SANSÃO OU JOÃO BATISTA? QUEM É VOCÊ?
UMA PALAVRA SOBRE DECISÕES
E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
Juízes 16:20,21
UMA PALAVRA SOBRE DECISÕES
E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
Juízes 16:20,21
E, partindo eles, começou Jesus a dizer às
turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo
vento?
Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.
Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
Porque é este de quem está escrito:Eis que diante da tua face envio o meu anjo,que preparará diante de ti o teu caminho.
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Mateus 11:7-11
Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.
Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
Porque é este de quem está escrito:Eis que diante da tua face envio o meu anjo,que preparará diante de ti o teu caminho.
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Mateus 11:7-11
Frequentemente se vê pessoas de média
idade reclamando, não de coisas específicas da vida, mas da condição da vida em
si, num contexto geral, não é algo específico que incomoda, o que incomoda é
onde se está, o que se sabe, o que se conquistou.
De certa forma reclamações por coisas
que são externas a nós, são aceitáveis, há circunstâncias que estão pra além da
nossa possibilidade de evitar e de agir antecipadamente, simplesmente reagimos
a essas circunstâncias.
Porém se tratando do lugar onde se
está na vida, ou quem se é hoje, não é válido reclamar, pois, o lugar onde
estamos, o que somos, quem nos tornamos, é a soma de todas as decisões que
tomamos na vida desde a nossa mais tenra idade.
As histórias que lemos são de pessoas
muito parecidas, se não vejamos as semelhanças:
Ambos eram Nazireus, ambos tiveram
restrições mesmo antes de nascer, ambos tiveram nascimentos preditos por anjos,
ambos Israelitas, ambos vocacionados por Deus, ambos tinham sobre si grandes
responsabilidades.
Mas vejamos o final das vidas de
ambos, Sansão encerra sua carreira com os olhos furados, girando um moinho e
sendo considerado um palhaço para os Filisteus.
João Batista, ainda que decapitado, morre com a honra de ser a pessoa mais honrada por Jesus entre todos nascidos de mulher.
João Batista, ainda que decapitado, morre com a honra de ser a pessoa mais honrada por Jesus entre todos nascidos de mulher.
O que causa tamanha diferença? O que
torna um deles um sucesso e o outro um fracassado? O que faz Sansão ser a
grande decepção do Antigo Testamento enquanto João é citado como uma das
pessoas mais íntegras da história se ambos tem caminhos tão iguais, inícios tão
parecidos, mas desfechos totalmente diferentes.
Frequentemente paro para pensar nas
pessoas com as quais estudei, com as que cresci e já me perguntei onde muitos
deles estão.
Com tristeza constatei que a grande
maioria está em situações que anteriormente não imaginava que estariam, alguns
mortos, alguns pais e mães muito precoces, alguns ex-presidiários. Outros estão
formados, bem estabilizados, tem famílias, até moram fora do país, se tornaram
grandes pessoas, entre os tais há gente vencedora e bem-sucedida.
O que leva pessoas que sentaram nas
mesmas cadeiras, ouviram os mesmos professores, tiveram as mesmas chances a
tomarem rumos tão diferentes?
A resposta está nas decisões.
Como bem disse C.S. Lewis:
A vida é uma estrada cheia de
bifurcações
“Não estamos vivendo em um mundo onde
todas as estradas
são raios de um círculo e onde todas,
se seguidas suficientemente, acabarão por se aproximar gradualmente e terminar
se encontrando no centro.
Pelo contrário, estamos num mundo em
que cada
estrada, depois de alguns quilômetros,
se divide em duas, e cada uma destas mais uma vez em duas, e em cada
encruzilhada você tem de tomar uma decisão”.
C. S. Lewis - O grande Abismo
Na vida o tempo inteiro se faz necessário tomar decisões: O que estudar? Com o que trabalhar? Com quem se casar? De quem serei amigo?
Analisemos a partir de agora as decisões destes dois personagens:
1° - A volta a velhas rotinas, o retorno para ver o leão.
Quando Sansão vai a Timna pela
primeira vez, ele encontra um leão em seu caminho, o Espírito do Senhor se
apossa dele de modo que ele despedaça o leão, como quem despedaça um cabrito.
Sansão vai a Timna, fala com a mulher que deseja e volta depois de uns dias ao
lugar onde havia matado o leão.
Nazireus não poderiam comer fruto da
vide, raspar a cabeça e tocar em coisas mortas. Sansão está numa vinha (risco),
matou um leão, porém torna a vê-lo.
Há situações na vida que encaramos a
primeira vez e matamos, mas tornamos a praticar os mesmos erros de sempre,
voltamos aos cadáveres que já matamos, velhos hábitos que superamos um dia, mas
estão tão arraigados que queremos ter um último contato, a curiosidade de saber
como algo está, a sensação de ser a última vez, uma despedida do velho hábito,
um regresso rápido.
