segunda-feira, 25 de setembro de 2023

A preguiça - Provérbios

 

“Passei pelo campo do preguiçoso, pelo vinhedo daquele que não tem juízo.

Tudo estava cheio de espinhos e coberto de ervas daninhas, e seu muro de pedras, em ruínas.

Então, enquanto observava e pensava no que via, aprendi esta lição:

Um pouco mais de sono, mais um cochilo, mais um descanso com os braços cruzados,

e a pobreza o assaltará como um bandido; a escassez o atacará como um ladrão armado”.

Provérbios 24:30-34

 

A preguiça – O ladrão

 

A preguiça é um dos sete pecados considerados capitais, pecado capital é um conceito criado por Tomaz de Aquino, que diz respeito a algumas práticas que dão origem a inúmeras outras.

São Pecados de origem. Deles advém os pecados veniais que são fruto dos primeiros.

A preguiça é um estado de apatia, desânimo, prostração, acídia (Palavra em Latim), apatia, cansaço, tédio, é mais do que estar parado fisicamente, a preguiça é uma condição de desânimo espiritual e físico.

É um desânimo próprio de quem desistiu de buscar as coisas importantes da vida, a preguiça é um estado de prostração, terceirização;

Preguiça é diferente de ociosidade, a ociosidade é benéfica e intencional, a preguiça é carregada de não intencionalidade.

A preguiça é pecado por ser um modo de abrir mão do mandato cultural, esvaziando o sentido da mordomia do tempo e da vida – Crescei e multiplicai.

O preguiçoso recusa-se a fazer parte do projeto de Deus, cruzando os braços e lhe pedindo que “se vire” com seu projeto.

A preguiça é entregar-se, é colocar o controle nas mãos dos outros, logo é caracterizada por frases:

·      “Tanto faz”

·      “Deixa como está para ver como fica”

·      “Tudo bem”

 

A preguiça é irrefletida, mecânica, fazer por fazer, o andar sem questionar.

 

“Preguiça é aquilo que você faz porque sempre fez e nunca se perguntou por que continua fazendo, é o que você faz insatisfeito com o resultado, mas continua fazendo por preguiça de pensar diferente, tem preguiça de inventar, de reinventar, de questionar. É o Estado em que já não se busca nada, não se espera nada”.

 

Preguiça está diretamente ligada a depressão, de modo que o livro “O demônio do meio dia” de Andrew Solomon retrata sua luta nos períodos de crise para atividades simples, como tomar banho, escovar os dentes, se levantar. A preguiça enquanto patologia é triste, passível de tratamento, é fruto da falta de dopamina que é a substância da alegria e prazer na vida.

A preguiça quando condição clínica deve ser tratada, porém quando o fator não é clínico, trata-se de um problema moral e que deve ser tratado como a bíblia trata: Um pecado!

·      A preguiça é uma desesperança profunda, é um abandonar-se, render-se a falta de sentido.

·      A preguiça é um suicídio espiritual / existencial.

·      A preguiça nem sempre indica estar parado, na verdade, o preguiçoso precisa trabalhar mais.

·      O preguiçoso é um ser procrastinador.

·      O preguiçoso é alguém que faz as coisas sem excelência e por assim fazer, tem de fazer duas ou três vezes.

O preguiçoso é alguém totalmente quietista e determinista, ele pensa que o que tiver de ser será, não importa o que eu faça, não importa o que eu pense, tudo será como tem que ser.

A raiz da paz do preguiçoso não é a fé, é a terceirização.

Se nada do que eu fizer vai mudar as contingências, vou ficar onde estou.

Preguiça não é o ato de quem após um dia de trabalho e satisfeito com os resultados se deita e dorme e demora a acordar, na verdade saber parar é sabedoria, a preguiça é admissão da derrota antes da luta.

O autor de Provérbios dedica boa parte do seu livro para tratar dessa questão, portanto vamos meditar em alguns males específicos da preguiça em Provérbios:

O preguiçoso é um procrastinador em potencial, ele vive adiando, vive deixando pra depois.

“Primeiro eu perco metade do meu tempo procrastinando e depois perco a outra metade surtando e reclamando da minha própria procrastinação”.

·      Cedo ou tarde aquilo que procrastinamos nos encontra

 

“Preguiça, o hábito de descansar antes da fadiga” Jules Renard

“A preguiça gasta a vida, como a ferrugem consome o ferro”. Marquês de Maricá

“A minha vontade é forte, porém minha disposição de obedecer-lhe é fraca” – Carlos Drummund Andrade

 

O que provérbios diz a respeito da preguiça?

