terça-feira, 13 de junho de 2023

Quem é o Espírito Santo? - Sermão entregue no culto de ensino Ad Brás Santo Eduardo

 

A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

 

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Lucas 11:13”

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
João 14:16,17

 

Das muitas negligências que o povo de Deus pode ter, das muitas ignorâncias advindas da falta de conhecer a palavra, uma das mais prejudiciais vem de não saber sobre quem é o Espírito Santo.

O que ignoramos, é muito maior do que o pouco que sabemos a respeito e a distorção e ignorância nesse assunto está gerando um povo confuso, com poucas experiências e conceitos deturpados a respeito de quem seja o Espírito Santo.

As igrejas tem se enveredado por dois caminhos que são resultado de ignorância, o neopentecostalismo comete exageros consideráveis a cerca do Espírito, criando novas unções, falas que em nome de uma “liberdade no espírito” ganham muito espaço, não só isso, mas exageros a respeito dos dons.

Em contrapartida há um outro extremo que se dá em relação aos tradicionais, que pecam por limitação, ou seja, o cessacionismo, a ênfase demasiada em outros itens, que não este que é extremamente importante pelos muitos benefícios do ministério do Espírito Santo.


Quando tratamos de uma realidade superior, não é possível opinar do andar de baixo.

Há uma vista do alto do telhado dessa igreja por exemplo, podemos com base nas visões da janela, imaginar como ela é e até tentar fazer definições da vista, do alcance, etc.

Outros podem até descrever como isso é para nós, mas cometer exageros ou falhas na definição da sensação de estar no “andar de cima”.

Porém só se define o quão longe se vê, a sensação de subir, e as definições necessárias se dispondo a subir.

Os cessacionistas opinam do andar de baixo, os neopentecostais superestimam a visão do andar de cima e aumentam algumas coisas, como pentecostais estamos nos dispondo a subir a escada e visualizar a experiência verdadeira, sem especular e sem seguir o que falam. Vivendo por si mesmo a experiência a partir do mapa que é a bíblia.


Quem é o Espírito Santo?

Isto posto, devemos pensar em como não cometer nenhum dos exageros aqui colocados, penso que para tal, devemos definir quem é o Espírito Santo.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, nosso Deus é um, mas em três pessoas.

Temos o pai, o filho e o Espírito.

O Espírito Santo é uma pessoa, uma personalidade.

 

Não temos dificuldades de pensar em características de personalidade quando aplicadas ao pai, pensamos na vontade do pai, o amor do pai, ciúmes, proteção, etc.

Quanto ao filho, da mesma maneira, a partir da encarnação traços de personalidade ficam muito mais evidentes, Jesus nasceu, como um bebê, algumas vezes chorou, etc.

 

 

 

Estamos acostumados a falar sobre operações do Espírito Santo, sobre sua influência, logo somos facilmente tentados a pensar que

ele não é uma pessoa. Que ele trata-se apenas de uma força indiferente ou uma emanação de Deus.

“Deus, o Espirito Santo, não é uma influência, uma emanação, uma corrente de algo que flui do pai; antes, ele é tão verdadeiramente uma pessoa quanto Deus, o filho, ou Deus, o pai”.

Spurgeon – Sermão número 4

 

·      A pergunta fundamental é, quais características tornam o Espírito Santo uma pessoa?

 

1º - O Espírito Santo tem conhecimento:

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
1 Coríntios 2:9-11

 

2º - O Espírito Santo fala:

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

Atos 8:29

 

3º - O Espírito Santo Escolhe:

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. - Atos 13:2”

4º - O Espírito Santo tem sentimentos:

Tristeza

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Efésios 4:30”

 

Ciúmes

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?”

Tiago 4:5

 

Amor

E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;

Romanos 15:30

 

5º - O Espírito Santo tem vontade própria:

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

1 Coríntios 12:11

 

Uma vez que o Espírito Santo tem todos esses sentimentos, é impossível dizer que ele é apenas uma energia ou uma força. Você não pode entristecer a lei da gravidade, ou fazer com que se lamente o vento. Todos os sentimentos do Espírito Santo e suas características indicam uma personalidade.

 

 

 

·      A pergunta em seguida é: O Espírito Santo é uma pessoa comum?

 

Não, o Espírito Santo é Deus!

 

Veja o texto de Atos 5.

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Atos 5:3,4

 

Ele tem atributos divinos

Onipresença – Salmo 139 .7-10

Onipotência – Nascimento de Jesus – Lucas 1.35

Ele é inúmeras vezes associado ao pai e ao filho, como no batismo.

A bênção apostólica inclui o Espírito Santo

 

O Espírito Santo e nós – O discurso de Despedida

O Espírito Santo tem inúmeros atos que são benefício imensurável aos crentes.

Jesus deu um rosto a Deus, mas sua atuação terrena ficou restrita aos que o acompanharam durante seus 33 anos. Jesus veio para morrer, Jesus vislumbrava a cruz desde o começo do seu ministério.

