só isso, ele nos afastou do próximo.

•A solidão afeta a saúde mental;

•A solidão faz pessoas falarem sozinhas;

•A solidão é como um fantasma na vida;

•O problema do homem não é saúde, dinheiro, bens, alimentos, o problema do homem é ainda estar só.

O egoísmo tornou-se um problema muito mais intenso com o passar do tempo.

·        Exemplo de Crianças tocadas – Jesus Copy

·        A solidão é a maior causa de morte nos EUA – Expectativa de vida diminuindo.

·        A população está ficando velha, rica e solitária.

 

Estamos cultivando isso de tal forma que pensamentos são constantemente repetidos por nós:

·        “Acho que levei a sério demais esse negócio de ter paz, me afastei de todo mundo”.

·        “Me dizem, você precisa sair e conhecer gente nova, ao que digo, ah é muita burocracia e eu não quero”.

·        “Eu cheguei naquela fase que troco qualquer rolê para ficar em casa com meu pet”.

·        “Minha meta principal é ser aquele parente que se mudou e ninguém mais teve notícias, estou lutando para isso”.

·        “Eu amo bloquear pessoas, você não vai me estressar no meu celular que comprei com meu dinheiro”.

·        “Quem gosta de visita é adolescente, adulto gosta de se trancar em casa e fingir que viajou”.

·        “Hoje resolvo tudo na vida me afastando, não mais idade para cobrar o básico de ninguém”.

·        “Não gosto quando a pessoa marca para sair e no dia quer sair mesmo, cara, fica de boa”.

Até mesmo nossos jovens vivem dessa forma, já liderei muitos “corações peludos”.

 

Estamos fazendo tudo em torno de si, evitamos a dor, evitamos os desgastes que uma vida em comunhão pode trazer, evitamos a todo custo ser afetado pelo outro.

Cultivamos cada vez mais uma preguiça social e isso afetou a igreja de várias maneiras.

·        Constantemente conheço pessoas que saem imediatamente do culto sob a alegação “Vou logo embora para não perder minha bênção”

Só que essa pessoa ignora o fato de que está perdendo a bênção ao “ir” logo.

Sem perceber a grande maioria das igrejas que deveriam ser lugares de comunhão se tornaram um conjunto de individualidades, nós sentamos lado a lado, confessamos o mesmo Deus, mas somos um conjunto de indivíduos, buscando o próprio interesse e ai de quem interromper nossa solidão.

Contra toda essa lógica do Egoísmo, o evangelho de Cristo é o convite para nós cultivarmos a comunhão e consequentemente termos amigos.

 

 

1 – Cuidado com quem são seus amigos

A.  Jonadabe e Amnon

B.  Roboão e seus amigos

C.  Himineu e Fileto

 

Embora essa frase seja do âmbito corporativo, vale a pena considerar:

“Você é a soma das 5 pessoas com as quais você mais convive” – Jim Rohn

 

Seja seletivo com suas amizades, elas podem te levar para lugares que você nunca imaginou, podem te influenciar totalmente.

 

·        1º Coríntios 15.33 – As más Companhias corrompem os bons costumes.

·        Provérbios 13.20 – Ande com os sábios e se tornarás mais sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.

·        “Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico,

Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma”.

Provérbios 22.24-25

 

Exemplo de Ló – Ele começou morando perto de Sodoma, depois instalou sua casa lá, até que tornou-se um homem influente lá.

 

As amizades tem uma capacidade de influência, de nos formar em alguns momentos mais do que nossa casa, mais do que nossos pais, até mais do que a escola, o quanto antes você aprender a ser seletivo com isso, melhor será a sua vida.

Cuidado com pessoas que não tem objetivos, cuidado com os que só vivem para se divertir, cuidado com os que se gabam de fazer coisas erradas.

A vida é feita de escolhas e você precisa hoje começar a projetar o seu futuro.

CS LEWIS – A vida não é uma espiral, mas uma estrada com bifurcações.

 

Não é bom que o homem esteja só, mas a depender de quem for sua companhia, é melhor estar sozinho.

 

Vamos considerar o que Salomão diz no Eclesiastes.

 

2º - É melhor serem dois, pois, juntos conseguimos mais – V.9; 12

“Conseguimos coisas fantásticas juntos – Eu e Deus resisto mil, com um irmão resisto a 10.000 – Deuteronônio 32.30

“Um cavalo sozinho arrasta até mil quilos, mas dois cavalos podem

arrastar até 10.000 KG.”