 

1º - A preguiça é algo insaciável:

Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.
Provérbios 6:9-11

 

O descanso intencional é bíblico, feito por Deus, ordenado por ele por meio do sábado como princípio.

O grande fator é que o sono é insaciável, você nunca dormirá o suficiente, porque uma vez que dormir também cansa, sempre haverá um pouco mais de sono por tirar.

Quando damos demasiada importância a preguiça da vida, ela se constitui um ladrão.

Um ladrão de sonhos, um ladrão de dinheiro, um ladrão de conforto, um ladrão de momentos, este ladrão não é o diabo, não é demoníaco, é um ladrão que nós criamos.

Cedo ou tarde a vida preguiçosa cobra de nós, ela virá de forma inesperada e o grande mal da preguiça é que para reverter o feito do meliante e do ladrão, não basta apenas se levantar um dia, o custo da vida preguiçosa é o tempo alongado para reversão do estado que ela causa.

 

 

2º - O preguiçoso empobrece:

“O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece”.

Provérbios 10:4

 

O preguiçoso é avesso ao trabalho e por ser assim, não vê o trabalho como bênção, mas como um mal necessário e por ver como um mal necessário trabalha o dobro.

É paradoxal, mas quem trabalha com prazer, vê meios de aperfeiçoar o trabalho, assim trabalha menos.

O preguiçoso lida com 3 pesos, o da atividade em si, o de fazer sem querer e o de fazer mais que o necessário.

O texto que lemos fala sobre o preguiçoso empobrecendo, neste sentido, aos preguiçosos resta o trabalho que pessoas que tem preparo não fazem.

O preguiçoso dorme profundamente, mas sua apatia o leva a passar fome.

Provérbios 19:15

 

Quem tem preguiça de arar a terra na época certa não terá comida no tempo da colheita.

Provérbios 20:4

 

Se você ama o sono, acabará pobre; mantenha os olhos abertos e terá fartura de alimento!

Provérbios 20:13

 

Não ande com os beberrões, nem se envolva com os comilões,

pois eles caminham para a pobreza e, de tanto dormirem, terão apenas trapos para vestir.

Provérbios 23:20,21

 

3º - O preguiçoso vive à mercê das circunstâncias

O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.

Provérbios 10:5

 

O preguiçoso sempre está dizendo frases que o tiram da responsabilidade:

“Tanto faz”

“Depois eu vejo”

“Deixa assim mesmo”

“Está bom”

 

Vivendo assim o preguiçoso nunca tem nada, o preguiçoso não é honrado.

O preguiçoso dorme na hora que deveria agir, fica parado quando deveria ir, o preguiçoso trabalha fora de hora e descansa quando deveria trabalhar, o preguiçoso vive lidando com as consequências de seus adiamentos e procrastinações.

Cedo ou tarde o que você procrastina te encontra.

 

O preguiçoso não age com precaução, ele sempre está correndo atrás de tudo por sua falta de intencionalidade.

 

 

4º - O preguiçoso causa irritação nos outros

Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.

Provérbios 10:26

 

É de um desgosto impossível de descrever o trabalho feito pelo preguiçoso, primeiro pelo fato de precisar ser mandado.

O preguiçoso desconhece a proatividade e precisar o tempo inteiro falar o que precisa ser feito é desgastante como um todo.

 

E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?
E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

Lucas 17:7-10

 

Se você precisa ser mandado para fazer, você perdeu a virtude.

 

O trabalho feito por obrigação e transparecido assim, é como vinagre para os dentes e como fumaça aos olhos, dói de ver!

 

Como consequência desse trabalho mal-feito, o preguiçoso não cresce, só regride:

Quem trabalha com dedicação chega a ser líder, mas o preguiçoso se torna escravo.

Provérbios 12:24

 

Quem é relaxado em seu trabalho causa tanto estrago quanto aquele que destrói.

Provérbios 18:9

 

Ex; Seu madruga

 

  - O preguiçoso nunca termina o que começa:

O preguiçoso nem mesmo cozinha o animal que caçou, mas o que trabalha com dedicação valoriza tudo que possui.

Provérbios 12:27

 

 

O preguiçoso pega a comida na mão, mas não se dá o trabalho de eva-la à boca.

Provérbios 19:24

 

O preguiçoso é alguém que tem lapsos de coragem, mas cedo isso passa!

Ele não tem perseverança, ele começa muitas coisas e termina poucas ou nenhuma delas.

