E nunca mais se
levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a
face;
Nem
semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na
terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
E em toda a
mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o
Israel.
Deuteronômio 34:10-12
As lápides dos caixões das pessoas, vez por outra dizem um
pouco sobre quem essas pessoas foram. As vezes tratam de parte das obras das pessoas,
como por exemplo um Sr. Chamado Mel Blanc, que ao morrer carregou sob sua
lápide a frase que tantas vezes dublou:
“Isso é tudo pessoal”
Michael Jackson carregou em sua lápide – “O rei do Pop”
Quando A.W. Tozer morreu, o homenagearam com o título “homem
de Deus”
As lápides podem ser cômicas, podem ser aleatórias, mas
algumas vezes podem ter significados profundos, os epitáfios se constituem para
alguns um resumo de uma vida.
No epitáfio de Moisés há a seguinte fala:
“Nunca mais se levantou alguém como Moisés, a
quem o Senhor conheceu face a face”.
Refletimos muito sobre oração e sua necessidade, porém o
presente sermão deseja falar sobre um benefício específico da oração, a saber a
intimidade com Deus.
Moisés tem a vida diferenciada, o que de fato marca sua
vida não é seu potencial de influenciar gerações, de ser um príncipe do Egito,
o que tornou Moisés diferenciado foi sua intimidade com Deus.
A intimidade com Deus de fato faz toda a diferença, todas
as lideranças em nosso tempo têm sobre si uma infinidade de recursos
disponíveis para que tenham êxito em seu ministério. Moisés não era dotado de
nada disso, seu único recurso era sua intimidade com Deus e esta o promoveu,
diferenciou, o fez viver o que todos os faraós e césares não viveram.
Como essa relação de intimidade com Deus começou?
Na vida de Moisés, foi relativamente tarde. Aos 40 anos
especificamente, Moisés apascentava as ovelhas de seu sogro, quando há uma
intervenção divina na sua vida comum:
1° - Deus já nos conhece e deseja que o
conheçamos também
“E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a
ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
Êxodo 3:4”
Deus o chama pelo nome no meio do deserto, diante de uma
sarça que ardia sem se consumir, Moisés admira o fato de que essa voz o conheça
por nome sem que haja alguém lá.
O que espanta Moisés além do fato da árvore arder sem se
consumir, é o fato de que não havendo ninguém lá, uma voz sai do meio do fogo e
o chama. É a voz de Deus, não bastasse todas essas coisas, essa voz o chama
pelo seu nome.
Moisés é vocacionado e o sentido de vocação é exatamente
esse, ser encorajado a partir de uma voz. Deus o chama e ordena que ele há até
o Egito e retire os Israelitas de lá.
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos
filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles
me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse
Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel:
EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 3:13,14
Moisés dá um passo além, se Deus lhe solicita o nome,
Moisés também deseja saber quem Deus é, até então todas as pessoas se referiam
a Deus como uma voz, uma presença, o meu Deus, o Deus de meus pais.
Mas Moisés vai além, ele pede a Deus sua identidade, qual
era de fato o seu nome, é então de Deus diz:
Meu nome é “EU”
E sobrenome “sou”
Talvez Moisés perguntaria, mas o SENHOR é o que?
El Roi – O Deus que vê
El Shaddai – O Deus todo poderoso
Jeová Jireh – O Deus que provê
Jeová Nissi – O Senhor é minha
bandeira
Jeová Shalom – O Deus de paz
Jeová Sabbaoth – O
Senhor dos exércitos
Jeová
Raah – O senhor é meu pastor
Jeová Tsidkenu – O
Senhor é a nossa justiça
Jeová Rafá – O Senhor que sara
Deus revelou seu nome a Moisés e com isso Moisés excedeu um
nível de intimidade nunca antes tentado por outros homens.
2° A intimidade com Deus dá condições
Moisés mesmo vocacionado tenta fugir, é então que Deus dá
uma sequência de incentivos a Moisés:
1° Os dois sinais – Do cajado e da mão leprosa
2° O “dono da Boca”
3° Ex 4.12-16
Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te
ensinarei o que hás de falar.
Ele, porém,
disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
Então se
acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu
irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu
encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
E tu lhe
falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a
dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
E ele
falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás
por Deus.
Êxodo 4:12-16
Em 7.1 Deus reafirma isso, Moisés agora seria
por Deus a Faraó e Arão o profeta.
Moisés tenta se desviar pelo fato de não saber se
expressar, em seguida ele diz ao Senhor que ele era a segunda opção, Moisés
propõe sair de cena para que o titular assumisse a missão, na sua mente está
Arão, pois, Arão era Levita em exercício.
Deus discerne sua mente e o transforma em um porta-voz, Arão seria por boca de
Moisés, Moisés seria “Deus” para Arão.
A ideia é de representatividade, Arão representa Moisés,
mas Moisés representa Deus.
Há uma profunda diferença entre eles.
Ainda hoje existem pessoas que se contentam em
ser boca de alguém, representante de um outro homem, mas há aqueles que recebem
de Deus o privilégio de serem seus porta-vozes.
Estes vivem uma experiência de não terem intermediários, seu
contato é com Deus.
Deus está nos chamando para deixar de ouvi-lo apenas por
terceiros, ele deseja falar conosco na intimidade.
3° A intimidade tem custos
E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o
encontrou, e o quis matar.
Êxodo 4:24
Aos que desejam ser íntimos de Deus, ele põe cargas
superiores aos que não pensam em ser. De algum modo Deus espera mais de quem
deseja mais dele, pois, a quem mais é dado mais é cobrado. Lucas 12.48
Moisés quase é morto por Deus, em virtude de não ter
observado a circuncisão do seu filho, Deus exige mais de quem quer mais dele.