 

A minha força com mais um irmão é multiplicada por dez.

 

Somos chamados a comunhão, pois, o individualismo não combina com o evangelho.

 

·        Sendo dois eu tenho com quem chorar – Rm 12.15

·        Só dou conta do valor de um irmão quando não os tenho – 2º Tim 4.

 

Jesus veio para nos curar de tudo o que segrega:

“Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho” – Mateus 11.5

 

Jesus veio para curar tudo que nos afasta dos irmãos. Hoje o que nos faltam

são amigos, temos dinheiro, casas, empregos, mas faltam amigos, Jesus quer

curar isso com a igreja.

 

 

3º Na comunhão sou encorajado – EX Rodrigo

 

 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante – V.10

 

A Vida no corpo “levanta” os caídos

“Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia

seguinte saiu com Barnabé para Derbe” - Atos 14.20

Quando ando com alguém sempre tenho uma voz para me ajudar – Ex. Elias (PR Gilmar)

·        Na comunhão sou afiado – PV 27.17

 

4º - Na comunhão recebo afago – V.11

 

O irmão nasce no dia da angústia – PV. 17.17

Deus que consola os abatidos enviou TITO – 2º Cor. 7.6

 

EX. Igreja perseguida

 

 

 

Alguns conselhos práticos

 

1.   Se permita conhecer pessoas (Saia do isolamento, lute para vencer suas resistências de convívio).

2.   Saiba que há dificuldades no convívio, apesar de tudo, vale a pena, as diferenças nos ensinam.

Quem ama mais sua ideia do que a comunhão, destrói a comunhão –

Bonhoeffer

 

“Estamos todos constantemente ensinando e aprendendo, perdoando e

sendo perdoados, representando Cristo para as pessoas, quando

intercedemos por elas, e representando as pessoas para Cristo, quando

outros intercedem por nós. O sacrifício da privacidade pessoal, que é

diariamente exigido de nós, é recompensado diariamente, cem vezes

mais, no verdadeiro crescimento da personalidade que a vida do corpo

encoraja. Aqueles que são membros uns dos outros se tornam tão

diferentes quanto a mão e o ouvido. Essa é a razão por que as pessoas do

mundo são tão monotonamente parecidas entre si, quando comparadas

com a quase fantástica variedade dos cristãos. Obediência é o caminho

para a liberdade, humildade é o caminho para o prazer, unidade é o

caminho para a personalidade”.


C.S. Lewis – O peso de glória

 

4º - Deus honra alianças

 

Antes de Deus dar projetos, ele une pessoas.

Nós costumamos pensar no projeto para depois procurar as pessoas, mas Deus não dá filhos sem pais.

Deus está chamando alguns para se unir, essa união será selada com projetos fantásticos.

 

·        Barnabé e Paulo fizeram a primeira viagem e dela nasceram várias igrejas.

·        João e Pedro juntos curaram um paralítico e geraram um lindo sermão.

·        Rute e Noemi se apegaram e geraram o Messias.

 

Façamos o compromisso de ninguém soltar as mãos de ninguém, Deus não abençoou apenas o esforço, não abençoou os méritos, ele abençoou os relacionamentos.

 

Deus abençoa as relações – Mateus 18.18

 

 

A parábola do grande banquete - A conversão é um banquete, não uma prisão.

O grande banquete – Lucas 14.15-24

 

As parábolas de Jesus nem sempre eram planejadas, as vezes Jesus era impelido por uma situação do dia a dia. Jesus estava sensível aos links, às oportunidades que surgiam, de modo que as parábolas poderiam ser iniciadas a qualquer momento com Jesus.

Jesus também não costumava recusar convites, a sua vida era uma vida disponível, ele estava aberto a ouvir as pessoas e assentar-se com elas. Nesta ocasião, Jesus recebe um convite para jantar com um dos principais dos fariseus, mesmo sabendo que o faria sob constante avaliação.

 

Alguns atos precedem a refeição e são narrados por Lucas:

1º - Inicia uma discussão a respeito de fazer o bem no sábado

2º - Inicia-se uma parábola sobre os primeiros lugares nas bodas

3º - Jesus fala também sobre a necessidade de chamar pessoas que não possam nos retribuir, para se assentar conosco.