 

6º - O preguiçoso é cheio de desculpas

O preguiçoso diz: ‘Há um leão lá fora! Se eu sair, ele me matará!”.

Provérbios 22:13

 

O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá.
Provérbios 20:4

 

O preguiçoso é criativo em arrumar desculpas.

Ele tem razões claras para não se mover agora, para não estudar, para não trabalhar, ele tem um estoque infinito de razões para continuar assim.

 

O preguiçoso nesse sentido é um especialista em criar razões para se manter assim:

 

O preguiçoso diz: "Há um leão no caminho! Tenho certeza de que há um leão lá fora!".

Como a porta gira nas dobradiças, assim o preguiçoso se revira na cama.

O preguiçoso pega a comida na mão, mas não se dá o trabalho de levá-la à boca.

O preguiçoso se considera mais esperto que sete conselheiros sábios.

Provérbios 26:13-16

 

 

 

7º - O preguiçoso se acha esperto

Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem.
Provérbios 26:16

 

O preguiçoso gosta de dinheiro fácil.

Me impressiona a quantidade de servos de Deus que se enveredam por este caminho.

 

O preguiçoso vive tentando meios fáceis de enriquecer, ele quer sucesso no sofá de casa:

 

O preguiçoso deseja muitas coisas, mas acaba em ruína, pois suas mãos se recusam a trabalhar.

Provérbios 21:25

 

Como as pernas do coxo, que pendem flácidas, assim é o provérbio na boca dos tolos.
Provérbios 26:7

 

O preguiçoso conhece muita coisa, sabe sobre investimentos, sobre meios de ter renda, mas suas palavras sem prática, têm a mesma utilidade de pernas para um coxo.

 

O dinheiro ganho por meios ilícitos logo acaba; a riqueza conquistada com trabalho árduo cresce com o tempo.

 

Provérbios 13:11

 

Quem trabalha com dedicação tem fartura de alimento; quem corre atrás de fantasias não tem juízo.

Provérbios 12:11

 

8º O Preguiçoso cria um mal caminho para si mesmo:

 

Passei pelo campo do preguiçoso, pelo vinhedo daquele que não tem juízo.

Tudo estava cheio de espinhos e coberto de ervas daninhas, e seu muro de pedras, em ruínas.

Então, enquanto observava e pensava no que via, aprendi esta lição:

Um pouco mais de sono, mais um cochilo, mais um descanso com os braços cruzados,

e a pobreza o assaltará como um bandido; a escassez o atacará como um ladrão armado.

Provérbios 24:30-34

 

O caminho do preguiçoso é bloqueado por espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada aberta.

Provérbios 15:19

 

O preguiçoso reclama da vida que vive, mas os espinhos diante dele poderiam ser removidos por ele mesmo.

O preguiçoso vive sufocado por circunstâncias que ele deixou acontecer na sua inércia.

 

9º - O preguiçoso é um sanguessuga

A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá

Provérbios 30:15

 

 

10º - A preguiça tem duas filhas: Negligência e imprudência

Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja.

Eclesiastes 10:18

 

Existem coisas que nos acostumamos por falta de brio, acostumando-se com o que não deve.

É a gambiarra.

A falta de pintura, o mofo, a sujeira do carro.

 

 

Os dez mandamentos do preguiçoso:

Quem nasce cansado, vive para descansar

Ama tua cama como a ti mesmo

Se ver alguém descansando, ajude-o;
4º. Descanse bem de dia para dormir bem de noite;
5º. O trabalho é sagrado, nunca toque nele;
6º. Nunca faça amanha, o que pode ser feito depois de amanhã;
7º. Trabalhe o menos possível, o q deve ser feito, deixe q outra pessoa faça;
8º. Calma! Ngm nunca morreu de tanto descasar;
9º. Quando sentir vontade de trabalhar, acalme-se, sente e espere que logo passa;
10º. Não se esqueça: “Trabalho é saúde”, deixe o seu para os doentes;

terça-feira, 13 de junho de 2023

Comunicação no casamento - Palestra dada aos casais - Ad Brás Santo Eduardo

 

Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
Eclesiastes 9:9

 

O casamento na perspectiva cristã é algo que deve ser para sempre. Jesus falou a respeito disso, essa verdade é reafirmada até mesmo no senso comum.

De modo que não é difícil ouvir até mesmo de pessoas não “cristãs” que há sim uma crença de que casamento é para a vida toda.

A declaração mútua e os votos conjugais são sempre seguidos da afirmação: “Até que a morte nos separe”.

