terça-feira, 21 de agosto de 2018

O dia que Deus mudou de casa - Sermão entregue a Ad Brás Pq Novo Santo Amaro


O Dia que Deus mudou de casa – O Espírito Santo em nós.
Sermão entregue a Ad Brás - Pq Novo Santo Amaro
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
João 14:23”

INTRODUÇÃO – A GRANDEZA DE DEUS

O Deus da bíblia é um Deus de características ímpares, ele é pessoal, se comunica, fala, pensa e tem muitos atributos que os homens também possuem.
Deus também tem atributos ou características, como queira, que são incomunicáveis, pertencem exclusivamente a ele, não há um outro ser que tenha em si tais atributos.
Deus é transcendente, Deus é onipotente, Deus é onipresente, Deus é o altíssimo, Deus é soberano e Deus é constantemente descrito como o Deus grande.
Mas em que termos poderíamos falar sobre um Deus grande? Quando a bíblia fala que Deus é grande, de que tamanho estamos falando?
Tentemos imaginar isso, a partir dos termos bíblicos para a grandeza de Deus
-A bíblia diz que Deus constrói sua casa nas alturas, estende os céus sobre a terra e chama as águas e as lança sobre o mar. Am. 9.6
-O céu é o seu trono e terra escabelo de seus pés Is. 66.1
-Ele mede com a concha de suas mãos as águas, toma a medida do céu nos palmos, recolhe numa medida o pó da terra e pesa os montes em balanças. Is. 40.12
-Todas as nações diante dele são apenas uma gota num balde, como pó miúdo sobre uma balança e ele levanta as ilhas como uma coisa pequenina Is. 40.15
-Ele se assenta sobre o globo terrestre, os moradores da terra são como gafanhotos diante dele, ele estende os céus como cortina e desenrola como uma tenda. Is. 40.22
-Ele chama as estrelas, uma por uma, nenhuma delas falta diante dele Is. 40.26
O fato notório entre todos esses textos e citações é que Deus de fato é grande.

COMO DEUS SE MANIFESTAVA

O Deus grande se manifestou muitas vezes ao longo da história, todas elas eram espantosas e repletas de mistérios.
A primeira aparição de Deus aos homens se deu de modo indireto, ele ia diariamente ao jardim no Éden na viração do dia – Gn. 3.8
No pacto com Abraão – Gn. 15
No Sinai com Moisés em Ex.19 (Nuvem, fumaça, fogo no monte, tremor)


Novamente no Sinai, porém agora por conta do pecado do povo ao fazer o bezerro de ouro.
Moisés faz alguns pedidos a Deus:
1° - Que Deus não extermine o povo Ex.32.12
2° - Pede que Deus perdoe o pecado do povo Ex 32.32
3° - Deus informou que não estaria junto a eles, mas enviaria seu anjo adiante  Ex.33.3, Moisés então apela para a sua vocação, dizendo que almeja conhecer o caminho de Deus e sobre ele, Deus cede sua presença Ex.33.13
4°- Moisés apelou novamente ao falar sobre o fato da presença de Deus ser o fator diferencial entre Israel e outros povos, Deus garante sua presença na peregrinação com o povo. Até que Moisés ao perceber que Deus vinha cedendo lhe pede que mostre sua glória Ex. 33.18
Deus passa diante da fenda de uma rocha, põe a mão enquanto passa de frente e Moisés vê apenas suas costas.
5°- Ao descer do monte Moisés estava com o rosto resplandecendo por ter visto a glória do Senhor. Ex 34.35

O DEUS GRANDE PEDIU UMA CASA
Como seria uma casa para um Deus tão grande?
Tabernáculo

Deus ordena Moisés para organizar a construção de sua casa provisória no deserto, esta casa seria chamada posteriormente de tenda da congregação, tenda do encontro ou ainda o mais comum termo: “Tabernáculo”. Êxodo 25-40
No tabernáculo haviam trabalhadores específicos, os levitas.
Haviam alguns com funções mais nobres que eram apenas os filhos de Arão – Sacerdotes                                       Por último estava o mais alto escalão, o sumo sacerdote, a saber Arão.
Em sua casa havia uma séria de restrições e ordens específicas, o povo não tinha acesso a Deus, apenas o sumo sacerdote no dia da expiação.
Até para carregar a arca com a presença de Deus era necessário uma linha específica de sacerdotes, somente os Coatitas é que poderiam fazê-la.
Durante muitos anos Deus se manifestou no tabernáculo, esta foi a primeira casa de Deus.
Os anos se passaram, Israel avançou no deserto, conquistou sua terra, o tabernáculo continuou a existir.