4º As curas representam o estado do povo:

 

A condição do povo subjugado;

Duas curas antecedem essa parábola, uma está no capítulo 13 de Lucas e outra no 14.

 

·        Uma mulher estava encurvada, Jesus a declara livre do mal, impõe as mãos sobre ela e ela se endireita e glorifica a Deus – LUCAS 13.10-17

Essa era uma figura do peso da lei sobre as costas dela.

Ela foi solta, desatada das “Imposições hipócritas dos fariseus”;

 

Em seguida (poucos dias depois) Jesus novamente vai à casa de um dos fariseus, quando chega lá, encontra o hidrópico. (HOMEM COM BARRIGA D`Água).

A figura aqui é dos que estão inchados pela lei.

 

Pessoas eram desumanizadas como “bois”

As ataduras sobre a mulher eram as amarras da lei

O poço onde o homem estava caído era o falso moralismo dos fariseus.

Jesus tira do poço e desata.

 

O povo subjugado pelos fariseus estava com as costas pesadas pelo julgo da religião, também estavam com a barriga cheia, mas não de alimento, mas sim da moralidade aquosa que os fariseus impunham, embora estivessem já inchados, permaneciam com fome.

 

Jesus então endireita a mulher e seca a barriga do homem, a religião só coloca pesos e nos enche do que não alimenta, Jesus estava ali para mostrar o efeito do evangelho da Graça.

 

 

Jactância farisaica

Ao falar sobre a necessidade de convidar pessoas indignas e que não poderiam retribuir, um dos convidados, remete a fala de Isaías sobre um banquete na eternidade.

Pensando nisso, ele diz:

“E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.
Lucas 14:15

 

A intenção de certa forma é ouvir o que Jesus pensa a respeito do banquete messiânico, segundo Bailey, Jesus era visto como uma espécie de mestre/pregador itinerante, que ao passar por determinado povoado é convidado por seus mestres para que estes vejam seus pensamentos. Nessa hora, um dos principais dos fariseus provoca Jesus para que fale sobre o sue pensamento a respeito deste grande banquete.

O texto em referência é Isaías 25.6-9

E o Senhor dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa de vinhos velhos, com tutanos gordos, e com vinhos velhos, bem purificados.
E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem.
Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse.
E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.

Isaías 25:6-9

A resposta ideal seria: “Aqueles que labutam, observam todos os pontos da lei, os puros, os que não tem defeitos físicos, todos estes é que vão participar deste banquete”.

 

O banquete de Deus

Jesus tinha um outro pensamento e frustrando as expectativas dos seus examinadores ele fala:

Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
Lucas 14:16,17

É muito interessante essa percepção escatológica de Jesus, ele está num jantar, em um ato de ceia, mas essa mesma ceia lhe faz refletir muitos anos a frente, na ceia da eternidade, em que o próprio pai nos servirá.

Ele está num jantar comum, mas já está se alimentando da eternidade.

Para falar sobre a realidade do Jantar futuro, Jesus inicia uma parábola.

Um homem fez um grande banquete e convidou pessoas, muitas pessoas, num dado momento tudo estava pronto, é então que ele envia o seu servo para avisar que tudo estava pronto.

Chegada a hora do grande banquete, dando a entender que o convite antecipado tinha sido confirmado, o servo vai.

Um convite para jantar era algo muito sério, na cultura de honra e vergonha que os judeus estavam inseridos, era muito sério convidar alguém e o aceitar este convite.

Nós no Brasil falamos sempre por educação, vamos marcar um churrasco e isso nunca acontece, nos judeus e orientais esse tipo de fala gera expectativa, de modo que o ato se divide em algumas partes:

 

1º Convite prévio com data

2º Preparação do banquete

3º Os convidados esperavam a confirmação de que já podiam ir

4º O anfitrião mandava uma mensagem informando que poderiam ir.

 

Os atos preparatórios passavam pela quantidade de pessoas:

 

2 a 4 convidados – 1 ou duas galinhas

5 a 8 – Um pato

10 a 15 – Um cabrito

15 a 35 – Uma ovelha

Acima disso um bezerro.

 

As desculpas

A questão toda é, há um convite para um grande banquete, está tudo pronto, é só festejar, mas uma série de desculpas são dadas.

Você já deu desculpas para não ir em algo? Qual foi a última desculpa que você deu para não estar em alguma coisa?

·        Uma cena famosa de recusa a um convite se deu num filme conhecido brasileiro, em que a protagonista diz que não irá na referida data pois “gripaloei” na ocasião.