Jesus sabia que após sua partida, seus discípulos em todas as eras estariam com uma lacuna que não poderia ser preenchida por homem algum.

 

Jesus anunciou sua partida em João 13.33, para onde ele ia os demais discípulos não poderiam ir.

Pedro insiste em querer segui-lo para “este lugar” – João 13.37

Jesus parte de um pressuposto que eles a essa altura sabem para onde ele vai – João 14.4

Porém Tomé pede mais detalhes – V.5

Jesus fala que vai ao pai e que eles já o conhecem, mas Filipe mostra desconhecer isso – V. 9

 

Em três anos eles não conheceram Jesus eles são a continuidade.

Jesus ia subir, quem iria ensinar eles?

 

É então que Jesus continua seu último discurso que se segue a oração sacerdotal.

Parakletos -

Kaleo – Chamar alguém

Para – Acompanhar alguém – raiz de paramédico

A figura é de um advogado de Defesa.

 

Jesus chama o Espírito de outro advogado, mas quem é o primeiro?

 

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

João 14:16”

 

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

João 16:7”

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

1 João 2:1,2

 

Nós temos dois advogados, um fala ao pai e outro a nós.

 

Veja o texto, há a operação da trindade: O filho roga ao pai, o pai envia o consolador, o consolador fica conosco para sempre.

Em resumo: Eu pedirei diz o filho, eu enviarei diz o pai, eu consolarei diz o Espírito.

Após sua ressurreição e ascensão, Jesus permitiu a vinda do Espírito Santo.

 

O Espírito é chamado de “outro consolador”.

A palavra é Parakletos

“aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte”

A ideia aqui é “aquele que se posiciona ao lado”.

 

Jesus o filho ia subir, mas ele enviaria o consolador, aquele que estaria ao lado, estaria junto, caminharia com a igreja.

Perceba que no contexto Jesus está falando sobre uma perseguição intensa contra os crentes, eles seriam odiados, seriam massacrados e diferente das outras vezes, Jesus não estaria fisicamente com eles, como suportar? O bom consolador virá e fará morada:

Texto

Descrição gerada automaticamente

 

Texto, Carta

Descrição gerada automaticamente

 

 

 

O Espírito Santo no A.T

 

Uma vez definido que o Espírito Santo é uma pessoa divina e uma personalidade, dotado de sentimentos e atributos divinos, cabe a nós perguntar, como o Espírito Santo atuou no decorrer da História?

Suas aparições na criação e no A.T São veladas e muito específicas.

No N.T inicia-se o ministério terreno do Espírito Santo de forma muito mais explícita.

Há quem pense que o Espírito Santo apareceu apenas nos discursos de Jesus e atuou só no dia de pentecostes, mas isso não se aplica.

O Espírito Santo não havia sido dado/Entregue antes da ascensão de Jesus, foi ele (Jesus) que disse: Eu rogarei ao pai e ele vos dará outro consolador que estará convosco.

Como o Espírito Santo atuava antes de ser dado pelo pai?

 

A palavra Hebraica para Espírito é Ruah, que na maioria das vezes é traduzida como vento, ou sopro, boa parte das referências a vento no A.T são alusões claras ao Espírito Santo.

 

Qual a primeira aparição do Espírito Santo na bíblia?

1º - O Espírito Santo é ativo na criação

Todas as atividades criadoras são atribuídas às três pessoas da trindade. Todos têm uma função que trabalha em harmonia coletiva.

Nós estamos plenamente cientes das atividades do pai e do filho, mas e quanto ao Espírito?

·      O pai é criador de todas as coisas no céu e na terra – At. 4.24

·      O Filho é o verbo por onde a palavra se manifesta, sem ele nada do que foi feito se fez – João 1.3

·      O Espírito Santo também coopera na criação, pois, ele está implícito no plural “façamos” – Gn.1.26

·      Jó 33.4 – O Espírito de Deus me fez, a inspiração do todo poderoso me deu vida.

·      Salmo 104 fala da criação

·      V.16 árvores, 17 cabras, 19 lua e sol, 20 trevas e animais da selva, 21 leozinhos, 22 nascimento do sol, 25 céu e mar.

 

Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.

Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.

Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó.

Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.

 

Salmos 104:27-30

 

·      O Espírito Santo tem papel de criador e sustentador

 

Tanto o Verbo (Jesus) como o Espírito, atuaram na criação:

·      Pelo teu Espírito ornou “decorou” os céus – Jó – 26.13

·      Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca - Salmos 33:6

·      O Espírito Santo trouxe vida ao homem – Gn. 2.7

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.

O Espírito idealizou a Criação – “Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou?

Isaías 40:13”

 

No A.T o Espírito Santo é entendido mais como “poder de Deus em ação”, “Vento de Deus em movimento” de modo que sua personalidade não parece ser separada do pai.