O casamento dessa forma é mais do que a relação de amor entre dois indivíduos que escolhem viver juntos. O casamento é uma aliança, é a repetição do modo que Deus escolheu se relacionar com seu povo no decorrer da história.

Dessa forma não é o amor que sustenta a aliança, não é só o bom relacionamento, mas a aliança sustenta todas essas coisas.

Ao declarar publicamente, seja de forma verbal, ou por meio do ato civil, que há o desejo de casar-se com alguém, estamos fazendo uma aliança em que os termos são: Ainda que o tempo passe, ainda que as circunstâncias mudem, ainda que até mesmo o amor se esfrie, ainda que as versões do cônjuge mudem, estamos nos comprometendo a continuar sendo marido e mulher, em todos os tempos, em qualquer circunstância, enquanto essa aliança permanecer intacta.

Ainda que a compreensão de aliança não esteja totalmente clara na mente das pessoas, todas entendem que há uma perpetuidade no casamento.

Dietrich Bonhoeffer quem disse: É a aliança que sustenta o amor, não o amor a aliança.

Porém mesmo com este senso comum a respeito do casamento, o número de divórcios vem crescendo.

Em 2021, foi rompido o recorde histórico de divórcios em um único ano no Brasil, chegando a 77.509. Infelizmente com tendências a piora, por conta de vários fatores.

Quais seriam os principais motivos para isso? O que pode fazer o meu casamento ser destruído?

 

Na presente palestra, pretendo enumerar os principais motivos que levam o casamento ao fracasso.

 

1º - Falta de comunicação

Em 5 anos de ministério pastoral, tenho constatado que uma das maiores dificuldades que os casais têm, é de se comunicar.

Seja pela natureza do homem, seja por correções não feitas em tempo, seja pelo excesso no celular, todas essas coisas dificultam a comunicação no lar.

Os casamentos se desfazem porque a falta de diálogo vai permitindo espaços para expectativas não realizadas, ou mágoas não declaradas que se avolumam e se acumulam.

Atendemos recentemente um casal, o homem nos procurou por conta de sua esposa “repentinamente” ter ido embora.

Ao perguntar constantemente sobre a questão, ele próprio refletiu e disse não haver razões claras para ela sair. Porém por terceiros, soube que algumas vezes sua esposa tinha declarado o desejo de ter filhos, já ele desconversava a respeito do assunto, priorizava outras coisas, até que dada a falta de atenção nesse desejo dela, ela optou por romper o relacionamento.

 

Os casais têm facilidade de falar de seus problemas para parentes, amigos, pastores, mas não conversam entre si, sobre preferências, sonhos, incômodos, mágoas, etc.

 

 

 

Algumas barreiras se interpõe a boa comunicação no casamento:

1º - Dificuldade de uma das partes de falar na hora certa:

O conselho oferecido na hora certa é agradável como maçãs de ouro numa bandeja de prata”. Provérbios 25:11

 

2º - Dificuldade ouvir

 Para quem se dispõe a ouvir, a crítica construtiva é como brinco de ouro ou joia de ouro puro”.  Provérbios 25:12

 

Pr Chico Malaquias conta que houve um dia em que em uma de suas palestras, um senhor, já de idade, pediu a palavra para perguntar ao pastor diante da plateia, qual a razão de que nos dias de intimidade do casal, a sua esposa colocava o dedo no seu ouvido, sendo que ele não gostava.

Obviamente ela ficou indignada com a situação.

 

2º - Incompatibilidades – Diferenças

 

Outro grande problema no casamento são as diferenças, as pessoas são distintas em criação, em hábitos, alguns dão mais importância a determinados assuntos do que outros.

Conheci um casal que levava muito em consideração coisas bem distintas:
O rapaz nunca teve muitas regalias na alimentação, a moça se alimentava muito bem.

O rapaz sempre se vestiu bem em detrimento de ter bons pratos na mesa e presou sempre pela limpeza, para ela ter o que comer ela bem mais importante, foram inúmeros os conflitos por conta disso.

 

 

 

Hernandes Dias Lopes diz que o casamento é como uma MALA:

Uma mala velha, pesada e sem alça

“O casamento é como uma mala velha, pesada e sem alça. A figura parece estranha e negativa, mas é sugestiva. Quando nos casamos, levamos para casa uma mala com nosso enxoval. Nesse enxoval, levamos não apenas vestes e roupa de cama, mesa e banho, mas também nossos hábitos, manias, cultura, idiossincrasias, vícios e deformidades. Quando desfazemos essas malas e ajuntamos nossas tralhas, algumas coisas sobram, e essas coisas incomodam, e muito.