Esta é a razão de muitos de nós as vezes sentirmos que
somos “mais cobrados” isso é porque Deus deseja nos dar mais, mas é necessário
uma medida maior de pesos, de provações, de rigor, se outra pessoa fizesse isso
não teria o mesmo risco que Moisés correu, mas somos chamados a andar como é
“digno da nossa vocação”
“Portanto, eu, prisioneiro no Senhor,
suplico-vos que andeis de modo digno para com o chamado que recebestes” –
Efésios 4.1
Deus nos chama para a intimidade com ele, mas essa
intimidade tem custos diversos que devemos estar dispostos a arcar.
4° - As
vezes nossa intimidade com Deus é explorada por pessoas que não querem buscar
Ex. 8.8-15
Na praga das Rãs os magos conseguiram imitar o sinal, porém
havia um problema entre os Egípcios, sobre eles estavam as pragas envidas pelos
seus mágicos e pelo próprio Deus.
Faraó considerando a calamidade pública, roga a Moisés que
ore a Deus para que as rãs vão embora, porém Moisés ousadamente pergunta a que
horas deseja que as rãs sejam removidas.
Faraó pede que seja no dia seguinte, visando uma desculpa
de que elas saíram por si mesmas, de forma natural.
Quando Moisés ora, as rãs morrem e o mal cheiro toma conta
do Egito.
Terminado todo este processo e sem a pressão social e
pessoal, Faraó endureceu novamente o coração.
Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu
coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
Êxodo 8:15
Há pessoas que usam da intimidade de outros para ter os
benefícios de suas orações, são muitos os que não oram, não tem compromisso com
Deus, mas rogam orações, consultam profetas, vão a campanhas, apenas para que
tendo recebido seu alívio, saiam imediatamente dessa posição de necessidade. Os
faraós ainda vivem, são pessoas que exploram a comunhão e intimidade dos
outros.
5° - A intimidade nos diferencia nas orações
E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para
nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto,
fazendo-nos sair do Egito?
Não é esta
a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos
egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no
deserto.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos,
e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje
vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O Senhor
pelejará por vós, e vós vos calareis.
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim?
Dize aos filhos de Israel que marchem.
Êxodo 14:11-15
Estão todos gritando, desesperados, sem muitas alternativas
a não ser lutar e sabiam que seria um suicídio, clamam a Deus sem resposta,
brigam com Moisés e não entendem os planos de Deus.
A confusão é generalizada, até que Moisés ergue a voz, uma
oração de Moisés parou a Deus, fez com que ele perguntasse: Por que clamas a
mim?
Todas as orações provavelmente foram ouvidas, mas Deus só
respondeu a Moisés de imediato, porque Moisés era íntimo.
Estão todos preocupados, mas Moisés demonstra uma calma de
quem sabe o que Deus vai fazer, sabe que Deus vai responder, essa convicção que
ele já demonstrou na oração para retirar as rãs, essa mesma convicção de agora,
é de alguém que descobriu em oração quem Deus é, o que Deus faz e como ele age:
Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus
feitos aos filhos de Israel.
Salmos 103:7
Todo o povo via os feitos, apenas Moisés sabia
os caminhos.
6° - A intimidade com Deus tira nossas posses e
ele se apropria.
O povo encontrava-se com extrema sede e Deus deu uma
direção a Moisés, após toda a pressão que ele enfrentou:
Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e
toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com
que feriste o rio, e vai.
Êxodo 17:5
Até este momento a vara pertencia a Moisés, foi com ela que
ele teve o primeiro sinal no deserto, com ela que ele fez sinais diante dos
Egípcios, agora com ela ele iria extrair a água da rocha.
Moisés assim o faz, toca na rocha e a água sai.
Posteriormente ele dá uma nova ordem por conta da peleja
contra os Amalequitas.
Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e
sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a
vara de Deus estará na minha mão.
Êxodo 17:9
A vara muda de titularidade, ela era de Moisés até tocar a
rocha, tendo tocado na rocha ela estava consagrada a Deus daqui em diante.
Tudo que tem contato com a Rocha passa a ser dela, Deus
estava dizendo a Moisés que neste sentido era possessivo, o que o tocou passa a
pertence-lo, o mesmo seria com nossos talentos, aptidões, etc. Tudo quanto na
intimidade com Deus toca a rocha, já não é mais nosso, mas sim dele.
7° - A intimidade causa respeito
E disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti numa
nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te
creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao
Senhor.
Êxodo 19:9
Deus desejava tanto que Moisés desse certo, que
ele fez questão de falar de forma visível, demonstrando claramente o seu apoio
a Moisés.
Aos íntimos Deus dá confirmações públicas de
sua aprovação.
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de
Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o
monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça
subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
E o sonido
da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em
voz alta.
E, descendo
o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés
ao cume do monte; e Moisés subiu.
Êxodo 19:17-20
8° -Deus estabelece níveis de intimidade:
Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e
Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.
E só Moisés
se chegará ao Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele.
Êxodo 24:1,2
Mesmo Jesus tinha filtros:
Multidão
Discípulos
Os 70
Os 12
Os três mais íntimos
E João que deitava o peito sobre Jesus.
O Senhor permitiu certa aproximação de alguns, mas o
chegar-se ao Senhor era privilégio de Moisés.
Ainda hoje Deus nos chama para sermos íntimos dele.
E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
E a glória
do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao
sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
E o parecer
da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos
filhos de Israel.
E Moisés
entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve
Êxodo 24:15-18
Considere o privilégio de carregar algo escrito pelo de
dedo de Deus:
E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte
Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de
Deus.
Êxodo 31:18
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