Não é plenamente explicada a função do Espírito Santo na criação, acredita-se que ele atuou numa espécie de preparação para a ordem e o propósito que Deus ressaltou nos seis dias da criação que se seguiram.

Embora tudo fosse trevas, Deus estava ativo, embora a terra ainda não possuísse sua forma, e fosse desabitada, naõ era um Caos, Deus estava ali.

O Espírito Santo também exerceu papel direto na criação do homem, de modo que ainda que de forma indireta, o plural do Elohim (façamos) demonstra que o pai não estava só, ele já se fazia acompanhado do filho e do Espírito.

De modo que o homem tem a semelhança espiritual e moral de Deus através do Espírito.

O texto de Gênesis 2.7 fala sobre Deus formando o homem a partir do pó da terra, soprando em suas narinas o seu Ruah (Espírito, sopro, fôlego).

A partir dali o homem é feito alma vivente.

 

2º - O Espírito Santo inspirou os homens de Deus no antigo testamento

No período do deserto, era o Espírito Santo que falava com o povo – Neemias 9.20

 

E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.

Neemias 9:20

 

Imagine como seria aprender a viver no deserto, o Espírito Santo guiou o povo pelo caminho, o Espírito os ensinava o caminho, os ensinava como agir em situações inesperadas e os preservou vivos 40 anos no deserto.

 

 

“O Espírito Santo inspirava os cantores bíblicos - O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.

2 Samuel 23:2”

 

Considere que inspiração maravilhosa dos salmistas, além da beleza de sua poesia, seu teor profético é impressionante, o Espírito Santo esteve usando seus lábios, sua poesia, para falar sobre Cristo, sobre as grandezas do pai, sobre a segurança de estar N`ele.

 

“O Espírito Santo ensinou os profetas bíblicos - O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”; - Isaías 61:1

 

O Espírito Santo dotava os profetas de uma capacidade de predição futura, O Espírito Santo os ungia com uma capacidade para não temer o mal e até aceitarem angariar inimigos em nome da mensagem, o Espírito do Senhor esteve sobre eles para pregar, para profetizar, o Espírito Santo é o agente capacitador que vocacionou os profetas.

Pedro ratifica que as palavras proferidas pelos profetas, não foram feitas por vontade própria, o Espírito Santo os tomava para falar:

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1:20,21”

 

O ministério profético do A.T. era muitas vezes involuntário, indesejado pelos próprios que o exerciam, os profetas viviam um certo sentido de ter os sentidos emprestados para que o Espírito que os habita falasse.

De modo que a mensagem era do Espírito e não deles.

 

Os falsos profetas em contraste seguiam seu próprio Espírito – Ez. 12.2-3

O Espírito Santo inspirou toda a mensagem, louvor e poesia do A.T.

O Espírito Santo é o agente capacitador.

 

3 – O Espírito Santo inspirava as lideranças no A.T.

Considere o desafio que Moisés tinha diante de si, ele retirou um povo até então escravo, um povo que tinha predisposições mentais a não saber lidar com lideranças maleáveis, 600 mil homens, fora mulheres e crianças. Sem tecnologia, sem whatsapp, sem nenhuma técnica moderna, o único agente capacitador para isso era o Espírito Santo.


O Espírito do Senhor era com Moisés compartilhando com ele sentimentos de Ira, Zelo – EX 33.11

 

O Espírito do Senhor era sobre Moisés de forma que foram escolhidos 70 para ele compartilhar de sua porção – Isso após a queixa de Moisés de estar sozinho, em sua bondade, Deus levantou outros 70.

 

 

E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.

Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.

Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porquanto o fogo do Senhor se acendera entre eles.

E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?

Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.

Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.

E era o maná como semente de coentro, e a sua cor como a cor de bdélio.

Espalhava-se o povo e o colhia, e em moinhos o moía, ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco.

E, quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, o maná descia sobre ele.

Então Moisés ouviu chorar o povo pelas suas famílias, cada qual à porta da sua tenda; e a ira do Senhor grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.

E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?

Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?

De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;

Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.

E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.

E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo.

Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.

 

Números 11:1-17

 

 

 

 

“Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.

Números 11:25”

 

Quando Josué foi suceder Moisés – O Espírito Santo Estava sobre ele – Nm 27.18


O Espírito veio sobre Gideão – JZ 6.34

Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.

O Espírito se apoderou de Gideão após derrubar o altar de Baal.

 

Davi – 1 Samuel 16.13

Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

1 Samuel 16:13

 

Sobre os demais o espírito apenas veio, sobre Davi, ele se apoderou.

 

 

Zorobabel – Zc. 4.6

E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.

José – GN 41.38-40

E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?

Gênesis 41:38

Quando Deus deseja muito usar alguém, ele envia seu Espírito.

Foi assim com alguns Juízes como Jefté, Otniel.

 

 

 

 

4º - O Espírito Santo não capacita só para atividades de culto, mas em trabalhos também.