Quando abrimos essa mala velha, pesada e sem alça, percebemos que muitas dessas relíquias incomodarão profundamente nosso cônjuge. Nosso vocabulário, nosso tom de voz, nossas manias, nossos hábitos, nossos costumes, nossos gostos, nossa preferência podem ser um grande incômodo para quem convive conosco debaixo do mesmo teto. Há coisas pequenas que podem irritar um ao outro, como o jeito de mastigar ou de apertar o tubo de creme dental. Deveriamos ser mais sensíveis ao nosso cônjuge e menos apegados a essas relíquias e antiguidades que transportamos nessa mala velha e sem alça”.

 

Todos nós entramos no casamento com bagagens e precisamos ser compreensivos para tirar algumas coisas da nossa mala, também devemos ser compreensivos com as coisas que nosso companheiro (a) quiser manter.

 

 

 

 

 

 

 

 

3º - Expectativa elevada

Temos a tendência de ao procurar alguém para casar, buscar alguém que seja como nós, ou que seja perfeitamente compatível com nossas ideias.

O problema é que essa pessoa perfeita não existe e se existe, ela tende a deixar de ser perfeita.

Ao elevar demais as expectativas há uma grande tendência de frustração. Todos nos casamos achando que conhecemos nosso cônjuge, mas a realidade é bem mais dura do que imaginamos.

A “pessoa certa” como costumamos dizer, não existe. Se você por sorte encontrou essa pessoa a princípio, é bem possível que com o passar dos anos ela se torne outra pessoa, pois, estamos em movimento.

Nenhum de nós é mais a mesma pessoa de 10 anos atrás, nenhum de nós é a mesma pessoa que quando nos casamos.

Eu me casei com 5 mulheres, todas elas eram a minha esposa.

Devemos ter cuidado para não elevar demais nossa expectativa a cerca do cônjuge, pois, de certa forma, nós mesmos não somos a pessoa que ele (a) conheceu.

Isso acontece fisicamente, emocionalmente, financeiramente.
Neste sentido é necessário renúncia da própria expectativa, a chave do casamento não é “subir” a barra, mas renunciar por amor ao outro. Doar, mais do que cobrar.

 

Figura da conta bancária:

“O casamento pode ser comparado a uma conta bancária: precisamos depositar mais do que sacamos. Se tentarmos tirar da nossa conta mais do que depositamos, iremos à falência, perderemos o crédito, e nosso nome irá para o rol dos devedores. Assim também é o casamento: precisamos investir mais do que cobramos; elogiar mais do que criticamos; amar mais do que exigimos ser amado”.


Nós devemos ter cuidado para que não tornemos a relação conjugal numa constante contabilização, isso deve ser mais involuntário, uma doação mútua.

 

Se não houver perdão, ainda que continuem debaixo do mesmo teto as almas se divorciam.Sem perdão dorme-se namesma cama mas não se tem uma cama comum para as mesmasalmas descansarem, para dormirem juntas no repouso psicológico,espiritual e moral da oração. Sem perdão não há unidade quesobreviva numa relação familiar.

Caio Fábio-Perdão: A encarnação da graça

 

 

4º - Dificuldades de viver uma vida compartilhada

Há muitos casais zelando demais por sua individualidade, de modo que tem contas separadas, hábitos a parte, privacidade demasiada, senhas, vidas a parte.

Se a vida que escolhemos foi uma vida a dois, há necessidade de que vivam em união.

 

Há pelo menos 4 benefícios de viver a dois:


“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?

E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Eclesiastes 4:9-12”

 

·      O casamento é melhor do que a vida solitária – Ec 4.9

·      Se conquista mais a dois - Ec 4.9

·      Os dois são fortalecidos - Ec 4.10

·      Os dois são aquecidos – Ec. 4.11

·      Os dois são mais fortes – Ec. 4.12

 

5º - Interferência familiar

Devemos cuidar para fortalecer o conceito de que o casamento é apenas entre 2. Família daí em diante são apenas os dois.

Devemos respeito a família do cônjuge, mas não é razoável as interferências e comparações que acontecem em muitos casamentos.

Há mães e pais que sempre mantém uma porta aberta para o caso dos filhos terem problemas nos casamentos, de modo que a qualquer dificuldade vão para a casa dos seus pais onde tem um “colo” mesmo estando errados.

