terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Moisés - Uma vida de intimidade com Deus parte 1

E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;
Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.

Deuteronômio 34:10-12

 

As lápides dos caixões das pessoas, vez por outra dizem um pouco sobre quem essas pessoas foram. As vezes tratam de parte das obras das pessoas, como por exemplo um Sr. Chamado Mel Blanc, que ao morrer carregou sob sua lápide a frase que tantas vezes dublou:

“Isso é tudo pessoal”

Michael Jackson carregou em sua lápide – “O rei do Pop”

Quando A.W. Tozer morreu, o homenagearam com o título “homem de Deus”

 

As lápides podem ser cômicas, podem ser aleatórias, mas algumas vezes podem ter significados profundos, os epitáfios se constituem para alguns um resumo de uma vida.

 

No epitáfio de Moisés há a seguinte fala:

“Nunca mais se levantou alguém como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face”.

 

Refletimos muito sobre oração e sua necessidade, porém o presente sermão deseja falar sobre um benefício específico da oração, a saber a intimidade com Deus.

Moisés tem a vida diferenciada, o que de fato marca sua vida não é seu potencial de influenciar gerações, de ser um príncipe do Egito, o que tornou Moisés diferenciado foi sua intimidade com Deus.

A intimidade com Deus de fato faz toda a diferença, todas as lideranças em nosso tempo têm sobre si uma infinidade de recursos disponíveis para que tenham êxito em seu ministério. Moisés não era dotado de nada disso, seu único recurso era sua intimidade com Deus e esta o promoveu, diferenciou, o fez viver o que todos os faraós e césares não viveram.

 

Como essa relação de intimidade com Deus começou?

Na vida de Moisés, foi relativamente tarde. Aos 40 anos especificamente, Moisés apascentava as ovelhas de seu sogro, quando há uma intervenção divina na sua vida comum:

 

1° - Deus já nos conhece e deseja que o conheçamos também

 

“E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
Êxodo 3:4

 

Deus o chama pelo nome no meio do deserto, diante de uma sarça que ardia sem se consumir, Moisés admira o fato de que essa voz o conheça por nome sem que haja alguém lá.

O que espanta Moisés além do fato da árvore arder sem se consumir, é o fato de que não havendo ninguém lá, uma voz sai do meio do fogo e o chama. É a voz de Deus, não bastasse todas essas coisas, essa voz o chama pelo seu nome.

Moisés é vocacionado e o sentido de vocação é exatamente esse, ser encorajado a partir de uma voz. Deus o chama e ordena que ele há até o Egito e retire os Israelitas de lá.

 

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 3:13,14

 

Moisés dá um passo além, se Deus lhe solicita o nome, Moisés também deseja saber quem Deus é, até então todas as pessoas se referiam a Deus como uma voz, uma presença, o meu Deus, o Deus de meus pais.

Mas Moisés vai além, ele pede a Deus sua identidade, qual era de fato o seu nome, é então de Deus diz:


Meu nome é “EU”

E sobrenome “sou”

 

Talvez Moisés perguntaria, mas o SENHOR é o que?

 

El Roi – O Deus que vê

El Shaddai – O Deus todo poderoso

Jeová Jireh – O Deus que provê

Jeová Nissi – O Senhor é minha bandeira

Jeová Shalom – O Deus de paz

Jeová Sabbaoth – O Senhor dos exércitos

Jeová  Raah – O senhor é meu pastor

Jeová Tsidkenu – O Senhor é a nossa justiça

Jeová Rafá – O Senhor que sara

Deus revelou seu nome a Moisés e com isso Moisés excedeu um nível de intimidade nunca antes tentado por outros homens.

 

2° A intimidade com Deus dá condições

Moisés mesmo vocacionado tenta fugir, é então que Deus dá uma sequência de incentivos a Moisés:

1° Os dois sinais – Do cajado e da mão leprosa

2° O “dono da Boca”

3° Ex 4.12-16

Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
Êxodo 4:12-16

Em 7.1 Deus reafirma isso, Moisés agora seria por Deus a Faraó e Arão o profeta.

 

Moisés tenta se desviar pelo fato de não saber se expressar, em seguida ele diz ao Senhor que ele era a segunda opção, Moisés propõe sair de cena para que o titular assumisse a missão, na sua mente está Arão, pois, Arão era Levita em exercício.
Deus discerne sua mente e o transforma em um porta-voz, Arão seria por boca de Moisés, Moisés seria “Deus” para Arão.

A ideia é de representatividade, Arão representa Moisés, mas Moisés representa Deus.

Há uma profunda diferença entre eles.

Ainda hoje existem pessoas que se contentam em ser boca de alguém, representante de um outro homem, mas há aqueles que recebem de Deus o privilégio de serem seus porta-vozes.

Estes vivem uma experiência de não terem intermediários, seu contato é com Deus.

Deus está nos chamando para deixar de ouvi-lo apenas por terceiros, ele deseja falar conosco na intimidade.