 

Foi assim no tabernáculo com Bezalel e Otniel – Ex. 31.1-11.

 

Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,

E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,

Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,

E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.

Êxodo 31:2-5

 

Um exemplo claro disso se deu com Saul –

E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.

1 Samuel 10:6

 

5º - O Espírito Santo não era dado a todos, mas apenas a alguns.


Algumas pessoas profetizaram apenas uma vez – Como o caso dos setenta que Moisés compartilhou do Espírito.

Ou esporadicamente contavam com a ação do Espírito como nas muitas vezes que Sansão foi usado por Deus com força descomunal.

O Espírito Santo também era dado em medidas limitadas, de modo que as vezes era desejo de alguns outros recebê-lo, quem o tinha, sabia do privilégio que possuia:

“Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.

E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.

Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!

Números 11:27-29”

 

 

 

 

6º - As vezes o Espírito Santo vinha sobre pessoas que não tinham relacionamento com ele, inclusive para proteger o seu povo.

 

Em 1 Samuel 19 isso aconteceu com Saul.

Balaão da mesma maneira tenta amaldiçoar várias vezes, porém não consegue, pois, o Espírito do Senhor vinha sobre ele impedindo-o de falar o que queria.

 

7º - Ter o Espírito Santo era algo tão valorizado, que se não tratassem de forma correta o Espírito, ele se retirava da pessoa.

 

Passadas tantas tentativas de se firmar, o Espírito Santo retirou-se de Sansão – Juízes 16.20

Após seu pecado, o maior temor de Davi era perder o Espírito Santo – Salmo 51

O meu Espírito não vai mais “lutar” pelo homem – Gênesis 6.

 

No NT. O Espírito Santo deixa de agir na vida de quem peca, quando entregue a própria paixão o homem blasfema.

 

 

Ninguém que foi movido pelo Espírito Santo no A.T. tinha dúvidas a respeito desse fato, nenhum diria “espero que tenha sido movido”, eles sabiam que o Espírito Santo veio sobre Eles.

 

O Espírito Santo diferencia o Cristianismo de todas as religiões, algumas tem padrões morais, algumas tem um único Deus verdadeiro, algumas falam de salvação, algumas falam sobre ressurreição, mas nada se assemelha ao Espírito Santo.

Stanley Horton

 

No A.T  Israel só conhecia um Deus verdadeiro. Israel viviam no meio de povos politeístas. Era necessário prevenir-se contra o paganismo. Enquanto ídolos eram adorados “debaixo de cada árvore frondosa”, conforme acontecia nos dias de Jeremias e de Ezequiel, Israel não estava pronto para a plena revelação da divindade do Messias e da pessoa do Espírito Santo. Esses assuntos, portanto, recebem mera alusão no antigo testamento.

 

No Salmo 51 Davi faz alguns pedidos –

Cria em mim um coração puro – V.10 (CRIAR é atividade divina)

Não me lances da tua presença – O Espírito desperta da consciência da presença do pai

Torna a dar-me a alegria da tua salvação  e me sustenta – V.12

O Espírito que que é santo, é generoso.

Davi queria também ser sustentado – V.13

 

A oração dele é atendida, pois ele diz no fim da vida:

 

E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel.

O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.

 

2 Samuel 23:1,2

 


 

 

Para as próximas semanas:

 

·      A divindade do Espírito Santo

·      Os nomes do Espírito Santo

·      As operações do Espírito Santo

·      Os símbolos do Espírito Santo

·      O Espírito Santo no Antigo Testamento

·      O Espírito Santo no novo testamento

·      Dons espirituais

·      Dons ministeriais

·      Fruto do Espírito

·      Batismo no Espírito Santo x Batismo com o Espírito Santo

·      Falar em línguas

 

É necessário nascer de novo - A doutrina do novo nascimento - Sermão entregue à Ad Brás Santo Eduardo - Culto de ceia

 

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
João 3:1-7

 

“Os homens podem ignorar muitas coisas a respeito da religião e ainda ser salvos. Mas os que ignoram os assuntos deste capítulo estão no caminho para o inferno.”

Orlando Boyer

 

 

O capítulo áureo da salvação, que contém o assim chamado texto áureo da bíblia, é o capítulo 3 de João.

O assunto que ele tratava, caiu em desuso, pela sua impopularidade, por tratar de questões que não são as mais simpáticas para nós.

Desde a antiguidade o que mais atraiu seguidores de Jesus foram suas palavras mais brandas e os sinais que fazia, mas mesmo após realizar os sinais e apontar o que eles representavam, os homens se espantavam ao ponto de não querer continuar com ele.

Em nosso tempo são populares as mensagens sobre os milagres de Jesus, bem como boa parte de suas declarações afirmativas, mas temos dificuldade de lidar com seus sermões mais confrontadores.

Ouvir que é dado a Jesus todo poder nos céus e na terra é agradável, mas ouvir que precisamos aborrecer a si mesmo por ele, não é algo que nos atrai naturalmente.