 

6º - Infidelidade conjugal

O coração do homem é enganoso – Jeremias 17.9

Fundamentar a vida a dois apenas no sentimento é um engodo, pois, somos totalmente propícios a ter os sentimentos voláteis, amamos hoje e aborrecemos amanhã, gostamos hoje e amanhã não gostamos tanto assim.

Devemos cuidar para que este turbilhão de emoções não nos faça ser iludidos em achar que a saída é encontrar algo fora do casamento.

O casamento denota “deveres”, de manter-se fiel, de ter apenas uma pessoa, de ter uma vida íntima apenas com o cônjuge. Quando associamos tudo isso a um condicionante que é a paixão, temos a tendência de não manter-se “apaixonados intensamente” o tempo todo, abrindo precedentes para outras relações.

Em uma de suas defesas Jó declarou “Fiz uma aliança com meus olhos”.

Assim devemos fazer também.

·      A curiosidade não nos favorece.

·      A amizade deve ser muito mais intensa entre o cônjuge do que qualquer outra pessoa.

 

6º - Problemas de intimidade

No nosso ambiente cristão, temos muita dificuldade de lidar com a questão do sexo.

Somos apresentados a pelo menos 3 noções a respeito dele:

1º - Sexo é apenas um apetite

2º - Sexo é algo de natureza inferior no ser humano (Algo sujo)

3º - Satisfação pessoal (busca de identidade)

 

Tendo isso em mente naturalmente há um tabu na mente de muitas pessoas a respeito da própria sexualidade, em que pensam ser o sexo algo criado por satanás, ou uma criação humana.

Sob essa perspectiva, o sexo seria algo que Deus veria de forma negativa, ou algo que ele apenas tolera.

 

Porém Deus é quem criou homem e mulher com genitália, desejos e zonas erógenas, ele não o faria para que não fossem usados.

·      A bíblia ordena a prática do sexo – 1º Coríntios 7.3-5

·      A bíblia ainda ordena que o marido usufrua dos seios da sua esposa – Pv.5.19

·      Todo o livro de Cantares trata da questão abertamente (Exploraremos adiante).

 

 

 

 

 

 

 

O sexo é um meio de renovar a aliança que mencionamos antes:

“Quando você se casa, faz uma aliança solene com seu cônjuge. É um grande dia e seu coração se enche de satisfação. Com o passar do tempo, contudo, é necessário reavivar a chama dentro do coração e renovar o compromisso. É preciso haver oportunidade de relembrar tudo o que a outra pessoa significa para você e de se entregar novamente. O sexo entre marido e mulher é a forma singular de fazê-lo. Aliás, o sexo é, talvez, o meio mais poderoso que Deus criou para ajudar você a se entregar inteiramente a outro ser humano. É o modo designado por Deus para que duas pessoas digam uma à outra: “Pertenço completa, inteira e exclusivamente a você”.

Timothy Keller

 

Em poucas palavras tratemos da questão biblicamente:

 

O marido pague à mulher a devida benevolência (Dê prazer), e da mesma sorte a mulher ao marido.
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

1 Coríntios 7:3-5

 

Elenco aqui algumas verdades deste texto:

1º - O conceito de sexo cristão exige que o casal proporcione prazer mutuamente

O homem sobe a ladeira em carro 2.0, a mulher sobe de bicicleta. Algumas na primeira pedalada veem a corrente soltar (quem lê entenda).

 

- A primazia do prazer é da mulher

Use de todos os meios possíveis.

 

- O sexo deve acontecer com frequência (privações apenas por consentimento mútuo

Judeus ortodoxos usam cobertas com um furo.

 

- Há barreiras que o sexo levante em torno do casamento

 

Neste sentido o sexo não deve ser procurado para que uma das partes sinta prazer, mas como um presente mútuo.

Ao pensar assim, muitos talvez diriam que a frequência que isso aconteceria com os homens no que diz respeito a procura seria muito maior, mas não é bem assim, há muitas mulheres hoje reclamando da falta de frequência dos homens.

“o maior prazer sexual deve ser o de ver seu cônjuge sentir prazer. Quando você atinge o ponto em que causar excitação no outro é o que mais excita você, está praticando esse princípio.” Tim Keller

 

·      Devemos nos preocupar menos com desempenho e mais com o envolvimento afetivo.

 

·      O sexo afeta diretamente três áreas – Psicológico, físico e espiritual

 

 

 

 

 

 

Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
1 Pedro 3:7

 

A ideia do texto é que o marido deve tomar posse do corpo de sua esposa com entendimento, prudência, carinho, porque do contrário, até suas orações são impedidas.