Templo de Salomão
Certa vez Saul batalhou contra os Filisteus, perdeu a guerra e a arca ficou durante muito tempo nas mãos deles, Davi a recuperou e esta foi encaminhada para sua casa, até que ele revelou certo incômodo com isso para o profeta Natã:

“Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do SENHOR está debaixo de cortinas.
1 Crônicas 17:1”
Davi não poderia construir o templo, pois, suas mãos estavam sujas de sangue, então Deus diz que um de seus filhos iria construir, o escolhido é Salomão.
E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.
“Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele? 2 Crônicas 2:5,6”
No momento da inauguração do templo Deus desceu lá, enviou fogo do céu que consumiu o holocausto, sua glória encheu o templo.
Os sacerdotes sequer poderiam ficar em pé, pois, a glória do Senhor os impedia.
O templo perdurou até 600 anos antes de Cristo.
Quando o povo então foi cativo pelos babilônios.


Templo de Zorobabel
O templo havia sido destruído, Deus agora almejava restaurar seu povo, após setenta anos de cativeiro Zorobabel inicia a reconstrução do templo, de modo simples este é erguido e pensando no descontentamento geral entre os Israelitas Ageu profetiza que a glória da última casa será maior que a da primeira Ag.2.9
Esta profecia se cumpriu quando Cristo entrou no templo, pois, neste templo pisou o Messias.
E ele mesmo se declarou maior que o templo:
“Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo Mateus 12:6”

A profecia se cumpriu em Cristo, pois, ele também era Deus.
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade - João 1:14”
O seu nome era Emanuel: Deus conosco. Is.7.14
Jesus habitou entre o povo, era Deus junto aos homens, mas chegaria o momento em que ele seria tirado, sofreria a morte na mão de seus perseguidores. É então que antes de ir Jesus fala sobre uma nova casa de Deus.

A PROMESSA DA CASA DE DEUS
A glória da presença de Jesus era tão grande que excedia toda a grandeza do templo reformado por Herodes, para deixar isso claro, Jesus disse:
“Jesus lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias".
Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?". João 2:19,20”
Jesus se referia ao seu corpo que seria derribado e levantado novamente em três dias, dando clara alusão a sua morte.
O novo templo seria a casa do pai, mas que casa é essa? Jesus profetizou sobre essa casa:
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar João 14:1,2”
Essa casa de Deus não seria mais feita por mãos humanas:
“Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso? Atos 7:48,49”
A casa de meu pai se referia ao templo, todo judeu pensava nisso inicialmente, havia pouco espaço para o povo, nem todos acessavam o salão nobre (lugar Santo).
(Todo o povo no átrio (pátio), no lugar santo só sacerdotes, no lugar santíssimo apenas o sumo sacerdote).
A casa de Deus seria um lugar de muitas moradas, ele iria preparar este lugar;
Que lugar é este?
Essa pergunta foi feita por muitos, até o presente momento mostrei algumas casas de Deus, mas almejo de agora em diante responder a esta pergunta:

Onde Deus mora hoje?
David Yonggi Cho missionário Coreano conta em seu livro a quarta dimensão sobre diversas dificuldades que teve no campo missionário em Seul na Coréia.
Passados 3 meses esgotaram-se os seus sermões, então ele passou a se perguntar sobre como ter êxito na obra neste lugar.
Conta-se que havia muita fome neste tempo, as pessoas passavam necessidade, sofriam e pediam ajuda ao missionário que nada possuía.
Ele então relata suas dificuldades por sentir que horas estava perto de Deus e outras não e em suas orações fez uma pergunta a Deus: “Qual é o seu endereço?”.
Para os orientais é extremamente importante saber onde Deus mora, o endereço da divindade era presente para todos os ídolos, então Cho começou a imaginar onde Deus moraria.
Perguntou a Adão
Perguntou a Abraão
Perguntou a Moisés
Perguntou a Salomão
Perguntou a João Batista
“Até que perguntou a Jesus... Em Jesus veio a resposta:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14:23”


Quando a mudança aconteceu?
Cumprindo-se o dia de pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar, eram 120 conforme Atos 1.15.
No dia de pentecostes Deus mudou de casa.
“Todos foram cheios do Espírito Santo” Atos 2.4
Hoje nós somos a morada de Deus, como um edifício:

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2:19-22
Somos também templo do Espírito:
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19”
O endereço de Deus é onde eu estou:
João 14.3b
O Deus transcendente agora habita em mim:
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 2 Coríntios 4:7”
A humildade que excede todo o entendimento – C.S. Lewis
Agora Deus mora em mim e com ele há infindáveis benefícios:

O selo do Espírito - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; Efésios 1:13
Os dons espirituais – 1° Coríntios 12
O espírito da verdade – João 14.6
O espirito conduz – Atos 8
O Espírito vocaciona – Atos 13
O Espírito nos ajuda nas nossas fraquezas – Romanos 8.26
O Espírito Intercede por nós – Romanos 8.26

Um comentário:

Agradeço seu comentário. Responderei o mais rápido possível.