As mensagens mais saudáveis não são as que nos encorajam, mas as que nos confrontam, receber apoio no erro é de uma maldade sem tamanho, a diferença do cristianismo as vezes se dá com a força que ele tem de confrontar alguns comportamentos e pensamentos que são profundamente arraigados em nós.

 

 

 

 

 

 

Jesus não quer fãs, ele quer discípulos regenerados

Jesus sabia disso, Jesus poderia ser pragmático e continuar atraindo após si fãs, bastaria continuar fazendo milagres, bastaria continuar fazendo afirmações suaves, a multidão já havia descoberto a transformação da água em vinho, em Jerusalém, já havia visto alguns milagres, mas Jesus não veio para atrair uma multidão de fãs tal qual os artistas o fazem, Jesus veio para atrair após si discípulos verdadeiros e estava na hora de começar a aplicar este “filtro”.

É neste momento que Jesus introduz uma das doutrinas mais importantes da bíblia, a doutrina do novo nascimento, nós precisamos resgatar essa doutrina urgentemente.

 

Os males da falta da mensagem do novo nascimento

Nós estamos vivendo tempos de cristianismo nominal, sem conversão, sem mudança, sem transformação.

A falta dessa mensagem está gerando em nós uma geração sem prática, sem confronto, o bode vem para igreja e continua sendo bode, o joio vem e continua sendo joio, o porco vem, se lava, mas continua amando a lama.

Sem a doutrina do novo nascimento, a igreja cai moralmente, sem doutrina do novo nascimento, as pessoas não são convertidas de verdade.

Sem a doutrina do novo nascimento a igreja torna-se um sal insípido.

Uma lâmpada apagada.

Esse talvez seja nosso maior problema hoje, um cristianismo nominal, sem conversão.

 

Isso se reflete em alguns números:

·       Há hoje 42 milhões de crentes no Brasil representam 22% da população segundo o senso de 2010.

·       Desses 60% são pentecostais.

·       De 2000 a 2010 o número cresceu em 61%.

·       12.314.410 membros na assembleia de Deus.

·       Hoje a bancada evangélica é a maior na câmara.

·       São abertas 4.380 igrejas por ano.

·       Doze igrejas com CNPJ por dia.

·       Há pelo menos 26 rádios evangélicas, desconsiderando nessa conta os programas que têm espeço em rádios “não evangélicas” e as rádios online.

·       Há pelo menos 5 canais evangélicos na TV aberta.

 

A pergunta fundamental é, se o evangelho está crescendo, proporcionalmente alguns índices deveriam cair, criminalidade, prostituição, etc.

Mas nós estamos num tempo de muita propagação da palavra, mas de pouca palavra de Deus.

Estamos vendo batismos enormes, cada vez mais RI sendo ocupados nas igrejas, mas pouca conversão verdadeira.

 

 

 

O cristianismo de multidão ainda existe nos nossos dias;

A introdução da história de Nicodemos inicia-se em João 2:

E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;
E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.
João 2:23-25

 

Jesus não está impressionado com o número de seguidores, pois, uma fé verdadeira não se desenvolve apenas com assentimentos intelectuais, ou com certezas fundamentadas em evidências, uma fé verdadeira nasce de experiências profundas.

As pessoas veem os sinais e creem, mas se outro segmento religioso, ou outro profeta fizesse sinais mais profundos, as pessoas facilmente trocariam Jesus por ele. Neste sentido, Jesus não precisa de alertas, não precisa que ninguém o notifique, ele conhece o coração do homem, sabe que este coração é enganoso, sabe que se não houver uma mudança profunda na natureza humana, o homem não se salva sozinho.

É pensando nisso que João escolhe um exemplo entre as multidões, para retratar o processo necessário em todo aquele que quer efetivamente ser discípulo de Jesus.

O exemplo escolhido por ele é um seguidor chamado Nicodemos, vamos considerar algumas características muito especiais deste homem:

 

Um exemplo entre a multidão - Nicodemos

 

Há quatro características em especial sobre Nicodemos que são dignas de nota:

1º - Nicodemos era um fariseu:

Os fariseus eram a “elite” religiosa dos tempos de Jesus, eram extremamente zelosos quanto a lei, acredita-se que a origem dos fariseus se deu durante o período de exílio babilônico, em quem alguns buscaram manter a lei, copiar e reforçar os ensinos ao povo. Com o posterior retorno do povo a Jerusalém e a valorização da religião naqueles tempos eles acabaram pouco a pouco se tornando soberbas, julgavam ser os principais da religião de sua época, instituindo ainda outros 613 mandamentos para de alguma forma preencher as lacunas da lei.

Nicodemos era um deles, nunca haviam mais de 6.000 fariseus em Israel. Eles eram dedicados exclusivamente ao cumprimento de toda a lei, estavam sempre dispostos a fazer o que for preciso a fim de agradar a Deus por suas obras.