 

A bíblia fala abertamente sobre o relacionamento sexual.

CT. 1.2 – Beijos na boca

 

CT. 1.16 – Gentil e agradável, nosso leito é viçoso

Cap 4.5  - O pescoço, os seios, etc.

5.11 – A descrição da amada

7.7 – Carícias nos seios

 

Falta de vida devocional

9

A vida devocional é uma barreira natural contra o divórcio, nossa natureza caída está cada vez mais se afundando, a escritura é o único meio de nos segurar.

Provérbios – Introdução e panorama - Sermão entregue à Ad Brás Santo Eduardo - Culto de ensino

 

Provérbios – Introdução e panorama

 

Na análise de um livro algumas perguntas auxiliam no entendimento, são elas:

·      Qual significado do nome do livro?

·      Qual o principal assunto do livro?

·      Qual a categoria do livro (Carta, história, poesia, profecia, etc).

·      Quem escreveu o livro?

·      Qual o versículo chave?

·      Qual a divisão do livro?

·      O que este livro diz sobre Jesus?

 

 

1º - O que é um provérbio?

“Frase curta geralmente de domínio público, com ritmo e rima, que sintetiza um pensamento” – Google

“Frases curtas baseadas em longas experiências” – Warrem Wiersbie citando Miguel de Cervantes.

 

Um provérbio é a sintetização de uma grande lição em pequenas frases, cito abaixo alguns exemplos:

·      “O medo é a fé na derrota” – Neil Barreto

·      “Confiança é a certeza do que eu não posso verificar” – Tomás de Aquino

·      “A soberba precede a queda” – Provérbios 16.18

 

A capacidade de sintetizar um pensamento complexo em poucas palavras se dá mediante a muita observação e capacidade de absorver o conceito, quem muito diz sobre algo, não tem tanto domínio, como quem consegue sintetizar em poucas palavras um grande pensamento.

Os provérbios são chamados em HB de “Meshallim” são figuras de linguagem, parábolas, ditados especialmente elaborados.

  

Pense em quantas obras existem sobre orgulho, quantos livros, exemplos, quantas vertentes, um grande artigo poderia ser escrito a este respeito, mas não se faz necessário, uma vez que o escritor domina o assunto, a ele basta sintetizar em uma pequena frase.

 

Exemplos de provérbios comuns:

Para bom entendedor, meia palavra basta”

“De grão em grão, a galinha enche o papo”

“Cada macaco no seu galho”

 

Algumas culturas exportaram provérbios conhecidos: China, Angola, EUA, etc.

O livro de Provérbios da bíblia é considerado um dos livros sapienciais (Livros de sabedoria).

Eram três as categorias de escritos hebraicos: Lei, profetas e sabedoria.

Os ministros que ajudavam os reis eram divididos em categorias semelhantes a essas: Sacerdotes, profetas e Sábios.

 

2 – Sabedoria – Principal assunto

 

O livro de provérbios tem como principal assunto a sabedoria.

A palavra “sábio” e “sabedoria” aparece pelo menos 125 vezes no livro.

Portanto o objetivo deste livro é discorrer da sabedoria e aplicá-la ao dia a dia e diversos âmbitos da vida do leitor.

 

Em nossos tempos tem sido muito valorizado a competência técnica, a inteligência e de fato, possuir algumas habilidades específicas é algo sensacional e que abre precedentes para grandes conquistas na vida.

Porém chegamos a uma via em que há um desequilíbrio, em que as pessoas adquirem uma grande capacidade técnica e intelectual mas que não se reflete em saber viver.

 

Sabedoria em termos práticos é isso: Saber viver bem.

Gordon Fee diz que “Sabedoria é a habilidade de fazer escolhas piedosas na vida”

 

O livro de Provérbios trata da sabedoria não como conceito, não como abstração intelectual, não como teoria inaplicável, sabedoria só é sabedoria quando une teoria e prática, quando o conceito que eu possuo se reflete na prática.

 

Algumas pessoas se dedicam de tal modo na sabedoria que são assim chamadas “sábias”.

 

Em processos seletivos, há uma grande demanda em torno de pessoas que consigam equilibrar a competência técnica e o que modernamente chamamos de inteligência emocional, as pessoas são em sua maioria admitidas em trabalhos por sua competência técnica e dispensadas por fatores comportamentais.