·        Quem aprende a dar desculpas na verdade tem pouca habilidade para fazer outras coisas.

 

O banquete está pronto e o servo vai aos convidados para avisar, então é surpreendido:
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
Lucas 14:18

 

Uma sequência de desculpas sem sentido começa a ser dada, seguindo um mesmo padrão

·        Fiz isso

·        Preciso fazer isso

·        Peço desculpas

 

A primeira desculpa é: Comprei um terreno, preciso vê-lo.

A compra de uma terra em nossa cultura ocidental é um ato complexo, não se compra uma casa sem ver, um terreno da mesma maneira.

Observa-se se o local é plano, se é bem localizado, se é legalizado, se há possiblidade de valorização do local, etc.

Nos tempos bíblicos os exames eram ainda mais intensos, uma vez que nos dias de Jesus a principal atividade era a agricultura, logo, ao adquirir um campo, deveria ser avaliada a possiblidade de plantar e colher neste. Logo o processo era complexo.

Poderia durar meses, anos, observava-se se tinha árvores, se o sol se voltava ao local, se tinha sombra em excesso, se em cada estação produzia, etc.

Quando o homem diz que comprou um campo e precisa vê-lo, ele está falando de uma atividade perfeitamente adiável e que é feita com calma.

Não se compra propriedade sem ver.

 

É uma desculpa um tanto inadequada e que demonstra profundo interesse e certamente chatearia o anfitrião, o servo então tem de continuar seus convites.

“Acabei de comprar uma casa sem ver, por telefone, e preciso ir lá dar uma olhada nela e na vizinhança”.

O banquete foi realizado no fim da tarde, não havia mais tempo para tratar de nada, é uma desculpa sem fundamento.

 

A segunda desculpa é: Comprei 5 juntas de bois e preciso experimentá-los.

Do mesmo modo, não se comprava animais para carga sem testar, só faz sentido ter juntas de bois, como animais de carga, se eles tiverem a oportunidade de caminhar na mesma velocidade, manter a mesma altura, são adequados, mas este teste se dá de forma rápida por ver como os bois trabalham.

Quem em sã consciência compraria bois para carga sem que antes estes fossem testados?

Ao dizer que comprou sem testar e o faria de forma posterior, está dando uma desculpa infundada. Provavelmente uma mentira.

“Não chego a tempo para jantar, acabei de comprar 5 carros usados, comprei por telefone, estou indo no estacionamento descobrir o ano, modelo e ver se funcionam”.


De certa forma ele está dizendo que os animais eram mais importantes para ele do que o anfitrião.

 

A terceira desculpa: Me casei.


Ao se casar, existia uma folga no que diz respeito as guerras, isso se aplicava por 1 ano.

Mas esta folga não se trata de um salvo conduto para todas as obrigações sociais. Este homem foi sondado, convidado, aceitou e agora diz que não pode porque se casou e sequer pede desculpas.

A sua fala dá a entender que tem mais o que fazer com sua mulher do que atender um jantar.

 

As três primeiras desculpas são infundadas, o servo indignado volta e comunica o seu Senhor sobre o que está acontecendo.

A intenção dos convidados era desmoralizar o anfitrião, tornando seu jantar um fracasso. É um boicote coletivo.

O dono do banquete fica irado, logo, toma uma atitude.

E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
Lucas 14:21

 


O convite agora é para os judeus, mas não os de puro sangue, mas sim os rejeitados.

Degrau por degrau, Jesus desmantelou a escada da hierarquia que marcava a aproximação de Deus. Convidou pessoas defeituosas, pecadores, estrangeiros e gentios — os impuros! — para a mesa do banquete divino.

Philip Yancey”

 

·        Esse convite fala dos mais diversos discípulos de Jesus

·        Pescadores

·        Coletores de impostos

·        Pessoas nervosas

·        Publicanos

·        Pecadores

·        Doentes

 

 

Não posso moderar minha definição de graça porque a Bíblia me força a torná-la o mais abrangente possível.

Deus é "o Deus de toda a graça", nas palavras do apóstolo Pedro.

E graça significa que não há nada que eu possa

fazer para Deus me amar mais, e nada que eu possa fazer para Deus me amar menos.