Os fariseus acreditavam que a lei era a coisa mais importante que poderiam possuir, de modo que todos esforços deveriam ser empregados em preservar e cumprir toda ela. Os fariseus juravam total fidelidade diante de três testemunhas segundo Willian Barclay. Segundo eles a lei possuía tudo que precisavam para serem felizes. Mesmo que não de forma explícita, estaria implícito, na intenção de descobrir o que estava implícito é que os escribas criaram esses mandamentos a mais. O significado de fariseu é “separado”.

 

 

 

2º - Nicodemos era um dos chefes dos fariseus

Nicodemos não só era um fariseu, mas era um dos chefes dos fariseus. Um membro do sinédrio. O sinédrio tinha um número fixo de 70 pessoas, eles constituíam uma espécie de júri sobre Israel, a suprema corte. Seu poder até que o império romano dominasse era sob questões civis, penais e religiosas. Sob domínio de Roma seu poder se restringiu a questões religiosas. Todos os judeus se submetiam a eles.

Quando um profeta surgia, eles julgavam suas palavras, atitudes e possíveis milagres.

Com a promessa iminente de que o Messias estaria com eles, o sinédrio avaliava as profecias e comparavam com o proceder de Jesus. Quando Jesus fez milagres que em outros tempos não se realizaram, eles logo fizeram questão de estar mais próximos e acompanhar cada passo dele.  Jesus curou um leproso, expulsou um demônio mudo e cego e posteriormente curou um cego de nascença. Na casa de Jesus conforme Marcos 2.1 o Sinédrio foi presenciar sua fala e possíveis milagres, a fim de atestar sua autenticidade.
O sinédrio foi um dos principais culpados pela morte de Jesus, quando lhe apresentam ao sumo sacerdote do ano “Caifás”, ele é julgado e condenado sem provas, apenas com falsos testemunhos. Quando alguns dos chefes dos fariseus ordenam a prisão de Jesus, os homens que receberam essa ordem não conseguiram fazê-la e acabam defendendo que Jesus era de fato diferenciado. Os chefes dos fariseus ficaram irritados, até que há uma intervenção de Nicodemos para que ao menos ouçam o que ele tem a dizer. Em resumo, tudo o que diz respeito a religião e questões espirituais era julgado pelo sinédrio judaico, entre eles estava Nicodemos.

 

3º - O seu nome
Nicodemos significa “vitorioso sobre o povo”

Nicodemos era um representante do melhor que o povo tinha a oferecer, ele representava a nação, seus anseios, suas perguntas e tudo que os religiosos sempre foram e buscam ser.

 

4º - Nicodemos era Rico

Nicodemos certamente era um homem de posses, pois, após a morte de Jesus ele providenciou junto a José de Arimatéia um Túmulo para Jesus bem como um composto de diversas especiarias para preparar o corpo de Jesus.

E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
João 19:39

Tratava-se de algo restrito a pessoas de posses, pois, essas especiarias custavam caro.

Nicodemos por certo era parte da aristocracia judaica nos tempos de Jesus, um homem de posses, um homem bem-visto na sociedade, um homem honrado por onde passava, membro do sinédrio. Ele estava no topo.

Nicodemos segue Jesus, convicto de que ele realiza sinais miraculosos, convicto de que ele é um grande profeta, até o ponto em que essa convicção aliada a uma vontade muito grande de estar perto deste novo mestre lhe faz se aproximar de Jesus.

 

 

 

 

O encontro de Nicodemos e Jesus – V.2

Porque ele vai de noite? As razões possíveis são várias, orgulho, medo, curiosidade, um tempo mais reservado.

Todas essas hipóteses são possíveis em se tratando de alguém como Nicodemos, ir de dia seria correr o risco de ser visto, como um civil comum, como alguém que também tem dúvidas.

Ir de dia poderia acabar com seu prestígio, também seria muito propício a encarar uma grande multidão.

Pensando em todas essas coisas Nicodemos segue Jesus e se apresenta a ele.

No momento oportuno da apresentação, ele fala não em seu nome, mas em nome de outras pessoas, ao se referir com o termo “sabemos”, ele tira sua responsabilidade pessoal.

O seu desejo era manifestar como Jesus demonstrava uma verdade, um fervor, que ele não via nos cultos na sinagoga, uma verdade que para ele era confrontadora, ele poderia se manifestar pessoalmente, mas ele é o Nicodemos, seu orgulho está diante de si e não permite que ele se rebaixe, o máximo que ele faz é falar em nome de outros, esperando assim que haja uma troca mútua de elogios.

Nas palavras de Orlando Boyer a sinceridade militava contra a timidez e a timidez contra sinceridade, Nicodemos quer falar a verdade a respeito do que sente, mas a sua timidez o impede.