 

3° A intimidade tem custos

E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar.
Êxodo 4:24

 

Aos que desejam ser íntimos de Deus, ele põe cargas superiores aos que não pensam em ser. De algum modo Deus espera mais de quem deseja mais dele, pois, a quem mais é dado mais é cobrado. Lucas 12.48

Moisés quase é morto por Deus, em virtude de não ter observado a circuncisão do seu filho, Deus exige mais de quem quer mais dele.

Esta é a razão de muitos de nós as vezes sentirmos que somos “mais cobrados” isso é porque Deus deseja nos dar mais, mas é necessário uma medida maior de pesos, de provações, de rigor, se outra pessoa fizesse isso não teria o mesmo risco que Moisés correu, mas somos chamados a andar como é “digno da nossa vocação”

 “Portanto, eu, prisioneiro no Senhor, suplico-vos que andeis de modo digno para com o chamado que recebestes” – Efésios 4.1

Deus nos chama para a intimidade com ele, mas essa intimidade tem custos diversos que devemos estar dispostos a arcar.

4° -  As vezes nossa intimidade com Deus é explorada por pessoas que não querem buscar

Ex. 8.8-15

Na praga das Rãs os magos conseguiram imitar o sinal, porém havia um problema entre os Egípcios, sobre eles estavam as pragas envidas pelos seus mágicos e pelo próprio Deus.

Faraó considerando a calamidade pública, roga a Moisés que ore a Deus para que as rãs vão embora, porém Moisés ousadamente pergunta a que horas deseja que as rãs sejam removidas.

Faraó pede que seja no dia seguinte, visando uma desculpa de que elas saíram por si mesmas, de forma natural.

Quando Moisés ora, as rãs morrem e o mal cheiro toma conta do Egito.

Terminado todo este processo e sem a pressão social e pessoal, Faraó endureceu novamente o coração.

Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
Êxodo 8:15

 

Há pessoas que usam da intimidade de outros para ter os benefícios de suas orações, são muitos os que não oram, não tem compromisso com Deus, mas rogam orações, consultam profetas, vão a campanhas, apenas para que tendo recebido seu alívio, saiam imediatamente dessa posição de necessidade. Os faraós ainda vivem, são pessoas que exploram a comunhão e intimidade dos outros.

 

5° - A intimidade nos diferencia nas orações

E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.

Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
Êxodo 14:11-15

 

Estão todos gritando, desesperados, sem muitas alternativas a não ser lutar e sabiam que seria um suicídio, clamam a Deus sem resposta, brigam com Moisés e não entendem os planos de Deus.

A confusão é generalizada, até que Moisés ergue a voz, uma oração de Moisés parou a Deus, fez com que ele perguntasse: Por que clamas a mim?

Todas as orações provavelmente foram ouvidas, mas Deus só respondeu a Moisés de imediato, porque Moisés era íntimo.

Estão todos preocupados, mas Moisés demonstra uma calma de quem sabe o que Deus vai fazer, sabe que Deus vai responder, essa convicção que ele já demonstrou na oração para retirar as rãs, essa mesma convicção de agora, é de alguém que descobriu em oração quem Deus é, o que Deus faz e como ele age:

 

Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.
Salmos 103:7

 

Todo o povo via os feitos, apenas Moisés sabia os caminhos.

 

6° - A intimidade com Deus tira nossas posses e ele se apropria.

 

O povo encontrava-se com extrema sede e Deus deu uma direção a Moisés, após toda a pressão que ele enfrentou:

Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
Êxodo 17:5

Até este momento a vara pertencia a Moisés, foi com ela que ele teve o primeiro sinal no deserto, com ela que ele fez sinais diante dos Egípcios, agora com ela ele iria extrair a água da rocha.

Moisés assim o faz, toca na rocha e a água sai.

Posteriormente ele dá uma nova ordem por conta da peleja contra os Amalequitas.

Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
Êxodo 17:9

 

A vara muda de titularidade, ela era de Moisés até tocar a rocha, tendo tocado na rocha ela estava consagrada a Deus daqui em diante.

Tudo que tem contato com a Rocha passa a ser dela, Deus estava dizendo a Moisés que neste sentido era possessivo, o que o tocou passa a pertence-lo, o mesmo seria com nossos talentos, aptidões, etc. Tudo quanto na intimidade com Deus toca a rocha, já não é mais nosso, mas sim dele.

 

7° - A intimidade causa respeito

E disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.
Êxodo 19:9

 

Deus desejava tanto que Moisés desse certo, que ele fez questão de falar de forma visível, demonstrando claramente o seu apoio a Moisés.

Aos íntimos Deus dá confirmações públicas de sua aprovação.

E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.
E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.
Êxodo 19:17-20

 

8° -Deus estabelece níveis de intimidade:

Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.
E só Moisés se chegará ao Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele.
Êxodo 24:1,2

 

Mesmo Jesus tinha filtros:
Multidão

Discípulos

Os 70

Os 12

Os três mais íntimos

E João que deitava o peito sobre Jesus.

O Senhor permitiu certa aproximação de alguns, mas o chegar-se ao Senhor era privilégio de Moisés.

Ainda hoje Deus nos chama para sermos íntimos dele.

E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve

Êxodo 24:15-18

 

Considere o privilégio de carregar algo escrito pelo de dedo de Deus:

E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Êxodo 31:18


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