segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Nabal - O homem que eu não quero ser - Sermão entregue no 4° Café dos homens


Nabal – O Homem que eu não quero ser

“E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. 1 Samuel 25:1,2”
A essa altura Davi já era um homem conhecido, já havia derrotado o gigante Golias, casou-se com a filha do rei e estava a frente de um grande exército, sendo fugitivo do rei, ele estava peregrinando em muitos lugares, de modo que ele passa a depender de certas ajudas.
Em outra das muitas peregrinações fugindo de Saul, o rei Davi vinha caminhando pelo deserto de Parã, acompanhado de gado, homens e o seu trajeto muito provavelmente estava sendo cansativo e ele precisava alimentar seus bichos e homens.
O texto rapidamente apresenta um outro personagem, este é Nabal, homem que tinha muitas posses, uma fortuna, um grande gado e estava tosquiando suas ovelhas muito provavelmente em local visível, de modo que Davi pode vê-lo através do deserto.

“E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe. 1 Samuel 25:3”


1° Um homem com mais posses do que qualidades
O contraste entre Davi e Nabal é terrível.
A primeira apresentação de Davi é positiva, quanto a de Nabal é totalmente negativa:
“Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele. 1 Samuel 16:18”
Este Nabal até o presente momento foi apresentado por suas posses, agora será falado um pouco sobre seu jeito.

“O nome desse homem era Nabal; sua esposa, uma mulher muito linda e inteligente, chamava-se Abigail. Mas o marido, que era da família de Calebe, era um tipo esquisito, grosseiro, teimoso; era um sujeito difícil de se lidar.”
Versículos 4 e 5
Existe pessoas que são tão pobres, que tudo o que elas tem é dinheiro e coisas, a respeito de seu caráter pouco se fala, qualidades não existem.
            Não podemos ser homens a respeito dos quais seja dito como referência, ele tem dinheiro, ele tem carro, ele trabalha disso, que apenas se diga características externas e nada sobre nosso caráter.
Ou pior ainda, que não se diga sobre nossas posses, por ser pobre, mas se diga a nosso respeito: O bobão, o infantil, o serra, o falador, o homem esquisito, grosseiro, teimoso.
Pensemos em seu contraste com Jó por exemplo:
“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. Jó 1:1-3”

Este, é apresentado primeiro por suas qualidades e depois por suas posses, mas tratando-se de gente que é de uma classe inferior de nobreza, os bens vão na frente, se fala que a pessoa tem bens, que é poderosa, que tem muitas coisas, mas o que se diz olhando por baixo disso, para o caráter, é a descrição de um homem totalmente terrível.
É triste notar que as características que pensamos sobre alguns é negativa, é o que fala pouco, é que não tem amigos, é o que fala demais, é o que é de lua, é o perturbado, o bagunceiro, não se fala sobre algo positivo da pessoa, o nervoso, o homem ignorante, o homem que não aceita qualquer coisa.

2° Um homem que é a parte ruim de um casal
É terrível constatar que alguns são tão excelentes, mas tem cônjuges tão mesquinhos.
Há casais que são demasiadamente desequilibrados, de modo que ao olhar de longe se vê a história de Abigail e Nabal se repetir, mulheres educadas, bonitas, se juntam a homens extremamente rudes, mal educados, grosseiros, difíceis de lidar.
O resultado é que algumas não tem sequer amigos, não podem ver familiares, etc. São privadas de bons momentos pelos maus cônjuges que tem.
Homens que são literalmente esquisitos, ânimos dobres, grosseiros, de lua, teimosos, extremamente complicados.
É com tristeza que vemos casais que são evitados por conta de uma das partes, as vezes, o homem é que “estraga” o casamento.
(História da Everlaine)
Ela é educada, ele é um bruto
Ela é simples, ele é orgulhoso
Ela é receptiva, ele é isolado
Ela é comunicativa, ele é fechado

Lutemos no sentido de não ser a parte ruim de um casal, se sua esposa é agradável, seja também, se sua esposa é crente, seja também. Não seja você o que provoca um jugo desigual nela.
Há homens que com seu jeito dão um fardo mais pesado para a mulher, ela tem de carregar um peso maior na relação e nas amizades e relações familiares.
Já vi muitas vezes casas que não são visitadas porque uma das partes é difícil, logo torna-se extremamente inviável visitar a pessoa querida, por conta daquela que está no kit.
3° Um homem sem nobreza
“E enviou Davi dez moços, e disse aos moços: Subi ao Carmelo, e, indo a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.
E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz! 1 Samuel 25:5,6”