 

Jesus responde o que Nicodemos não teve coragem de perguntar

Jesus quando vê Nicodemos, não vê a sua performance, nem sua roupa, nem atenta para seu nome e seu prestígio, Jesus vê 2 coisas principais em Nicodemos:

1º - A fome de sua alma por algo que ele não via na sinagoga

2º - A falta de discernimento dele em querer um mestre a mais e não um salvador.

 

Ao olhar para Nicodemos, o olhar de Jesus não é de admiração, ou de alguém que está encantado com seu conhecimento, seu nome, seu prestígio, o que Jesus sente a respeito dele é misericórdia.

Nicodemos quer viver algo mais profundo, ele acha que mais informações resolverá o problema, ele acha que mais conhecimentos com um mestre novo satisfará sua alma, mas não são os assentimentos intelectuais que salvam, mas sim a experiência profunda com Jesus, por isso é necessário nascer de novo.

Em nossos dias não é muito diferente, as pessoas acreditam que a salvação se dá pela informação e por adotar costumes, essa era a convicção dos fariseus no tempo de Jesus.

Basta conhecer o suficiente, basta seguir as regras, mas a experiência de salvação é muito mais profundas do que decorar algumas informações, é muito mais profunda do que apenas mudar de roupa, de vocabulário.

Não se enxerga o reino de Deus por saber mais sobre Deus, não se enxerga o reino de Deus mudando vocabulários, adotando costumes, nem mesmo se batizando, levantando as mãos e aceitando Jesus, sendo crente.

Você pode ser bom, você pode ser honesto, você pode ser legal, você pode ser uma pessoa solidária, mas nada disso, ainda que somado te salva.

Nicodemos diz algo, sabendo quem é, bem como os privilégios que tinha, mas no fundo a alma dele quer saber outra coisa:

Sou aprovado diante de Deus? Sou um filho de Deus? Deus de fato me ama?

Jesus responde o que Nicodemos não perguntou, mas o que ele queria dizer.

Para conhecer a Deus, é necessário nascer de novo, para saber quem é Jesus de verdade, é necessário nascer de novo, não se compreendem mistérios espirituais com leituras apenas.



Nicodemos faz uso de uma redução absurda, para extrair mais de Jesus – V.4

 

Nicodemos não nega que esse era o anseio de sua alma, mas ele não quer admitir ainda, portanto ele usa um instrumento que é reduzir a afirmação ao absurdo.

Ele usa um argumento absurdo, tentando de certa forma se esquivar, ou ouvir com mais clareza a fala de Jesus.

 

Jesus apresenta mais detalhes sobre o novo nascimento – V.5

A pergunta agora é, do que se trata nascer de novo efetivamente?

 

É necessário nascer da água, nascer do espírito para entrar no reino de Deus.

Penso que conhecer essa doutrina pode aprofundar nosso relacionamento com Deus, nos levar a uma conversão verdadeira, pode fazer com que muitos dos anseios mais profundos da alma sejam finalmente saciados.

Isso não se encontra sendo um bom religioso, pois, Nicodemos era, não se encontra sendo uma pessoa, pois Nicodemos era.

Com certeza não somos moralmente melhores do que ele, mas salvação não é moralidade, salvação tem a ver com nascer de novo.

Vamos considerar alguns pontos importantes a respeito deste texto

 

1º - O homem é um ser morto em delitos e pecados:

 

Efésios 2.1-10 – Mortos não veem, mortos não andam, mortos não falam.

Andávamos segundo os deuses deste mundo que nada podem fazer e nos assemelhávamos a eles.

Se não fosse Jesus ter nos escolhido, nós nunca o escolheríamos

Sem uma intervenção sobrenatural de Deus, jamais se vive a regeneração, ou a chamada doutrina do novo nascimento.

“É mais fácil ensinar um leão a ser vegetariano do que converter uma alma pelo esforço humano.

Charles Haddon Spurgeon”

2º - Aquele que foi vivificado por Jesus, pode enxergar o reino de Deus.

Enxergar o reino de Deus é o primeiro passo, você só enxerga sendo vivificado por Jesus.

Essa é uma obra graciosa de Jesus, ele nos faz nascer de novo.

 

Onde a fé vê a glória, a descrença só enxerga desgraça – John Stott

 

Aqueles que não foram alcançados por Jesus não o enxergam como ele é para nós. O veem como um grande mestre moral, como um grande ensinador, como um revolucionário, um injustiçado.

 

“Já li, Sócrates, Platão e Aristóteles, mas em nenhum deles li: "vinde a mim, todos os cansados e oprimidos que eu vos aliviarei" Agostinho

 

Só se vê Jesus como salvador, se ele te conceder isso, não se trata de uma escolha, não se trata de um assentimento intelectual, é tudo muito mais profundo do que isso.

Só se enxerga a beleza e a grandeza de Jesus e de seu evangelho, se ele nos vivificar, abrir nossos olhos, nos tirar dos mortos para enxergar a vida.

 

Meu desejo é que hoje por uma obra do Espírito Santo que convence o homem do pecado, pessoas tenham seus olhos abertos para enxergar a realidade do pecado, da salvação, de Jesus.