Vejamos grandes talentos, pessoas extremamente inteligentes, mas que não sabem lidar com rejeição, não sabem lidar com o próprio ego, não sabem lidar com decepções na vida, o sábio neste sentido prevalece.

A sabedoria extrapola os limites teóricos e vai para a prática da vida, pessoas sábias são extremamente práticas, elas não são muito formuladoras de conceitos, elas sabem viver, sabem escolher, sabem como agir e reagir.

 

3 – Os livros sapienciais

O livro de provérbios está classificado como um destes livros de sabedoria, este tipo de literatura é muitas vezes negligenciado por nós, pois, pouco fala de promessas ou palavras que reforçam comportamentos, antes pelo contrário, se constituem livros de confrontação.

Nós gostamos de ler Jó 1,2, 14, 19 e 42.

Mas ignoramos uma série de diálogos de seus amigos que visavam de certa forma esvaziar parte de seu orgulho.

No que diz respeito a Eclesiastes, à exceção dos capítulos 3 e 12 dificilmente vemos alguém falar algo à respeito do livro e sua perspectiva dos fatos.

Ao negligenciar o estudo destes livros estamos deixando de lado grandes bênçãos que podem nos favorecer na nossa prática cristã.

O livro de Provérbios tem conselhos a respeito de generosidade, economia, relacionamentos, amizade, orgulho, trabalho, língua, etc.

 

O livro de provérbios é a sintetização das maiores verdades da vida debaixo do sol, saber entrar e sair, saber falar e calar, saber agir e esperar, saber parar e continuar, saber o que fazer primeiro, o que é prioridade, todas essas questões são inquietantes

 

4 - Quem escreveu o livro de Provérbios?

 

Os textos abaixo indicam autoria de Salomão:

·      Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Provérbios 1:1

·      Provérbios de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.
Provérbios 10:1

·      Também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá.
Provérbios 25:1

 

Salomão recebeu de Deus uma sabedoria fantástica – 1 Reis 3.5-15

 

E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

1 Reis 3:5-15

 

·      O seu primeiro teste logo em seguida se deu com as duas mulheres que trouxeram a criança morta outra viva, foi então que dado o conflito pela criança viva Salomão demonstra sabedoria pedindo uma espada para identificar qual era a mãe:

E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.

1 Reis 3:28

 

A descrição da sabedoria de Salomão

E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.
E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.
E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.
Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.
E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

1 Reis 4:29-34

 

 

 

 

A Rainha de Sabá falando a cerca dele:

Então disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria.
Porém não cria naquelas palavras, até que vim, e meus olhos o viram, e eis que não me disseram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujaste a fama que ouvi.

2 Crônicas 9:5,6

 

Salomão foi por certo o principal escritor de provérbios, mas foi acompanhado por outros:

·      Os homens de Ezequias – PV 25.1 (Talvez os sábios de Ezequias)

 Escreveram os capítulos de 25 a 29 transcrevendo tradição oral de Salomão

·      Agur filho de Jaque escreveu o capítulo 30

·      Rei Lemuel escreveu 31 (Acredita-se que fosse um nome artístico de Salomão)

 

5º - Qual o propósito do livro de provérbios?

 

Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Provérbios 1:2-7

 

O propósito é dar sabedoria e entendimento quanto a comportamentos sábios, justiça, discernimento, imparcialidade (justiça).

 

Como resultado:

1.    Os simples serão prudentes

2.    Aos jovens conhecimento e juízo

3.    Os sábios se tornam mais sábios

 

O princípio norteador e que diferencia os provérbios bíblicos dos demais, é que eles não partem apenas da sabedoria humana, mas do Senhor, o princípio regulador é o temor do Senhor.

 

6 - Divisão do livro:

7 - O que Provérbios nos diz sobre Jesus?

 

O livro de Provérbios e a sabedoria aqui descrita, é um tipo de Jesus:

Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Colossenses 2:3

        

Jesus é a personificação perfeita da sabedoria de Deus:

Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
1 Coríntios 1:24

 

Salomão foi o homem mais sábio que já existiu, mas Jesus se apresentou como aquele que é maior do que Salomão – Mt 12.42

 

Salomão foi o mais longe que um homem conseguiu chegar na caminhada com a sabedoria, Jesus é a própria sabedoria de Deus.

 

Assuntos abordados nesta série:

 

·      O valor da sabedoria

·      O convite da sabedoria e da insensatez

·      Preguiça

·      Língua

·      Trabalho

·      Conselhos gerais

·      Orgulho

·      Contentamento e Generosidade