Há leões que estão mortos, não devemos
tornar a procurar ver os cadáveres que deixamos no caminho.
2° - Doçuras de
fontes podres
Sansão tornou a encontrar o cadáver,
em cima dele havia uma colmeia e ele comeu dela. V.8-9
É impressionante a capacidade que se desenvolve em alguns de encontrar doçura na podridão, a capacidade de achar bom coisas que são ruins, de encontrar prazer no que é banal, de admirar comportamentos sem sentido, de idolatrar sentimentos que naturalmente seriam repudiados em sã consciência.
É impressionante a capacidade que se desenvolve em alguns de encontrar doçura na podridão, a capacidade de achar bom coisas que são ruins, de encontrar prazer no que é banal, de admirar comportamentos sem sentido, de idolatrar sentimentos que naturalmente seriam repudiados em sã consciência.
As pessoas estão encontrando doçura e
prazer no que é morto, no que é podre.
3° Comer da colmeia
andando, a inconsequência V.9
Quando se opta por viver uma vida
resoluta e de renúncias com frequência o que se vê são as pessoas em volta
criticando este comportamento, pois, tal comportamento é voltado a um certo
“medo”, um “olhar excessivo” para o futuro, etc.
Sansão come, e continua andando,
alimentando outros, o erro de Sansão é a inconsequência, as nossas atitudes
ainda que perdoadas, tem suas consequências, a preguiça, o desleixo, a
procrastinação, um dia serão requeridas, porém enquanto é possível comer da
colmeia de origem desconhecida, se come, caminha, ainda se alimenta a outros, vive-se
com a expectativa de que não haverá consequências das atitudes presentes.
4° Gloria-se do que
deveria se envergonhar V.14
Sansão se casa, propõe a partir daí um
Enigma. A ideia era fazer algo que todos tivessem que pensar, a proposta era
que o que prevalecesse ganharia 30 mudas de roupas.
O enigma é proposto: Do comedor saiu
comida, do forte saiu doçura.
Futuramente Jesus diria: A boca fala
do que o coração está cheio Mt 12.34
Ele poderia propor qualquer coisa, porém fala do que acabara de fazer e com um ar de certo orgulho, um sentimento de alegria por coisa que jamais deveria se alegrar. Se gabando de fazer errado, em nossa volta e talvez até em nosso meio isso acontece com frequência, se caçoa de quem é certo, se critica quem segue o caminho, mas devemos manter a resolução firme.
Ele poderia propor qualquer coisa, porém fala do que acabara de fazer e com um ar de certo orgulho, um sentimento de alegria por coisa que jamais deveria se alegrar. Se gabando de fazer errado, em nossa volta e talvez até em nosso meio isso acontece com frequência, se caçoa de quem é certo, se critica quem segue o caminho, mas devemos manter a resolução firme.
5° Sansão e os
relacionamentos perigosos
Com a mulher de Timna, com seus trinta
amigos, uma prostitua e agora com Dalila.
Sansão acumula sob si uma série de
relacionamentos perigosos, difíceis e arriscados.
6° - A cegueira do
pecado
Dalila pergunta: Me diga no que
consiste a tua força para que possamos te afligir.
Uma pergunta que naturalmente ninguém
responderia, que levaria qualquer um ao espanto, mas apaixonado Sansão não pensa
mais, apenas brinca e se deixa levar por seus momentos.
C.S. Lewis certa vez disse em seu
livro cartas de um diabo ao seu aprendiz:
“O homem poderia desejar que essa Vênus não fosse a esposa de outro e lamentar o fato de não poder amá-la legitimamente. Mas, com o segundo tipo, o que ele deseja é sentir o mal; é o "sabor picante" que ele procura. No rosto, ele busca um traço de animalidade visível, ou de mau humor, ou de dissimulação, ou de crueldade; no corpo, algo bem diferente daquilo que ele geralmente chama de Beleza, algo que ele talvez até descreva, num momento de lucidez, como feiúra, mas que por meio de nossas habilidades pode exacerbar uma obsessão particular. A verdadeira utilidade da Vênus infernal é, sem dúvida, como prostituta ou amante. Mas, se o seu homem for cristão, e se ele já tiver experiência para lidar com as bobagens do ''Amor" irresistível que para tudo arranja justificativa, é possível induzi-lo a casar-se com ela. Você terá falhado em relação à fornicação e ao pecado solitário; mas há outros métodos, mais indiretos, de usar a sexualidade de um homem para levá-lo à ruína. E posso dizer a você que eles não são apenas eficazes, mas muito prazerosos; a infelicidade que eles produzem é de um tipo duradouro e raro.”