 

3º - O convite não é só para ver o reino, mas para entrar nele.

Penso que os muitos que anualmente se entregam, batizam, caminham com a igreja, já viram o reino, já sabem ainda que minimamente sobre Jesus, sobre sua obra, sua beleza, mas precisam avançar em outro passo decisivo, eles precisam entrar no reino.

 

·       Ver sem entrar, é estar parado diante da porta.

·       Ver sem entrar, é saber quem é Jesus mas não viver para ele.

·       Ver sem entrar, é não dar passos para ser um discípulo.

·       Ver sem entrar, é viver um cristianismo mínimo.

 

4º O novo nascimento que nos faz ver e entrar no reino

 

·       Nascer de novo é receber um novo coração

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26

 

·       Nascer de novo é ser um vivo no mundo de mortos

mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça - Romanos 6:13b

 

·       Nascer de novo é tornar-se uma nova criatura

2º Cor. 5.17

 

·       É passar da morte para a vida

Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. - 1 João 3:14

·       É passar das trevas para a Luz – 1º Pedro 2.9

 

 

5º - Nascimento da água – Lavagem exterior

Nascer da água, para os judeus apontava para o banho ritual, chamado de Miqvah, todo judeu tinha uma espécie de batismo que o levava a ser parte de sua religião.

Era um ato exterior, de modo que quando se refere a ao nascer da água, Jesus diz sobre um ato externo religioso.

Porém a conversão é muito mais profunda do que isso.

 

Vamos considerar algo, dizer a um ladrão que ele precisa nascer de novo é natural.

Dizer a um adúltero, é normal.

Dizer a um ser corrupto, é normal.

 

Mas para Nicodemos, era algo totalmente sem sentido humanamente falando, neste sentido, o evangelho de Jesus é repulsivo para muitos.

Alguns estão se garantindo, no fato de ter uma boa fama, um bom nome, pagar contas em dia, dar o dízimo.

·       Mas isso é insuficiente para a salvação.

·       Alguns se garantem na filantropia, mas isso não traz salvação.

·       Estamos transformando pedras em pães e achando que isso é evangelho.

·       A conversão verdadeira é muito mais profunda do que isso, ela vem de dentro pra fora.

·       Nascer da água, é lavar-se exteriormente.

·       Eu falava palavrões, não falo mais.

·       Eu fumava, não fumo mais.

·       Eu me prostituía, não prostituo mais.

·       Mas o nascer do espírito vai na raiz dos problemas.

 

Muitos estão renascendo apenas da água, exteriormente, mas isso é ainda insuficiente para a salvação, veja que Jesus não nega a necessidade de nascer da água, mas isso por si só é insuficiente.

 

 

 

 

6º - Nascer do Espírito – Nascer de Deus

Nascer do Espírito, é um nível de conversão mais profundo do que apenas o exterior, há pessoas que são profundamente religiosas, mas não convertidas.

O novo nascimento, vai além da lavagem externa, porque ele trata da raiz do problema:

 

Não é apenas não mentir, mas amar a verdade.

Não é apenas não roubar, mas rejeitar a cobiça.

Não é apenas não adulterar, mas odiar a impureza.

 

A conversão verdadeira não está atrelada a atitudes específicas, mas aos motivos por trás dessas atitudes, A conversão não é deixar de fazer o que gosto para fazer o que é certo, mas é amar a justiça e odiar o pecado.

É passar a amar o que Deus ama, a desejar o que ele deseja.

 

A verdadeira conversão me leva a atitudes opostas às que antes eu fazia – Ex. Régis.

 

 

7º Como saber se nasci de novo?

 

- Praticar a justiça - Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele - 1 João 2:29

 

- Odiar o pecado - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. - 1 João 3:9

(Se você sente saudades do que fazia, ainda não nasceu de novo);

 

3º - Amar os irmãos - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7

(Se você ainda odeia, não nasceu de novo)

 

4º - O novo nascimento me faz ser diferente – Efésios – 4.17

 

5º - O novo nascimento me faz deixar o estado de morto, para caminhar para a vida e viver o novo.

A sequência do texto fala de alguns atos:

 

O novo nascimento me livra da mentira

O novo nascimento me faz perdoar

O novo nascimento me impede dar lugar ao diabo

O novo nascimento muda meu vocabulário

 

 

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Efésios 4:30-32”

 

O resumo da doutrina do novo nascimento encontra-se em Colossenses 3.1.15 – Ler na bíblia A mensagem.

 

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

1 Coríntios 13:9,10

 

Nós estamos caminhando em parte, temos amarrados a nós o corpo da morte.

Mas estamos dando passos e despojando-nos do velho, deixando as coisas velhas para trás.

 

 

Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Mateus 9:16,17

 

É bonito cantar sobre viver algo novo, sobre receber o novo, mas para isso precisamos nos desfazer do velho.

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Jeremias 18:6