Significa que eu, até mesmo

eu que mereço o contrário, sou convidado a tomar o meu lugar à mesa da família de Deus”

Philip Yancey

 

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;
Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.
Lucas 5:31,32

 

Esse convite é para os que sã do povo, mas estão doentes. São do povo, mas estão feridos.

Hoje o paralelo seriam os afastados, grande parte deles conhecem a Deus, mas foram feridos, maltratados, decepcionados, no Brasil há hoje a mesma quantidade de pessoas dentro da igreja e de afastados, eles são pessoas feridas, o convite para o banquete ainda é para eles. Queremos ser uma comunidade de reconciliação.

 

 

Motivado com o convite estendido e aos que não eram “perfeitos”, o servo faz uma nova proposta:

E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Lucas 14:22,23

A questão de forçar aqui refere-se muito mais a insegurança dos convidados, do que uma atitude de violência. Eles ficariam suspeitos quanto as intenções do anfitrião.

Vamos a algumas lições práticas:

Considerando que esta parábola fala sobre a vida Cristã, nós entendemos algumas percepções de Jesus sobre o modo como deve ser nosso relacionamento com Deus:

1º - O meu relacionamento com Deus não é uma prisão, uma penitência, a minha relação com Deus é uma festa.

Ao pensar deste modo eu não devo entender seus convites como um peso, como uma obrigação, o convite de Jesus é para celebrar, é para se alegrar com ele, é para festejar juntos as bençãos da salvação.

Aos que tem uma visão distorcida a este respeito, a vida Cristã não é uma festa, é antes um açoite, uma penitência, devemos considerar se nos alegramos de ser convidados para a festa de Jesus.

 

Quando Mateus se converteu ele fez uma festa:

“E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa”.

Lucas 5.29

 

2º - Para participar deste banquete, o anfitrião só exige disponibilidade, já está tudo pronto.

Quando somos convidados a um banquete, naturalmente esperamos que tudo esteja pronto.

Na maioria dos convites que recebemos, por uma questão de cortesia, perguntamos se é necessário levar algo, até por questões econômicas, atualmente, tornou-se caro, inviável, assumir tudo sozinho, mas ainda assim, ao ser convidado para um banquete, subentendemos que há coisas que são obrigação de quem convida.

Se você é convidado para um banquete mas tem que levar arroz, óleo, feijão, você está sendo convidado a uma ação comunitária, mas não a um banquete.

Assim são muitas religiões hoje, elas nos convidam ao banquete, mas este banquete não está pronto, nós temos que cozinhar, peregrinar, levar nossos recursos.

O convite de Jesus só pede que você esteja disponível, já está tudo pronto.

Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Isaías 55:1

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
João 7:37

 

3º - Aceitar o convite de Jesus exige deixar outras coisas

O Convite de Jesus é para desfrutar do tempo com ele

O convite de Jesus é ser alimentado por ele

O convite de Jesus é celebrar sua presença

O convite de Jesus é para deixar tudo e seguir

 

“Deus dá o reino; mas a aceitação do dom de Deus significa a rejeição de muitas outras coisas. O reino de Deus oferece os maiores dons; mas exige lealdade exclusiva e devoção integral. A grande festa é uma festa, e não a distribuição de rações gratuitas. Os que querem participar dela precisam entrar. Porções dela não podem ser enviadas para fora, para que eles delas participem, enquanto participam de outras coisas”

Keneth Bailey

 

3º - Para Deus é importante qualidade e quantidade

4º - As desculpas mudaram, mas as raízes são as mesmas:

 

·        Geração dos bens materiais

·        Geração dos afazeres

·        Geração das pendências familiares

5º - O chamado do anfitrião é o mesmo: Tragam os doentes e os estrangeiros porque ainda há lugar, há mesmo?

- Ninguém pede para entrar nessa festa, só se entra com o convite, mas você pode dar desculpas e rejeitar o convite.

·        O convite tem prazo, os lugares não ficarão desocupados para sempre

·        Quem rejeita o convite fica de fora.

·        Não existe participação à distância

·        O anfitrião não manda marmitas para quem rejeitou, ele só convida e espera uma reação.

·        Não há neutralidade quanto ao convite.

 

- Essa parábola teve cumprimento parcial, mas Isaías profetizou um tempo em que os gentios seriam unidos ao banquete.

Até aquele momento Jesus estava congregando os de Israel, nós estamos sendo convidados como os de “fora”

Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.
Isaías 56:7,8

Nós fomos incluídos no banquete:

Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;

Mateus 8:11