Sansão não vê em Dalila alguém confiável para toda a vida, mas ainda assim ingressa no relacionamento, o que se vê em Dalila não é o que se chama de bonito, mas é o mal que ele não veria fazendo o certo, é o prazer do proibido, ele então inicia seu relacionamento com essa mulher filisteia.
Diferentemente da primeira mulher,
esta agora é coagida não por perigo, mas sim por dinheiro, Sansão sabe que está
num jogo, sabe que não vai a lugar nenhum com isso, mas ele insiste.
A pergunta de Dalila é feita algumas
vezes: “Me diga no que consiste a tua força para que eu possa te afligir”.
Sansão responde por x vezes:
Sansão responde por x vezes:
1° - Me amarre com sete tiras de couro
úmidas V.7
2° Me amarre com cordas novas V.11
3° Teça os meus cabelos com um pano e
o amarre a uma lançadeira. V.14
4° Sansão revela seu segredo, conta
que nunca poderia raspar sua cabeça.
7° Sansão subjugado
Havia sobre Sansão a expectativa de
ser a pessoa mais excelente de seu tempo, mas ele teve potencial de sobra,
atitudes de menos.
Como é triste perceber que há pessoas
que tem potencial para serem príncipes de Deus, mas com o passar do tempo
tornam-se meros palhaços do inimigo.
Os filisteus fizeram algumas coisas
com Sansão:
1° Prenderam
1° Prenderam
2° Furaram os olhos
3° Puseram para girar moinho na prisão
4° Tornou-se um troféu do inimigo, um
palhaço diante do povo.
Fico a imaginar quem Sansão poderia ter se tornado, pois, no antigo testamento não há ninguém que tenha vivido as experiências que ele viveu. Não houve ninguém que tenha experimentado as coisas que ele experimentou.
Fico a imaginar quem Sansão poderia ter se tornado, pois, no antigo testamento não há ninguém que tenha vivido as experiências que ele viveu. Não houve ninguém que tenha experimentado as coisas que ele experimentou.
Façamos de agora em diante um paralelo
entre ele e João:
1° João é resoluto em
sua missão
Do início ao fim da vida, João viveu
para a glória de Deus. Sempre se vê pregando, batizando, confrontando, não que
ele não tivesse pecado, mas o que se via sobre João era um caráter firme e não
volátil como o Sansão.
“Só os peixes mortos nadam contra a correnteza”
Murridge – Citado por Stott em o discípulo radical
2° João é resoluto em sua identidade
“Só os peixes mortos nadam contra a correnteza”
Murridge – Citado por Stott em o discípulo radical
2° João é resoluto em sua identidade
Ele
sabia que era nazireu e assim se manteve até o fim de sua vida:
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Mateus 3:4
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Mateus 3:4
3°
João vive para a glória de Deus
Ao
ver Jesus junto ao rio Jordão ele lhe declara como o cordeiro de Deus, se
recusa a batizá-lo, ao ser questionado sobre se ele era o Cristo, ele diz que é
apenas uma voz e declara a famosa parábola do amigo do Noivo.
4°
João está disposto a abrir mão de si para que Cristo Cresça
É necessário que ele cresça e que eu diminua.
João 3:30
É necessário que ele cresça e que eu diminua.
João 3:30
(Testemunho pessoal)
João no texto em que lemos, está inseguro, preso, por um momento a dúvida lhe visita.
Ele
envia seus discípulos para perguntar a Jesus quem ele é, se de fato é o
Messias, se de fato a missão havia sido feita corretamente, João vive um
momento de insegurança interna e até sobre sua missão, e é pensando nisso que
ele envia seus discípulos, ele queria certezas de que sua labuta não foi em
vão.
Jesus
faz muitas curas V. 4-5
Daí
em diante inicia sua fala sobre João:
O
que causou o sucesso de João? As roupas? Porque o povo ia ao deserto ouvi-lo?
Seria pelo fato de ser profeta? Jesus diz, ele é mais que um profeta V.9
Seria pelo fato de ser profeta? Jesus diz, ele é mais que um profeta V.9
João
era o cumprimento de uma profecia V.10
Daí em diante vem a
fala de Jesus, este o maior entre os que nasceram de mulher V.11Veja que uma coisa é dizer isso de amigo pra amigo, de fã para ídolo, mas é Cristo quem o diz. É uma honra pra além da nossa imaginação.
Sansão optou por viver momentos com Deus, João quis estar perto.
sansão desviou-se da missão, joão foi resoluto.
Sansão brincou de se arriscar, os riscos de João foram legítimos 1° Pe. 4
Porém com todas as coisas houve uma chance para Sansão, com olhos furados, machucado, triste, envergonhado, ele ora a Deus e recebe outra chance de honrá-lo ao fim de sua vida.
Essa é sua decisão final.
Talvez essa seja a hora em que outros Sansões e Joãos estejam lendo ou ouvindo este sermão, é a hora de tomar uma decisão, é a hora de romper.
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