A ideia de Davi ao chegar no pé do Carmelo é pedir que os seus moços vão até o monte, deveria perguntar em nome de Davi como ele estava, o peso do nome de Davi seria algo que deveria no mínimo impor certo respeito, a ideia de Davi é conversar como um homem, espera-se a atitude de um homem.
Os moços de Davi vão até Nabal, acostumados com a nobreza de Davi.
Davi se assegura no fato de em outros tempos ter tratado bem o rapaz, ter lhe recebido com todas as honras e não tendo tratado mal os seus senhores e é baseado nisso que os homens vão falar.
Esperava-se no mínimo duas coisas: Respeito e nobreza mútua.
Os homens vão até Nabal, falam o que Davi pediu e em seguida se calam, dando a entender que há um silêncio perturbador entre a fala do servos e a resposta de Nabal, olhares insistentes, certa dúvida por parte dos servos e o sarcasmo de Nabal.
“E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor. 1 Samuel 25:10”
Como todo homem sem nobreza ele pensa que Davi é mais um, alguém que não merece respeito. Quem é este Davi? Não era uma pergunta interessante a se fazer, visto que Davi já era conhecido em todo o Israel e no fundo sabiam que ele seria rei.
Nabal é um homem sem respeito por ninguém, nem mesmo o rei, os mais novos para ele são desprezíveis e muito provavelmente os mais velhos teriam idoneidade questionada.
Ele tem sérios problemas em honrar as pessoas, ainda que sem conhecer, honrar conhecendo é dever, honrar sem conhecer é nobreza.
Isso é o que lhe falta, lhe falta a nobreza para tratar de outro homem, ainda que ele não o conhecesse, Davi tem ao seu favor  fato de que anteriormente havia feito favores para o senhor Nabal, mas este não leva isso em conta.
Nabal perde a nobreza na medida em que é ingrato, a vida para os cristãos é uma troca de gentilezas.
Davi trabalha com o respeito, mas ele não consegue igualar.

QUESTÃO DOS TRATAMENTOS:
ASAM
PASTOR LUCIO

4° Um homem miserável
“Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm? 1 Samuel 25:11”

Nabal é tão miserável que nega água, um recurso que não era dos mais difíceis, algo que ele não comprou, algo que não teve que se esforçar tanto para ter.
Ele também tem dó das carnes que os seus criados comerão.
É um homem que não tem generosidade nenhuma, ele simplesmente conta cada centavo, cada migalha que cai.
Ele prefere jogar fora e acumular até vencer, do que ter que dividir.

VÍDEO TERRY CREWS


5° Um homem que obriga a mulher a tomar atitudes que “salvam” a família V.12-18
“Então os moços de Davi puseram-se a caminho e voltaram, e chegando, lhe anunciaram tudo conforme a todas estas palavras.
Por isso disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e cingiu também Davi a sua; e subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem. 1 Samuel 25:12,13”

A essa altura Davi já tinha matado Golias
Já tinha matado um Urso e um Leão cuidando de ovelhas
Já havia matado 100 filisteus

Matar Nabal seria algo simples, é isso que Davi pretende fazer, tudo o que Davi esperava era a retribuição do que já havia feito pelos servos de Nabal, porém este lhe tratou mal e ainda debochou. Logo Davi ia mostrar a Nabal a sua espada e exterminá-lo, tanto ele como todos os homens da casa, inclusive os pequenos.
Davi ia com 400 homens, outros 200 ficariam cuidando do gado.

Se Abigail não fizesse uma intervenção, todos da sua família morreriam.
Se não fosse as esposas de alguns de nós, as mães, nós não estaríamos aqui, pois, por nós mesmos teríamos feito coisas que não deveríamos.
Abigail decide tomar uma atitude para salvar sua casa.
“Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.
1 Samuel 25:18







7° Um homem que causa humilhações para família – V.19-31
Abigail prepara os presentes, vê Davi falando em matar todos e sobre o sentimento de ingratidão V.22
Em seguida ela se prostra e faz um pedido desesperado a Davi :

Ela pede a culpa seja imputada a ela, pois, o marido não responde por si V.24
Desconsiderar as ofensas, pois, Nabal é louco – V.25
Ela diz que Deus livrou ele de se sujar com o sangue de Nabal V.26-31

Quantas mães que se prestam a humilhação de visitar o filho na cadeia
Quantas esposas que tem de aguentar os esposos bêbados na rua
Enfrentam a vergonha das dívidas
Promotores batendo em sua porta
Pessoas pedindo para que deem jeito no filho
Pais que se humilham para apartar brigas de filhos.
Que Deus nos livre de ser um Nabal que obriga alguém a se humilhar por nós

8° Um homem que só trata bem os “de fora”
“E, vindo Abigail a Nabal, eis que tinha em sua casa um banquete, como banquete de rei; e o coração de Nabal estava alegre nele, e ele já muito embriagado, pelo que ela não lhe deu a entender coisa alguma, pequena nem grande, até à luz da manhã. 1 Samuel 25:36”

Não bastasse o sofrimento de ter que humilhar aos pés de Nabal, ela chega em casa e o vê dando um banquete, tal como de um rei, ele estava bêbado, não lhe daria atenção.
Ela simplesmente vai dormir, cuidando que este estará melhor no outro dia.

Nabal é um homem que faz a mulher sofrer calada, lhe salvar muitas vezes calada.



9° Um homem que se assusta com a própria má educação quando está lúcido
“Sucedeu, pois, que pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu o seu coração, e ficou ele como pedra.
E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu. 1 Samuel 25:37,38”

10° Um homem que perde a família por coisas fúteis

“E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que julgou a causa de minha afronta recebida da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o Senhor tornar o mal de Nabal sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher.
Vindo, pois, os criados de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos tem mandado a ti, para te tomar por sua mulher.
Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor. 1 Samuel 25:39-41”

A falta de educação é a pior característica de Nabal, ele é um homem grosso, um homem rude, esquisito.

Nós precisamos retomar uma masculinidade autêntica, mas educada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Responderei o mais rápido possível.